Farmacodinâmica Flashcards
Diferencie agonista pleno, parcial e inverso. Como é possível comparar a atividade farmacológica de dois compostos?
Agonista pleno: é o fármaco que exerce máxima resposta basal.
Agonista parcial: é aquele fármaco que possuí afinidade pelo receptor, no entanto, sua resposta basal é parcial.
Agonista inverso: este fármaco liga-se ao receptor e reduz a resposta basal.
A comparação entre dois fármacos pode ocorrer analisando a potência deles em relação a concentração. Por exemplo, ao comparar dois fármacos, aquele que exercer 50% de eficácia com menor concentração, este é o fármaco mais potente.
Diferencie antagonismo competitivo, não competitivo e potenciação, explicando cada fenômeno.
Antagonismo competitivo: é o fármaco que que se liga ao receptor sem ativá-lo e com possibilidade de impedir o acoplamento do agonista ao receptor.
Antagonismo não-competitivo: é o fármaco que desativa gradualmente a resposta do agonista no receptor.
Antagonismo potenciação: é o fármaco que se liga em uma região alostérica do receptor e que potencializa a ação do agonista ligado no sítio ativo principal do receptor.
O que são receptores acoplados a proteína G e como é sua organização geral?
São estruturas proteicas capazes de transmitir sinais intracelulares para gerar respostas fisiológicas. A proteína G tem uma organização em sete hélices transmembrana com terminais N voltados para o exterior e com terminais C voltados para o interior da celular, possuí três subunidades acoplada (alpha, beta e gama) responsáveis por desencadear respostas intracelulares.
Quais os principais tipos de receptores GPCR? Cite um efetor endógeno, efetores e transdutores da sinalização intracelular e cite um fármaco para cada um dos tipos.
Existem quatro tipos de receptores GPCR, são eles:
- Receptores B-adrenérgicos, seus efetores endógenos são NE, EPI e DA, seus efetores e transdutores são GPCR-Gs e Adenililciclase. Os fármacos conhecidos são o Dobutamina e propranolol.
- Receptores colinérgicos muscarínicos, seu efetor endógeno é a ACh, seus efetores e transdutores são GPCR-Gi e Gq, Adenililciclase, canais iônicos e PLC. O fármaco mais conhecido é a Atropina.
- Receptores dos eicosanoides, seus efetores endógenos são as prostaglandinas, leucotrienos e trombaxanos, seus efetores e transdutores são GPCR-Gs, Gi e Gq. Os fármacos mais conhecidos são Misoprostol e Montelucaste.
- Receptores de trombina, seus efetores endógenos é o peptídeo receptor, seus efetores e transdutores são G12/12 e GEF. Não possuí fármaco conhecido, estão em desenvolvimento ainda.
O que são segundos mensageiros? Como eles são regulados pelas proteínas G? Descreve a organização estrutural de três segundos mensageiros.
São sinalizadores de atividade intracelular. Dependendo de qual GPCRs for ativada (alpha, beta e gama) será ativado uma série de sinalização intracelular em cascata.
PKA: uma holoenzima com duas subunidades catalíticas e duas subunidades reguladoras.
PDE: são nucleotídeos cíclicos com mais de 50 proteínas diferentes.
PKG: è uma holoenzima com duas formas homólogas (PKG-I e PKG-II).
Descreva a cascata de sinalização de pelo menos 4 processos fisiológicos regulados pelo mecanismo da proteína G e segundo mensageiro.
Levando o tipo de GPCR.
- GPCR-Gi, inibe adenililciclase e consequentemente inibe a produção de AMPc.
- GPCR-Gs, estimula a produção de adenililcilase, sintetizando mais AMPc, ativando PKA, permiti a entrada de Ca2+, consecutivamente aumentando a força da contração celular.
- GPC-Gq, ativa a fosfolipase C e fosforila PIP2 em IP3 e DAG, agora cada um gerá uma resposta fisiológica:
IP3 se ligara ao recptor endoplamático promovendo a liberação de Ca2+ e consecutivamente, estimulará a contração celular.
DAG irá por afinidade a quinase C e fosforilará PKA.
Descreva um processo fisiológico de como que um canal iônico pode ser regulado por proteína G?
Os receptores B-adrenérgicos estimulada por NE ativa a via Gq-PLC-IP3, liberando Ca2+ das reservas intracelulares, ativando enzimas sensíveis a calmodulina, que por sua vez, fosforizará a subunidade reguladora da miosina.
O que são receptores transmembrana relacionados com enzimas intracelulares?
São receptores com atividades enzimáticas intrínseca na superfície citoplasmática das celular, alguns exemplos RTks, EFG e JAKs.
Como a apoptose se relaciona com receptores acoplados a proteína G?
Estão relacionados através da permita do nucleotídeo guanina (GEFs), que são regulados pela concentração de AMPc, pois são como reguladores da função celular. Casa haja algum dano celular notável, a transcrição do gene p53 é ativado permitindo que os membros pró-apoptóticos, Bax, estimulando a liberação do citocromo c que se combina com a caspase 9, por fim, há a ativação da caspase 3 que desencadeia a apoptose.
O que é dessensibilização de um receptor?
É provocada pela estimulação prolongada das células pelos agonistas que resulta na inacessibilidade dos receptores.
Descreva e explique uma interação farmacodinâmica e porque tal fenômeno é importante para o organismo.
Interação farmacodinâmica: Os gânglios simpáticos liberam NE no receptor alpha1-adrenérgico e ativa a via Gq-PLC-IP3, aumentando a concentração de Ca2+ intracelular e provocando a contração de células musculares lisas. Este fenômeno é importante para gerar contração muscular lisa, auxiliando nos movimentos peristálticos no trato digestório.