Nutrição Flashcards
O cérebro é constituído por bilhões de células, as principais são os neurônios, base funcional desse sistema. Essas células se comunicam a fim de propagar o impulso nervoso. Essa comunicação acontece por estímulos eletroquímicos compostos de potenciais de ação entre neurônios e compostos químicos, chamados ______________________.
Neurotransmissores
Nós produzimos neurotransmissores a partir de um ____________, molécula química, em geral, adquirida pela _____________.
Precursor, alimentação.
Neurotransmissor associado ao mecanismo evolutivo-adaptativo que “premia”, que RECOMPENSA a realização de certos comportamentos, a fim de que se repitam (engajamento), tais como a alimentação (que garante a sobrevivência do indivíduo) e o sexo (que garante a sobrevivência da espécie).
Dopamina.
Por que o homem de hoje tem, em sua maioria, uma desregulação da secreção de Dopamina e qual a relação disso com o desprazer da vida?
Devido a sua exposição ambiental a HIPERESTÍMULANTES DE DOPAMINA (jogos, pornografia, alimentos hiperpalatáveis). Isso leva a um prazer momentâneo, porém a depender da intensidade e cronicidade, mecanismos de down-regulation levam a uma RESISTÊNCIA DOPAMÍNICA que faz indivíduo precisar de cada vez mais dopamina para obter o mesmo efeito de prazer anterior, tornando-o INSATISFEITO COM A VIDA REAL.
- Qual precursora da Dopamina?
- Quais os produtos intermediários até chegar nela?
- Quais as principais enzimas fazem parte desse processo?
- Quais os cofatores enzimáticos atuam nessas reações?
- Quais substâncias podem prejudicar as suas funções?
- Fenilalanina (aminoácido essencial)
- Tirosina - L-Dopa - Dopamina
- Tirosina hidroxilase e Dopa descarboxilase
- Cobre e Vitamina B6
- Outros metais (alumínio) e Estrogênio
Neurotransmissor produzido a partir da dopamina. É o principal neurotransmissor associado à dor profunda, resposta aguda ao estresse. Estimula o aumento da glicemia, da frequência cardíaca, da pressão arterial, promove dilatação da pupila, contração do esfíncter e aumenta a atenção. O desequilíbrio (falta ou excesso) prejudica essa adaptação, com aumento do medo (crise de ansiedade: tremores, sensação de descontrole e descompasso físico).
NORADRENALINA (luta ou fuga; REMIT).
A conversão de Dopamina em Noradrenalina depende de _______________, encontrada em alimentos como _______________________. Ela também faz ajuste fino da quantidade de noradrenalina na fenda sináptica.
Vitamina C; acerola, pimentão amarelo, laranja, batata doce.
É o neurotransmissor associado à depressão. É o que causa sentimento de felicidade, sentido da vida, preenchimento interior. O seu desequilíbrio está particularmente associado a processos de depressão, de modo que a maior parte dos fármacos antidepressivos está associado à inibição de sua recaptação ou agonismo de seu receptor.
SEROTONINA
- Qual precursor da Serotonina?
- Quais os produtos intermediários até chegar nela?
- Quais as principais enzimas fazem parte desse processo?
- Quais os cofatores enzimáticos atuam nessas reações?
- Quais substâncias podem prejudicar as suas funções?
- TRIPTOFANO (aminoácido essencial - adquirido pela dieta)
- TRIPTOFANO - 5HTP (5-hidroxitriptofano - suplemento obtido das sementes da planta medicinal Griffonia simplicifolia) - Serotonina.
- Triptofano 5-hidroxilase e 5HTP-descarboxilase
- Vitamina B6 e magnésio
- Estrogênio
Obs.: A falta de B6 prejudica a produção de dopamina (consequentemente de noradrenalina) e de serotonina, .
- Qual a função dos neurotransmissores de GLUTAMATO e GABA?
- Onde o Glutamato é produzido?
- As reações dependem de qual vitamina?
- Qual o papel da vitamina D, Zinco e Magnésio?
- Ambos participam do processo de regulação da excitabilidade do nosso sistema nervoso central, GLUTAMATO (estimula) e GABA (inibe).
- Na mitocôndria
- Da Vitamina B6
- Modulam a capacidade do neurotransmissor de exercer seu efeito biológico pelos receptores