Artes Cênicas Flashcards
O que significa “Teatro” em grego?
“Lugar de onde se vê”, theo (olhar) + átrio (lugar)
Onde eram construídos os Teatros gregos e qual a simbologia por trás disso?
Eram construídos no meio de uma MONTANHA, que simbolizava o mundo e nós que estávamos no meio do mundo sendo iluminado pela luz do SOL, símbolo da inteligência e de Deus.
Qual o horário da apresentação Teatral grega?
Do nascer ao pôr do sol (nem havia luz elétrica)
Qual a consequência imediata de se retirar em um montanha?
Ver as coisas que nos acercam no mundo de forma mais contemplativa, menos contingentes
É preciso distinguir pessoa e suas ações, bem como o ator e o personagem. Essa confusão entre ambos acontece por que estamos inundados de ______________ em nossas dramaturgias. Exemplo: Não é possível ser o Hamlet, mas fazer as AÇÕES como o Hamlet faria.
Realismo.
Quem foi Constantin Stanislavsky?
Foi um diretor russo criador de um sistema que exigia dos atores uma entrega psicológica total para seus personagens, “vivenciar o personagem”, eliminar a separação entre ator e personagem.
O ATOR MODERNO VEM DE STANISLAVSKY
Verdadeiro ou falso: antes de Stanislavsky, os atores se preocupavam mais com a técnica teatral do que com a história que estava sendo contada.
Falso: o objetivo de Teatro Grego sempre foi contar uma história (arte da narrativa), livre de realismos e naturalismos (arte do drama)
Verdadeiro ou falso: Segundo Mallet, não é possível me fazer humilde, mas fazer ações que denotem humildade, posto que a humildade não é uma substância, pois uma qualidade, segundo Aristoteles, não é uma ação, mas uma ação pode conter determinada qualidade.
Verdadeiro, por isso o trabalho do ator é agir e não ser.
Verdadeiro ou falso: Segundo Mallet, o estado emocional também é uma escolha (nem sempre consciente) na medida em que eu realizo ações corporais (posturas, gestos) que expressam uma qualidade relacionada a determinada emoção. Exemplo: Andar de cabeça baixa pode me deixar ou dar a impressão de eu ser depressivo (e vice-versa). Olhar de cima pra baixo, arrogante.
Verdadeiro.