Nefrolitíase Flashcards
O que é a nefrolitíase?
Um processo de cristalização que ocorre em um sistema biológico e é influenciada por ele. Vários componentes e moduladores podem ser identificados em suas etapas como: fatores físico-químicos, que influenciam a saturação urinária, nucleacao, crescimento e agregação de partículas cristalinas e fatores biológicos, relacionados primordialmente a macromoléculas urinárias que atuam como inibidores da cristalização.
Qual a epidemiologia da nefrolitíase?
Uma das afecções mais comuns do trato urinário, tendo aumentado sua incidência nos últimos anos. Atinge 10-15% da população, sendo mais frequente em homens (3:1). Maior incidência entre a 3ª e a 5ª década de vida, com taxas de recorrência sem tratamento: 10% em 1 ano, 50% em 5 anos e 75% em 20 anos.
Qual a patogenia da formação dos cálculos urinários?
Alguns conceitos:
- Soluções com concentração abaixo do Kf (produto de formação) não permitem a formação de cristais.
- Quando o produto de concentração torna-se maior que o Kf, inicia-se a nucleação.
- Zona metaestável: zona intermediária entre o Kps e o Kf. Muito importante já que a maioria dos produtos de concentração da urina de indivíduos normais e de portadores de cálculo renal situa-se nessa faixa. Além disso os fatores inibidores da cristalização exercem seus efeitos principalmente dentro desses limites. Nessa zona, os produtos de concentração das diversas substâncias permitem o crescimento de cristais preexistentes, mas não a formação de novos núcleos.
Fases:
- Nucleação: primeira fase na formação de qualquer substância cristalina. A energia livre nessa fase é muito alta tornando-se praticamente inevitável a nucleação, causando um rearranjo molecular e estabilização da solução.
- Crescimento do cristal: fase em que o núcleo do cristal já atingiu um tamanho crítico e a solução que o abriga permanece com valores acima do Kps, novas camadas de componentes são adicionadas.
- Agregação ou aglomeração: processo em que os cristais em uma solução juntam-se para formar uma partícula maior
O que é a atividade inibitória que age na cristalização?
A atividade inibitória pode ser definida como a capacidade da urina em impedir a nucleação espontânea de cristais ou, se esta situação ocorrer, prevenir o crescimento e a agregação posteriores.
Quais devem ser as capacidades de um inibidor da cristalização e quais são eles?
Um inibidor da cristalização deve ser capaz de ligar-se à superfície de cristais em formação, inibindo seu crescimento ou agregação. São divididos em 2 grupos:
- Baixo peso molecular: citrato, pirofosfato e magnésio
- Alto peso molecular: glicosaminoglicanos, nefrocalcina, uropontina, bikunina, fragmento urinário da protrombina, proteína de Tamm-Horsfall.
Quais os tipos de cálculos renais que existem, sua frequência, predominância e característica radiológica?
1- Oxalato de cálcio - 70-75%, homens, redondos e radiodensos +++, geralmente com núcleo de fosfato de cálcio
2- Fosfato de cálcio (apatita ou brushita) - <5%, mulheres, redondos radiodensos +++, podem estar associados ao hiperparatireoidismo e à acidose tubular renal
3- Ácido úrico - 10% - homens, radiotransparentes, geralmente associados à gota ou diarreias crônicas
4- Estruvita - 15% - mulheres, coraliformes, radiodensos +/++, presença de ITÚ complicada
5- Cistina - 1% - ovais, dendríticos, radiodensos +/++, cistinúria