NEONATOLOGIA Flashcards
Conduta com teste do pezinho alterado TSH de 30micrometros/ml. Justifique.
Dosar TSH sérico e iniciar tratamento com tiroxina enquanto aguarda resultado. TSH elevado ou T4 baixo indicam falência de tireoide.
Endocrinopatia mais frequente no periodo neonatal
Hipotireoidismo congênito
Rotura de membrana a 22h, RN com cianose periferica associada a febre e tremores. Não houve profilaxia intra-parto, PCR elevada. Indique e justifique, o antimicrobiano mais racional para a terapeutica.
Quadro indica infecção de RN (rotura com mais de 18h) por colonização vaginal por streptococos do grupo B com risco de sepse. administrar penicilina cristalina e aminoglicosideos por risco de infeccao por germes entericos gra,-negativos.
Caracteristicas clinicas e prevenção na doença hemorragica do RN a termo classica e de baixo risco.
Sagramento digestivo apos as primeiras 24h (1 a 7dias) e administração de vit K
Caracteristicas da doença hemorragica tardia
2° de idade
Caracteristicas da doença hemorragica precoce
Nas primeiras 24h de vida
Etiologia da ictericia fisiologica do RN
Menor vida media de eritrocitos (+hemolise) e menor atv da UDPG-T (acumulo de bilirrubina indireta, a enzima é responsavel por converte-la em conjugada e excreta-la para vias biliares)
Parto vaginal, 1°min hipoatv, cianotico, hipotonico, resp. fraca e irregular, FC68, sem resposta a estimulos. Fatores de risco para…
Morte. Deve ser reanimado imediatamente. OBS: FC deve estar acima de 100bpm
7 anos de vida, qual a melhor decúbito para bebê dormir para prevenção de morte subita??
Supina, cabeça mais elevada que MI
Enxames iniciais e especificos para confirmação/exclusao de infecções bacterianas em prematuros??
Hemograma completo, PCR, cultura de secreção de coto umbilical/ especificos pedidos com alteração de algum dos anteriores :LQR, urina I, raio X de torax e abdome
Indicações de ventilação com balão e cânula traqueal
- aspiração traqueal de RN deprimido com mecônio
- Ventilação com balão e mascara ineficaz/prolongada
- Necesisdade de massagem cardiaca/adrenalina
- supseita de hernia diafragmatica
- RN pré-termo extremo (PN<1kg)
4kg, parto normal, cianose central, FC80, iniciada VPP, FC subiu para 120, manutenção de cianose e resp. irregular com retirada de O2. Após 5min no vai e vem qual a conduta??
Intubação orotraqueal
RN a termo 3,2kg com ictericia discreta com BEG. Bilirrubina de 12 no 12°dia. Indique a conduta??
Manter aleitamento materno e obs a evolução. RN acima de 2,5kg niveis de bilirrubina é de 14-16 mg/dl.
RN 6h de vida, mãe diabetica, cesarea, intubado, apresenta convulsoes, glicemia de 50mg. Qual a causa da convulsao??
Intubação na sala de parto indica que houve asfixia perinatal e a mãe diabetica são 2 fatores de risco para hipocalcemia. Só consideramos hipoglicemia abaixo de 40mg
RN, mãe diabetica, 2h, atv, glicemia de 54%, hematocrito 63%, pletorico (aumento de vol. sanguineo com inchaço vascular). Qual a conduta??
Controle de glicemia. Tem-se como referencia 40mg de glicemia nas primeiras 72h com os seguintes fatores de risco: mãe diabetica; isoimunização Rh, exsanguineo transfusão, drogas maternas, RN PIG e prematuridade.
RN, 2,5kg, 46cm de comp. e 29cm de perimetro cefalico apresenta calcificações cerebrais. Infecção congenita compativel com o quadro??
Toxoplasmose e citomegalovirus (retardo de crescimento uterino, baixo peso, inidcando gravidade)
RN, 2,8kg, bolsa rota no ato com liquido amniotico com meconio espesso, RN com resp. regular, FC>100. Conduta apos colocar RN na mesa sob calor radiante e posicionar cabeça??
Aspirar boca e nariz; secar; desprezar campos umidos; reavaliar a respiração, FC e cor
Bebe 30dias, 1,8kg, Hb de 9, diagn de anemia precoce prematura. A anemia é…
Normocita e normocrômica, não responsiva a adm de ferro.
RN 20dias de idade que a 5 apresenta coluria e acolia fecal. Nasceu com 3,5kg, agora com 4kg, BEG icteria 3 em 4+. Figado a 1cm do RCD parequimatoso. Principal hipotese diagnostica?? Justifique.
Colestase neonatal, investigar imediatamente. Suspeita devida a duração de mais de 14 dias da ictericia e associada a acolia fecal e coluria. Colestase de bilirrubina direta pode ser confirmada quand maior que 2mg ou 20% da bilirrubina direta
RN 30h, 3,5kg, ictericia, mãe O Rh +, RN A+, coombs direto -, bilirrubina indireta 14,2 e Htc 56%, com 36h de vida bili indireta de 16,4mg e Htc de 50%. Qual a conduta?? justifique.
Iniciar fototerapia, manter aleitamento e fazer controle de bili em 6h. Repetir coombs direto. Não pode da alta diante de bili limitrofe e risco de incompatibilidade mesmo com coombs -. Não se deve iniciar terapeutica porque pode ser ictericia fisiologica