Ondulatória Flashcards
Discorra sobre ondas e pelas partes que a formam.
Ondas são pertubações, tendo um meio de propagação, uma fonte que a provoca e uma transmissão de energia ou informações (Ondas jamais vão transportar matéria).
Elas possuem…
Crista: Ponto mais alto da onda.
Vale: Ponto mais baixo dela.
Eixo de equilíbrio: Reta que passa pela metade da onda.
Amplitude: Distância entre Crista-Eixo de equilíbrio, ou Vale-Eixo de equilíbrio
Lambda: Comprimento da onda, sendo sempre no eixo x.
Quais as classificações das ondas?
Podem ser classificadas como longitudinais, transversais e mistas, sendo respectivamente:
-As que tem uma vibração na mesma direção que a sua propagação. Ex: Som, ultrasom.
-As que tem direção de vibração trasversal a de propagação, ou seja, têm diração de propagação e vibração diferentes. Ex: Luz, raio X, ultravioleta.
-As mistas, que possuem os dois sentidos ds anteriores juntas, parecendo um círculo na sua vibração. Ex: Onda do mar.
Também são clasificadas como mecânicas ou eletromagnéticas.
Mecânicas: necessitam da matéria para se propagar e são longitudinais. Ex: ondas sonoras e o ar.
Eletromagnéticas: Se sustentam sobre elas mesmas pois têm um campo magnético e um elétrico que variam perpendiculares, podendo se propagar no vácuo. Todas têm a mesma velocidade que a luz e são transversais.
Elas se classificam em dimensões:
Unidimensionais: Corda.
Bidimensionais: Onda sobre a água.
Tridimensionais: Luz e som.
Discorra sobre a equação fundamental da ondulatória.
Serve para análise de qualquer onda, sendo ela:
velocidade = Lambda x Frequênca
Como a velocidade é sempre uma distância sobre um tempo então seria algo como.
Velocidadade = Lambda / Período
Invertendo gera a equação padrão.
v = a.f
As unidades do SI são.
Velocidade: M/S
Lambda: Metros
Frequência: Hertz
Período: Segundos
Vale lembrar que frequência e comprimento de onda são grandezas inversas. Ou seja, quanto mais F menor A e quanto maior A menor F.
Explique os fenômenos da reflexão e refração e destaque o que se altera.
São bem parecidos, porém a reflexão é a disposição natural de uma onda em atingir um obstáculo e retornar a origem sem mudar nenhum de seus parâmetros (Velocidade, Comprimento e Frequência).
Nas ondas unidimensionais o pulso de onda deve ser refletido e retornar na fase oposta. Ex: se chegou como crista, deve voltar como vale.
A refração é o fenômeno em que uma onda acaba mudando seu meio de propagação. Isso implica na mudança de sua velocidade, pois fica mais lenta ou mais rápida. Além disso, O comprimento de onda muda conforme a sua velocidade, pois são diretamente proporcionais. Porém, a frequência de uma onda depende somente da fonte, por isso não muda.
Discorra sobre o fenômeno da difração.
É a capacidade que uma onda tem em contornar obstáculos, isso varia do tamanho do comprimento de onda e do tamanho do obstáculo ou fenda, pois para haver a difração eles devem estar na mesma medida de grandeza. A luz, apesar de não parecer, faz difração, mas como seu comprimento de onda é minúsculo ela só pode passar por obstáculos minúsculos. Durante a difração não se altera nada nas propriedades das ondas (velocidade, lambda etc), assim como na reflexão, só o que muda é a forma da onda.
Discorra sobre a ressonância.
A ressonância é o fenômeno em que uma fonte emite uma onda com frequência muito parecida a uma das frequências naturais de um objeto (todos os objetos vibram em uma determinada frequência, alguns têm mais de uma), dessa forma, o objeto tem começa a vibrar intensamente até muito provavelmente se partir, como um copo de vidro. Quando alinha-se dois diapasões de 420Hz e toca-se um deles por terem a mesma frequêcia vão vibrar juntos.
Discorra sobre o fenômeno da polarização.
É um fenômeno exclusivo das ondas transversais. Ele ocorre de 3 formas.
Birrefringência: Quando usam-se materiais birrefringentes cristalinos que mudam a refração de uma onda criando duas refrações nela.
Reflexão: A onda vem em todas as direções, mas quando toca um anteparo a sua parte vertical tende a ser absorvida/refratada, enquanto sua parte horizontal é preferencialmente refletida. Bloqueando a reflexão indesejada.
Linear: É o exemplo mais comum, quando se utiliza dois polarizadores, sendo o último de análise. Ex: A luz transversal passa pelo primeiro polarizando-a em vertical, o analisador deve ser colocado perpendicular ao primeiro num ângulo de 90 graus (de forma horizontal), a luz não deve ser vista ao final desse teste.
Obs: Não somos capazes de diferenciar a luz polarizada da que não é, por isso o uso do analisador.
Discorra sobre a Interferênica das ondas.
É o fenômeno da sobreposição de duas ou mais ondas sonoras de mesma natureza, quando a crista de uma encontra o vale de outra há uma interferência destrutiva, quando uma crista encontra uma crista, ocorre uma interferência construtiva. Podem ocorrer de algumas formas:
Unidimensional: no exemplo de uma corda, a onda percorre uma fase até ser refletida numa fase oposta, causando uma onda destrutiva.
Bidimensional: Caso das ondas, há na sobreposição uma parte que em que a onda fica mais forte e uma parte que parece nem vibrar, pois nas fases de movimento houve um encontro construtivo e no calmo uma fase destruitiva, as linhas destrutivas se chamam de linhas nodais e as construtivas, ventrais.
Vale lembrar que as ondas causam apenas um efeito, mas não mudam suas propriedades e seguem da mesma forma após o encontro.
Esse fenômeno também pode ser visto na luz, com fases de luz e de escuridão.
Discorra sobre os fenômenos do som.
O maior fenômeno observável do som diz respeito a sua reflexão e a percepção humana do som (persistência auditiva), que é o tempo de vibração do tímpano frente a uma vibração sonora, um valor em torno de um décimo de segundo, delta T :1.10 a -1.
Eco: quando o tempo de persistência é maior que um décimo de segundo. A impressão é a de ouvir múltiplas vezes o mesmo som.
Reverberação: Quando a percepção do som é um pouco menor que 0,1 segundos. O efeito é de um som mais incorpado, intenso.
Reforço: Quando espaço é tão pequeno que é não é possível notar diferença, deixando-o mais intenso.
Fale sobre o som.
É uma onda mecânica, longitudenal e tridimensional. Classificado como infrassom, se tiver frequência maior que 20 Hz, som, entre 20 Hz e 20000 Hz e ultrassom, maior que 20000 Hz.