Nefropatia diabética Flashcards
Manifestações renais da doença sistémica Há caso clínico sobre isto
A nefropatia por DM é a causa mais comum de insuficiência renal terminal : ~30-40% dos doentes que necessitam de terapêutica renal de substituição.
A hiperglicemia leva a aumento dos fatores de crescimento, ativação renina-angiotensina-aldosterona, produção de produtos finais de glicosilação avançada e stress oxidativo. Causa aumento da P capilar glomerular, lesão podocitária e disfunção endotelial. A albuminúria é o primeiro sinal clínico.
Mais tarde há esclerose (glomeruloesclerose), formação de nódulos (lesões de Kimmelsvtiel-Wilson) e fibrosa com perda progressiva da função renal. A coexistência de aumento da PA acelera o curso da doença.
correto
TRATAMENTO
-O controlo intensivo da DM previne a microalbuminúria e reduz o risco de progressão para macroalbuminúria (“albuminuria muito aumentada”)= A:CR>300mg/g
Uma hemoglobina glicada <7% reduz o desenvolvimento de todas as complicações microvasculares.
No entanto, há menor impacto no risco de DCV e resultados renais principais, incluindo a progressão para insuficiência renal. Considerar o risco de hipoglicemia.
PA<130/80
USAR IECA e ARA para proteção CV e renal para além do controlo da PA.
Pode prevenir a progressão da normoalbuminúria para microalb. e desta para macro, no DM hipertensivo.
Restrição de sódio para <2g/dia
Estatinas: para reduzir o risco CV. Benefício pouco claro uma vez em diálise: não iniciar, mas não é necessário interromper se for tolerado.