Macroeconomia Flashcards

1
Q

O que são politicas macro econômicas?

A

São ações do governo que buscam o equilibrio entre a oferta agregada e a demanda agregada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais os principais objetivos das Politicas Macroeconomicas ?

A

Os principais objetivos são: o pleno emprego, estabilidade de preço, distribuição igualitaria de renda e crescimento e desenvolvimento economico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

como podem ser classificadas as P.M.?

A

Politica monetaria ,fiscal, cambial e comercial e renda

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Oq e desemprego natural?

A

É o desemprego de uma economia aquecida que é o desejavel.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

quais os tipos de desemprego natural?

A

desemprego friccional: quando o individuo sai a procura de outro emprego. Desenprego voluntario: a soma de individuos que nao aceitam trabalhar por um determinado salario.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

oq sao as politicas fiscais?

A

são mecanismos que o governo dispõem a arrecadação de tributos e controle de despesas com a finalidade de equilibrio macroeconomico, distribuição de despesas e alocação de recursos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

oq é tributos?

A

toda prestação pecuniário e compulsória cobrada pelo estado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

quais os tipos de tributos?

A

Imposto: tributos cujo pagamentos são previstos em leis
taxas: vinculados a uma prestação de serviços
contribuição: voltados a melhorias ou destinação social.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

oq é resultados do setor publico?

A

é a relação dos gastos publicos e tributos. é a capacidade do governo honrar seus compromissos com a população os credores.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que é Resultado Primario?

A

É todos os gastos e receitas não financeiras do governo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que é Resultado Nominal?

A

É todos os gastos e despesas financeiras, incluindo juros, amortização da divida puplica, e outras despesas e receitas financeiras.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Como a divida publica pode ser financiada?

A

Emitindo títulos publicos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que é Política Fiscal Restritiva, qual objetivo?

A

É quando o governo reduz os gastos públicos e aumenta a carga tributária. Faz isso para reduz o índice de inflação, fazendo com que o consumo das famílias e os investimentos das empresas reduzam.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais os contras da política fiscal restritiva?

A

gastos importantes do governo é reduzido e a economia desacelera. o aumento dos tributos tem limites(curva de laffer).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O que são dívida bruta e dívida líquida?

A

A Dívida Líquida do Setor Público demonstra todas as obrigações do setor público não financeiro: administrações diretas e indiretas do governo federal, estadual e municipal, Banco Central, Previdência Social e as empresas estatais não financeiras. Considera também os ativos e os passivos financeiros do Banco Central, inclusive as reservas internacionais e a base monetária (moeda em circulação). Já a dívida bruta não desconta as reservas do Banco Central e a base monetária

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O que é Dívida Pública Mobiliária Federal Interna, ou Dívida Mobiliária Interna?

A

É a dívida pública caracterizada por ofertas públicas de títulos em leilão. Seus títulos negociados são as LTNs (Letras do Tesouro Nacional), as NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional – Série B), as NTN-Fs (Notas do Tesouro Nacional – Série F) e as LFTs (Letras Financeiras do Tesouro).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Em que consiste a política monetária?

A

Consiste no controle da quantidade de moeda, crédito e taxas de juros. Busca sempre o ajuste da liquidez da economia, manuseando a oferta de moeda de acordo com os interesses da autoridade monetária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

O que é política monetária expansionista?

A

É a política monetária usada para o aumento da liquidez, com redução das taxas de juros da economia, que, por sua vez, elevam a demanda por bens e serviços, aumentando a produção.

19
Q

O que é redesconto?

A

É um instrumento de política monetária que consiste em empréstimos do Banco Central às instituições financeiras, quando há a demonstração de problemas em relação a sua liquidez e a sua solvência que possam ameaçar suas atividades e os depósitos de seus correntistas. Para política monetária expansionista, o Bacen reduz a alíquota de juros desse empréstimo; para a restritiva, ele aumenta.

20
Q

O que é depósito compulsório?

A

Também chamado de recolhimento compulsório, é um instrumento de política monetária que consiste na retirada de uma parte dos depósitos realizados pelo público nos bancos, por meio do Banco Central. É utilizado em larga escala para o controle da liquidez, já que os bancos têm a possibilidade de multiplicar a moeda escritural (multiplicador monetário ou bancário).

Para política monetária expansionista, o Bacen reduz o volume (alíquota) dos recolhimentos; para restritiva, ele aumenta.

21
Q

O que é open market?

A

open market (mercado aberto) é um instrumento de política monetária que consiste na compra e venda de títulos públicos (anteriormente emitidos pelo Tesouro Nacional) pelo Banco Central do Brasil. É o instrumento direto usado autoridade monetária para influenciar a taxa básica de juros da economia, a Selic.

22
Q

Como funciona open market?

A

Quando o Banco Central pretende aumentar a liquidez do sistema bancário, recompra títulos que os bancos haviam adquirido anteriormente pelo Tesouro, com a operação compromissada doadora. Com isso, as instituições financeiras terão à disposição maiores recursos para os empréstimos interbancários, reduzindo a taxa média diária dessas operações (Selic Over Night). Como o custo da moeda acabará sendo reduzido, os bancos tendem a replicar essa queda nas operações ativas junto aos seus clientes, reduzindo, também, as demais taxas da economia.

Quando o Bacen quer diminuir a liquidez da economia, faz o inverso: vende seus títulos em carteira e retira moeda dos bancos, diminuindo a liquidez e elevando o custo das operações interbancárias. A taxa Selic é elevada, assim como as outras taxas de juros da economia.

23
Q

Mas, o que é a Taxa Selic?

A

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Na realidade, é a taxa média diária dos empréstimos entre bancos realizados com a garantia de títulos públicos. Um dos principais indicadores econômicos, a Selic é fixada periodicamente nas reuniões do COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central).

24
Q

O que é SELIC Overnight?

A

É literalmente, a taxa média diária dos empréstimos interbancários realizados com a garantia de títulos públicos.

25
Q

Por que a SELIC é chamada de taxa básica de juros?

A

Simplesmente porque é a taxa média diária dos empréstimos entre os bancos. Se ela é elevada, as outras taxas da economia também serão. O mesmo ocorre com a sua redução.

26
Q

Como o Bacen eleva a SELIC?

A

Vendendo títulos públicos em sua carteira aos bancos e retirando deles moeda, no processo de Open Market.

27
Q

O que é TBF?

A

A TBF (Taxa Básica Financeira) é uma outra taxa de juros utilizada para a formação da Taxa Referencial (TR). É calculada diariamente pela média das taxas de juros utilizadas em operações com as Letras do Tesouro Nacional (LTNs, um título emitido pelo governo com rentabilidade prefixada, ou seja, previamente definida) emitidas pelos bancos.

28
Q

O que é TR e para que ela serve?

A

TR (Taxa Referencial) é a taxa de juros base para a remuneração da Caderneta de Poupança, do Certificado Financeiro do Tesouro (CFT), de Títulos de Capitalização, do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), e de financiamentos imobiliários. É encontrada subtraindo-se um redutor da TBF, sendo calculada diariamente. Tal redutor é definido pelo Banco Central.

29
Q

O que é TLP e para que ela serve?

A

A TLP (Taxa de Longo Prazo, antiga TJLP) é a principal taxa de juros utilizada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em seus financiamentos às empresas. É divulgada mensalmente.

30
Q

O que é Política Cambial?

A

É o conjunto de instrumentos que o Banco Central possui para influenciar o funcionamento da economia por meio das taxas de câmbio e das operações cambiais.

31
Q

O que é taxa de câmbio?

A

É o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional.

32
Q

O que é o spread no mercado cambial?

A

O spread é o ganho das instituições financeiras na compra e venda de moeda estrangeira. Para isso, há dois tipos de taxa de câmbio: taxa de compra (bid rate) e taxa de venda (offer rate).

33
Q

Para que serve a taxa PTAX?

A

Além de ser uma das principais referências do mercado de câmbio, a taxa Ptax do último pregão de cada mês é utilizada como referência para muitos contratos de câmbio do mês posterior, principalmente nos derivativos. Esse último pregão apresenta bastante volatilidade, já que os agentes de mercado tendem a perseguir as melhores taxas para as suas posições.

34
Q

Quais são os fatores que determinam a taxa de câmbio de uma economia?

A

São muitos, indo desde o nível de preços relativos (a inflação entre os dois países), passando por suas taxas de juros, produtividade, regimes de taxas de câmbio (atuação da autoridade monetária), entrada e saída de recursos destinados a investimento e pagamentos de exportações e importações de bens e serviços, rendas e aluguéis.

35
Q

O que a depreciação cambial favorece e o que ela prejudica?

A

A depreciação cambial deixa as exportações mais baratas no exterior e aumenta a sua competitividade. Exportadores receberão mais reais na troca de cada dólar. Já as importações ficam mais caras e podem elevar a inflação.

36
Q

Qual é a diferença entre taxa nominal e taxa real de câmbio?

A

A taxa nominal se refere apenas ao preço relativo entre as moedas de dois países. Já a taxa real de câmbio considera a paridade entre bens e serviços, levando em conta a inflação dos dois países.

37
Q

O que são reservas internacionais (ou cambiais)?

A

Trata-se do excedente (sobra) das divisas (moeda estrangeira) em uma economia. São os ativos externos que estão prontamente disponíveis e são controlados pelo Banco Central do Brasil para atender necessidades de financiamento do balanço de pagamentos, intervir em mercados de câmbio e manter a confiança na moeda e na economia.

São compostas por títulos, depósitos em moedas (dólar, euro, libra esterlina, iene, dólar canadense e dólar australiano) e direitos especiais de saque do FMI.

A maioria das reservas brasileiras é formada por US$ e está aplicada em Títulos do Tesouro Americano (considerados os mais seguros do mundo).

38
Q

O que é cupom cambial?

A

É a remuneração efetiva dos dólares convertidos em reais e aplicados no mercado financeiro brasileiro. Expressa o interesse do investidor estrangeiro em aplicar seus recursos no Brasil, levando em consideração o risco de crédito soberano que passa a assumir e o retorno que teria em seu país. Sua fórmula considera os juros do Brasil, os dias úteis, os dias corridos, o preço futuro da moeda e o preço à vista da moeda estrangeira.

39
Q

O que é Balanço de Pagamentos?

A

É o registro estatístico de todas as transações – fluxo de bens e direitos de valor econômico – entre os residentes de uma economia e o restante do mundo, ocorridos em determinado período.

40
Q

O que são Transações Correntes?

A

Trata-se da conta mais importante do balanço de pagamentos. Nela são registrados o comércio de bens e serviços, a remuneração das rendas do capital e do trabalho, além das transferências de renda entre o país e o resto do mundo. Resumidamente, trata-se do comércio de bens, serviços e entrada de rendas.

41
Q

O que é um déficit em transações correntes?

A

Significa também que o país gastou além de sua renda e que há a necessidade de financiar essa maior saída de divisas de alguma forma, no curto prazo. Para tanto, não há outra maneira de fazê-lo, senão por meio da atração de dólares do resto do mundo. Essa entrada de dólares se dá, principalmente, por meio de investimentos estrangeiros diretos ou especulativos.

42
Q

O que é Balança Comercial?

A

É a subconta de Transações Correntes que engloba as exportações e importações de um país.

43
Q

O que é e qual é a função da Conta Financeira?

A

Trata-se do principal mecanismo responsável por compensar o déficit em transações correntes. Não é composta de valores positivos ou negativos, mas sim de ativos e passivos. O ativo indica investimentos brasileiros no exterior, ou seja, saída de dólares do Brasil. Já o passivo indica a entrada de dólares no Brasil, entendidos como investimentos e ativos realizados por estrangeiros no Brasil.

44
Q

Quais são as medidas a serem tomadas em caso de déficits no Balanço de Pagamentos?

A

Um Balanço de Pagamentos deficitário (maior saída do que entrada de divisas) resulta em diminuição das reservas. Para evitar ou corrigir isso, o Banco Central deve, principalmente, depreciar a taxa de câmbio (para elevar as exportações e reduzir as importações) e elevar a taxa de juros (para atrair maior capital externo).