Nematelmintos e suas doenças Flashcards
Qual a diferença dos platelmintos para os nematelmintos?
Os platelmintos são vermes achatados, sem sistema digestório completo e com superfície absortiva, de modo que já absorvem os nutrientes digeridos da mucosa do hospedeiro, e não possuem cutícula. Já os nematelmintos são vermes cilíndricos, vivem bem em tubos, como o digestório e os vasos sanguíneos e linfáticos. Possuem sistema digestório completo e superfície cuticular, não sendo absortiva. Essa cutícula sofre, no total, 4 mudas, e está relacionado a sua maturação. São seres sempre dioicos, e possuem dimorfismo sexual (fêmeas maiores e mais prevalentes)
Existem dois tipos principais de transmissão de helmintíases. Quais são?
Geohelmintíases (contaminação do solo. O parasito precisa, obrigatoriamente, passar pelo solo para completar seu ciclo. Ex: Ascaridíase, Tricuríase, Estrongiloidíase, Ancilostomose, …) e Enterohelmintíases (transmissão pessoa-pessoa, parasito não passa pelo solo. Ex: Oxiurose/Enterobiose).
OBS: Na esquistossomose, o parasito tem uma fase na ÁGUA, de modo que NÃO é um geohelminto. Geohelmintos são termos de nematódeos.
Quais são os dois braços do saneamento básico?
Tratamento de esgoto, e tratamento e distribuição de água.
Qual o maior verme estudado?
O Ascaris lumbricoides, cuja forma adulta chega a 15cm de comprimento.
Quais são os 3 tipos de ovos produzidos pelo Ascaris lumbricoides?
Ovo descorticado: aquele sem casca. Isso ocorre quando o hospedeiro está em um alto grau de desnutrição, de modo que o verme não conseguiu nutrientes o suficiente para produzir a casca.
Ovo infértil: ovo sem larva. Isso porque não houve fertilização dele, o que nos mostra que só há fêmeas ali.
Ovo fértil: ovo larvado, fruto de uma fertilização.
Quais são os vermes que realizam ciclo de Loss?
Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenalis e Necator americanus, e Strongyloides stercoralis.
O que é o ciclo de Loss?
É uma fase hematopulmonar, presente no ciclo biológico de alguns vermes, em que a larva de 3° estágio (L3), penetra o enterócito, ganha a circulação sanguínea, vai até o fígado, aos pulmões e, nos alvéolos, faz sua muda à L4.
Depois disso, ele sobe à traqueia e é deglutido novamente, voltando ao intestino, onde alcança sua maturação sexual adulta, se reproduzindo.
Qual o habitat do Ascaris lumbricoides e quais suas possíveis complicações?
Intestino delgado.
Devido à proximidade com ductos pancreático e biliar, a deposição de ovos pode ocorrer nesses locais, contaminando pâncreas - podendo causar pancreatites - e fígado, causando abcessos inflamatórios. Além disso, caso a carga parasitária seja muito alta, pode haver obstrução intestinal e, inclusive, ruptura de alguma alça intestinal, vazando seu conteúdo.
Qual doença o Toxacara canis pode causar? Explique sua patologia.
Ele é um verme da família do Ascaris, mas cujo hospedeiro natural é o cão.
Por alguma razão, acidental, pode vir a infectar humanos, quando passa a se chamar Larva Migrans Visceral, pois não consegue completar seu ciclo nesse hospedeiro, de modo que migra pelos órgãos, como pulmão e os olhos, sendo os mais afetados.
Nos casos clássicos ocorre leucocitose, aumento de eosinófilos, hepatomegalia e linfadenite.
Qual o agente etiológico da Tricuríase e qual seu habitat? É um geohelminto ou um enterobio?
É o verme Trichuris thichiura.
Intestino grosso.
Geohelminto.
Quais são as complicações envolvidas na tricuríase?
Prolapso retal, pelo tenesmo, irritação intensa da mucosa intestinal e inchaço intestinal. Além disso, as ulcerações da mucosa podem causar infeções secundárias pela translocação bacteriana e anemia.
Qual é o motivo para a anemia em uma pessoa com quadro de tricuríase?
O T. Trichura mergulha sua cabeça na mucosa, por onde fica aderido e libera substancia líricas produzidas por sua glândulas esofagianas que causam ulcerações e sangramentos na mucosa. Assim, uma alta carga parasitária com muitas ulcerações gera intenso sangramento e causa anemia.
Qual é o agente etiológico da enterobiose? Como é classificada pelo modo de transmissão.
O agente etiológico é o Enterobius vermiculares (oxiúro). É um enteróbio, nao tem fase do seu ciclo no solo.
Qual é o habitat do oxiúro? Como ele se fixa a mucosa?
O habitat do oxiúro é o intestino grosso. O oxiúro nao se fixa a mucosa, sao parasitos nadantes. Quando as fêmeas migram para a regiao perianal há a deposição de ovos.