Neurotransmissores Flashcards
A transmissão sináptica é vista somente como um processo que envolve neurônios?
Não. Atualmente, a glia é vista como como um papel importante para a sinapse e a sinalização também ocorre entre neurônios e glia. Além disso, em alguns casos, o neurotransmissor liberado em uma sinapse atuará sobre um território amplamente disseminado, em vez de apenas na sinapse da qual é liberado.
As células nervosas e musculares são tecidos excitáveis?
Sim. As células nervosas e musculares são descritas como tecidos excitáveis devido a sua habilidade de propagar sinais elétricos rápidos como resposta a um estímulo.
Uso de sinais elétricos para a liberação de compostos é uma exclusividade dos neurônios?
Não. Por exemplo, as células beta pancreáticas geram um sinal elétrico para iniciar a exocitose das vesículas armazenadoras de insulina.
Quais são as características da sinapse elétrica?
- Encontrada tanto nas células gliais quanto entre os neurônios.
- É bastante rápida.
- É bidirecional.
- Os padrões de acoplamento elétrico pelas junções comunicantes podem ser altamente específicos.
- Só existe excitatória.
- Presente também no tecido liso e no estriado cardíaco.
- Passagem passiva.
- Existe também entre os neurônios e as células gliais.
O poro da junção comunicante é maior do que os canais dependentes de voltagem?
Sim.
Sinapse Elétrica - Qual a fonte usual dessa corrente?
A fonte usual dessa corrente é a diferença de potencial gerada no local pelo potencial de ação.
Qual o propósito mais geral das sinapses elétricas?
O propósito mais geral das sinapses elétricas é sincronizar a atividade elétrica entre populações de neurônios. Por exemplo, neurônios do tronco encefálico que controlam o ritmo da atividade elétrica envolvida na respiração estão sincronizados por sinapses elétricas.
Por qual razão as sinapses elétricas podem coordenar a sinalização e o metabolismo de neurônios acoplados?
Esses canais são inespecíficos e relativamente grandes. Então, não são somente íons que passam por esses canais. O fato de que os poros das junções comunicantes são grandes o suficiente para permitir a difusão intercelular de moléculas como ATP e segundos mensageiros também permite que as sinapses elétricas coordenem a sinalização e o metabolismo de neurônios acoplados. Ex.: Neurônio e Células Gliais
Como as propriedades das sinapses elétricas podem ser moduladas?
As propriedades das sinapses elétricas podem ser moduladas por vários fatores, entre os quais a voltagem, o pH intracelular e a [Ca++]. Além disso, estão sujeitas à regulação por receptores acoplados à proteína G.
SInapse Elétrica - Em nível celular, como os canais das junções comunicantes são formados?
Cada canal de junção comunicante é formado por dois hemicanais (conexos), um de cada célula. Cada conéxon, por sua vez, é um hexâmero de subunidades de proteínas conexina.
Junções comunicantes formadas por diferentes conexinas podem ter propriedades biofísicas distintas?
Sim
Sinapse elétrica - Junções comunicantes são canais voltagem dependentes?
Não.
A sinapse elétrica pode ocorrer de forma bidirecional?
Sim. Isso depende dos conéxons, uma vez que as conexinas podem possuir uma conformação que só permitem a transmissão da pré-sináptica p/ pós-sináptica. Lembrando que, do pós-sináptico para o pré-sináptico, não há potencial de ação.
Os neurônios podem liberar mais de um neurotransmisor?
Sim. Há evidências convincentes de que muitos tipos de neurônios sintetizam e liberam dois ou mais neurotransmissores diferentes. Quando mais de um neurotransmissor está presente em um terminal nervoso, as moléculas são denominadas cotransmissores. Como diferentes tipos de neurotransmissores podem ser empacotados em diferentes populações de vesículas sinápticas, os cotransmissores não são liberados de forma simultânea. Quando neuropeptídeos e neurotransmissores de bpm atuam como cotransmissores na mesma sinapse, eles são liberados de maneira diferenciada de acordo com o padrão de atividade sináptica: atividade de baixa frequência, com frequência, libera neurotransmissores de baixo peso molecular, ao passo que atividade de alta frequência é necessária para a liberação de neuropeptídeos.
Sinapse Química - Pode ser inibitória ou excitatória?
Sim.