Neurotransmissão Flashcards

1
Q

Como é a organização geral do sistema nervoso autônomo?

A

O sistema autônomo é dividido em duas grandes partes, sendo elas: sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático. Eles são sistemas que podem exercer funções antagonistas, continuidade de atividade fisiológica ou independentes em relação ao outro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual o principal neurotransmissor das fibras simpática e parassimpática pós-ganglionar?

A

O principal neurotransmissor das fibras simpáticas pós-ganglionares é a NE, salvo algumas fibras que utilizam a acetilcolina.

O principal neurotransmissor das fibras parassimpáticas pós-ganglionares é a ACh.

Todas as fibras pré-ganglionares tem a ACh como neurotransmissor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais as principais diferenças entre o padrão de inervação do sistema autônomo parassimpático e simpático?

A

O comprimento das fibras se difere, onde as fibras simpáticas pré-ganglionares são curtas e as fibras parassimpáticas pré-ganglionares são longas. A localização dos gânglios também de difere, os gânglios simpáticos estão em uma estrutura chamada coluna intermediolateral, distante do órgão inervado e os gânglios parassimpáticos estão mais próximos do órgão inervado. Seus neurotransmissores também se difere, sendo norepinefrina para receptores adrenérgicos das fibras simpáticas pós-ganglionares e a acetilcolina para receptores muscarínicos das fibras parassimpáticas pós-ganglionares.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Descreva de forma geral a organização estrutural do nervo motor e o músculo esquelético, sistema nervoso autônomo e simpático.

A

Sistema nervoso simpático: possuí efetores por todo o organismo. Suas fibras pré-ganglionares originam-se no SNC. Seus gânglio estão localizados na coluna intermediolateral paralela à coluna vertebral. Suas fibras pós-ganglionares inervam o tórax, abdome, cabeça e pescoço. Sua atividade está mais ligada ao conceito “lutar ou fugir”.

Sistema nervoso parassimpático: sua distribuição é mais limitada no organismo. As fibras pré-ganglionares possuí conexão em três regiões distintas, são elas: bulbo, mesencéfalo e sacral. As fibras pós-ganglionares inervam região cervical e sacral. A sua atividade está mais ligada no conceito “calma ou repouso”.

Nervos motores: são fibral que se originam no corno ventral da medula óssea e cada nervo inerva uma fibra muscular específica. Os nervos motores quando chegam nas junções neuromusculares perdem a bainha de mielina e assumem uma forma arborizada na placa terminal motora.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Descreva o efeito simpático e parassimpático para três sistemas distintos e o principal receptor envolvido.

A

CORAÇÃO
Simpático - aumenta a frequência cardíaca - B1
Parassimpático - diminuí a frequência cardíaca - M3.

PULMÃO
Simpático - promove relaxamento - B2
Parassimpático - promove contração - M3

OLHOS
Simpático - relaxa para visão distante - B2
Parassimpático - contração para visão distante - M2

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Descreva os passos da neurotransmissão excitatória e inibitória

A

Com o influxo de Ca2+ no citoplasma axonal haverá fusão da membrana axoplasmática e vesicular, liberando neurotransmissores na fenda sináptica, processo chame de exocitose.
A liberação de transmissores excitatórios no receptores pós-sinápticos aumenta a permeabilidade de Na+ e de Ca2+, resultando na despolarização da membrana, esse processo é chamado de potencial pós-sináptico excitatório (PPSE).
Com a liberação de transmissores inibitórios, há o aumento da permeabilidade de Cl- e K+, resultando na hiperpolarização ou estabilização da membrana, esse processo é chamado de potencial pós-sináptico inibitório (PPSI).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Descreva o processo de síntese, armazenamento e liberação da acetilcolina em uma sinapse colinérgica

A

SÍNTESE: A colina e a acetila da acetilcoenzima A são catalisada pela enzima colina acetiltransferase em acetilcolina.

ARMAZENAMENTO: A acetilcolina é transportada para vesícula sinápticas pela transportador de acetilcolina, podendo ser armazenada com cotransmissores potenciais, como ATP e PIV.

LIBERAÇÃO: A acetilcolina e o cotransmissor são liberados mediantes despolarização. A entrada de Ca2+ no axoplasma promove a exocitose. A acetilcolina pode interagir com os receptores muscarínicos ou nicotínicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Descreva o processo de síntese, armazenamento e liberação de norepinefrina.

A

SINTESE: A tirosina é catalisada pela tirosina 3-monoxigenase em DOPA. A DOPA é catalisada pelo L-aminoácido aromático descarboxilase para DOPAMINA. A DOPAMINA é catalisada pela dopamina b-hidroxilase para NOREPINEFRINA. A NOREPINEFRINA é catalisada por feniletanolamina-N-metiltrnasferase para EPINEFRINA.

ARMAZENAMENTO: A NE é transportada para vesículas pela transportador de norepinefrina, podendo ser armazenado com cotransmissores.

LIBERAÇÃO: Os níveis de Ca2+ promovem fusão vesicular e celular, promovendo a exocitose. A NE liberada pode interagir com receptores adrenérgicos alpha e beta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Descreva três tipos de receptores adrenérgicos, a proteína G acoplada, efetores da sinalização e uma função fisiológica desempenhada.

A

Receptor adrenérgico alpha1A - Acopla em GPCR-Gq, aumenta PLC, PLA2, canal de Ca2+, modula K+ e aumenta sinalização de MAP - contraí músculos lisos vasculares.

Receptor adrenérgico alpha2A - Acopla em GPCR-Gi, diminuí via AC-AMPc-PKA - promove vasoconstrição de vasos capilares.

Receptor adrenérgico beta2 - Acopla em GPCR-Gs, aumentando a via AC-AMPc-PKA - promove relaxamento do músculo liso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Descreva três tipos de receptores colinérgicos, a proteína G acoplada, efetores da sinalização e uma função fisiológica desempenhada.

A

Receptor muscarínico M1 - Acopla em GPC-Gq, ativa via PLC-IP3-DAG, aumenta canais de Ca2+ e PKC - aumenta função cognitiva.

Receptor muscarínico M2 - Acopla em GPCR-Gi, inibe via AC-AMPc, ativa canal de K+ - reduz frequência cardíaca.

Receptor muscarínico M3 - Acopla em GPCR-Gq, ativa via PLC-IP3-DAG, aumenta canais de Ca2+ e PKC - Aumenta contração do musculo liso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly