O q é economia? Flashcards
Fatores de produção são os recursos indispensáveis ao processo produtivo de bens e serviços. Quais são eles?
Os três fatores de produção são a terra (recursos naturais da economia), o capital (bens de produção) e o trabalho (faculdades físicas e intelectuais empregadas no processo produtivo).
O que são ciclos econômicos?
Ciclos econômicos são flutuações observadas na atividade econômica em um determinado período. Podem ser de contração (queda na atividade econômica) ou de expansão (aumento na atividade econômica).
O que é uma recessão?
Recessão é o que caracteriza um ciclo de contração. Aqui, há queda na atividade econômica e aumento de desemprego. É na recessão que a economia atinge seu ponto mínimo (fundo ou vale).
O que é recessão técnica?
Recessão técnica é a queda do PIB por dois trimestres consecutivos. Trata-se do principal indicativo de que uma economia passará a enfrentar uma fase de contração.
Como é dividida a fase de expansão em um ciclo econômico?
A expansão é mais longa do que a de contração, sendo dividida em dois períodos: recuperação e prosperidade. Na fase de recuperação, a economia volta a crescer, recuperando-se e ultrapassando o pico anterior. A partir desse momento, a fase de expansão é chamada de prosperidade, que durará até a aproximação de um outro pico.
Como o PIB é medido?
O PIB pode ser medido pela ótica da produção, da renda e da despesa.
Pela ótica da produção, soma-se o valor adicionado por cada produto e serviço, retirando-se os bens intermediários.
Pela ótica da renda, soma-se a remuneração dos fatores de produção, recebidos pelas famílias (salários, aluguéis, lucros e juros).
Na ótica da despesa (ou demanda, dispêndio), observa-se o gasto que os agentes realizaram na compra do produto. Entre outras palavras, é o destino de tudo que foi produzido.
Qual é a maneira mais usada para a divulgação do PIB?
É pela ótica da despesa, em que:
D = C + I + G + (X - M)
Qual é a diferença entre PIB (Produto Interno Bruto) e PNB (Produto Nacional Bruto)?
O PNB tem como principal diferença em relação ao PIB a contabilização da renda enviada e recebida do exterior. É a nomenclatura utilizada pelos americanos, que somam ao seu produto os lucros e outras rendas enviadas pelas filiais de empresas americanas nos outros países, mas retiram os lucros e outras rendas remetidos pelas filiais de empresas estrangeiras sediadas na América.
Qual é a diferença entre Produto Interno Bruto a Preços de Mercado e Produto Interno Bruto a Custo de Fatores?
O Produto interno a preços de Mercado é o PIB que inclui os tributos indiretos e exclui os subsídios (financiamento do governo à produção), sendo utilizado pelo IBGE na divulgação do PIB brasileiro.
Já o Produto Interno Bruto a Custo de Fatores é o PIB que exclui os tributos indiretos, mas inclui os subsídios.
Qual é a diferença entre PIB Nominal e PIB Real?
O PIB Nominal compreende todos os bens e serviços produzidos multiplicados pelos preços praticados no período, sendo também chamado de PIB Corrente ou PIB a Preços Correntes. Ele considera tanto variações de preços quanto variações nas quantidades produzidas.
Já o PIB Real retira os efeitos da inflação, sendo também chamado de PIB Constante.
O que é PIB Potencial e PIB Efetivo?
O PIB Efetivo é dado pelo valor total dos bens e serviços finais produzidos no país durante um determinado período.
Já o PIB Potencial seria o nível de produto que poderia ser obtido com a plena utilização dos recursos disponíveis na economia, sem que houvesse pressões inflacionárias. Enquanto o PIB Efetivo é uma variável mensurável, o PIB Potencial só pode ser estimado.
A diferença entre o PIB Potencial e o PIB Efetivo se chama hiato do produto.
O que é investimento para a economia?
O investimento é o indutor da economia. Trata-se dos bens produzidos e não consumidos, que servirão para aumentar a capacidade de produção. É formado por todo conjunto de equipamentos (os bens de capital), edifícios, instalações e estoques.
O investimento depende da poupança.
O mercado financeiro usa o termo investimento para as aplicações em ativos financeiros realizadas pelos agentes econômicos, o que, pela ótica econômica está errado.
Vejo na internet que o Brasil possui uma alta carga tributária. Afinal, o que é carga tributária?
A carga tributária mede quanto do PIB foi utilizado para o pagamento de tributos, como impostos, taxas e contribuições. A carga tributária brasileira atinge algo próximo de 35%, o que significa que 35% de tudo o que é produzido acaba sendo destinado para o pagamento de tributos. Em países da Europa esse número pode superar os 45%.
O que são tributos diretos?
São os tributos que incidem sobre a renda ou sobre o patrimônio, tal como o IR (Imposto de Renda), o IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores), o IPTU (Imposto predial e Territorial Urbano) e o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis).
O que são tributos indiretos?
São os tributos que incidem sobre produção, venda e circulação de bens e serviços, tal como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação), o ISS (Imposto sobre Serviços) e o II (Imposto de Importação).