Modulo VIII- DERMATOLOGIA BEM ESTAR CANINO E FELINO Flashcards
PELE
maior órgão de qualquer animal, inclusivamente nos seres humanos. Caraterizase pela sua enorme flexibilidade, porém a sua estrutura pode ser afetada por fatores internos ou externos.
A estrutura da pele está dividida em três camadas:
Epiderme (camada mais superficial).
Derme (camada intermédia).
Hipoderme (camada mais profunda).
TIPOS DE PELO DO CÃO
Pelo duro
Os animais com esta pelagem têm a particularidade de não estarem sujeitos a uma época de “mudança de pelo”. Todos os tipos de pelo passam por três etapas: nascem, crescem e morrem, o que leva à queda do pelo (morto).
Neste tipo, o pelo morto não cai, dificultando assim o aparecimento de pelo novo.
Assim, é necessário aplicar a técnica de stripping, para permitir que o pelo novo cresça de forma saudável, mantendo e preservando a estrutura e cor do pelo. Algumas raças de pelo duro são: Schnauzer, Teckel de pelo duro, Fox Terrier, Lakeland Terrier, etc.).
TIPOS DE PELO DO CÃO
Pelo curto:
Os cães que apresentam este tipo de pelagem estão munidos de uma camada principal de pelo liso e grosso e um subpelo mais fino e menos denso. A mudança de pelo ocorre duas vezes por ano: na primavera e no outono. Quando chega o verão, já foi removido o pelo mais espesso e grosso, e desenvolveu-se um manto de pelo mais fino. Pelo contrário, quando chega o inverno, o pelo mais fino dá lugar a uma pelagem mais abundante e densa que os ajudará a manter a temperatura corporal.
O Labrador é uma das raças mais conhecidas de pelo curto.
Atualmente, devido às lareiras e ares condicionados de casa:
Atualmente, devido às lareiras e ares condicionados de casa, há cães que mudam de pelo mais vezes, pois esta falta de contraste de temperaturas causa alguma confusão no organismo do animal.
TIPOS DE PELO DO CÃO
Pelo comprido
Iremos dividir este tipo de pelo em duas secções:
Pelo comprido e liso.
Pelo comprido e encaracolado ou espesso.
TIPOS DE PELO DO CÃO
Pelo comprido e liso.
O manto de pelo comprido e liso corresponde a raças como o Yorkshire Terrier, Bichon Maltês, Cocker, etc. A sua estrutura é composta por uma camada principal de pelo mais grosso e um subpelo mais abundante, mas mais fino e curto, o que os ajuda a protegerem-se do frio, assim como do sol no verão. Estas raças mudam de pelo duas vezes por ano (primavera e outono).
TIPOS DE PELO DO CÃO
Pelo comprido e espesso.
No que respeita ao tipo de pelo comprido e espesso, ele é muito característico da maior parte das raças nórdicas, como o Samoiedo, o Husky Siberiano ou o Malamute do Alasca. A estrutura deste pelo é formada por uma camada principal de pelo abundante e uma segunda do mesmo género. A mudança de pelo nestas raças é muito significativa, já que no verão, por exemplo, perdem uma grande quantidade, para que possam suportar o calor. No inverno, voltam a ganhar uma pelagem muito espessa e abundante.
TIPOS DE PELO DO CÃO
Pelo comprido encaracolado e espesso.
A outra variante é a dos cães de pelo comprido e espesso, mas encaracolado, como os caniches. Estes mantos caracterizam-se por duas camadas iguais, sendo que nenhuma delas cai. É um tipo de pelo sujeito a um crescimento contínuo, que necessita de cortes regulares e manutenção periódica
TIPOS DE PELO DO GATO
desempenha um papel funcional na estrutura corporal do animal, designadamente:
Funciona como barreira de proteção entre a pele e o meio-ambiente.
Protege de lesões e agressões.
Ajuda a regular a temperatura corporal.
Ajuda a isolar o corpo quando em contacto com água.
É um indicador geral da saúde do gato.
Protege contra o excesso de calor.
TIPOS DE PELO DO GATO
Os vários tipos de pelo de um gato são os seguintes:
Longo.
Curto.
Espesso.
Suave.
Cerdoso.
Duro.
Denso.
Ondulado.
O apuramento de raças e a mutação genética causaram, ao longo dos anos, algumas alterações ao pelo:
levando, em alguns casos, a uma diminuição da densidade do manto. Em resultado desta evolução, as várias raças de gatos apresentam pelo de diferentes texturas, com uma grande diversidade de cores e tons.
O gato-padrão:
O gato-padrão, de tipo mais natural, é malhado. É a partir deste padrão que evoluíram as restantes raças. O manto de um gato pode conter até cerca de 200 pelos por milímetro quadrado. Existe uma camada de pelo de proteção e uma subcamada mais áspera e dura, intermediando com pelos mais macios.
A primeira camada é composta por:
A primeira camada é composta por pelos tendencialmente enraizados em folículos individuais. Estão ligados, de forma autónoma, ao sistema nervoso, e respondem aos estímulos sensoriais (visão, audição, olfato e tato), sob a forma de excitação, medo, frio ou agressividade. Se um gato estiver com frio, os pelos formam uma espécie de bolsa em torno do corpo para preservar o calor e defender o gato dessa “agressão” do meio-ambiente.
A pelagem dos gatos varia entre:
A pelagem dos gatos varia entre os 4,5 e os 15 cm, e é entre este intervalo que se considera se o pelo é “longo” ou “curto”.
O manto ideal e a proposta de uma nova raça
O manto ideal é determinado pelo estalão da raça (descrição pormenorizada das características morfológicas, assim como o comportamento padrão que os animais dessa raça terão de apresentar). A normalização de requisitos é essencial para permitir a proposta de uma nova raça, diferente das anteriores. A existência de criadores suficientemente interessados em desenvolver a raça de acordo com os pressupostos definidos também é fundamental. Estes processos são, em geral, demorados.
Para efeitos de grooming de exposição, as raças subdividem-se da seguinte forma:
Pelo longo: Persa.
Pelo semilongo: Sagrado da Birmânia, Turkish Van (gato-nadador) e Ragdoll.
Pelo curto: Britânico de pelo curto, Manx.
Pelo curto: Abissínio, Azul Russo, Cornish e Devon Rex.
Pelo curto: Americano Prateado, Vermelho Malhado.
Birmanês.
Oriental: Preto Oriental, Havanês Azul e Bege.
Siamese: Siamês, Gato de Bali.
Os Persas são, geralmente, muito acarinhados e muito valiosos, pq?
É normal que lhe apareçam muitos para estética de exposição, devido à sua beleza natural e tradição.
Na América do Norte os gatos domésticos são divididos em dois grupos:
Pelo comprido. Pelo curto.
TIPOS DE PELO DO GATO
Pelo longo
Os gatos de pelo longo apresentam um corpo grande e cabeça arredondada. O nariz e as orelhas são pequenos e os olhos, em contraste, são grandes. O seu manto de pelo é longo e duplo, com uma subcamada. São gatos muitas vezes autossuficientes na sua higiene e bem-estar, mas isso não dispensa a atenção do dono e do groomer na sua manutenção, para evitar nós. Os Persa e Angora são as raças mais conhecidas deste tipo de pelo. O pelo atinge em média os 12,5 cm. Raças como o Turkish ou o Birmanês, geneticamente semelhantes ao Persa, apresentam uma subcamada mais pequena, o que aparenta um manto, por vezes, menos denso.
TIPOS DE PELO DO GATO
Pelo semilongo
Estes gatos são robustos e musculados, com dimensões equilibradas de cabeça e com nariz mais proeminente. Os olhos são de tamanho normal, mas as orelhas são grandes. O pelo é longo, mas sem dupla camada como o Persa, com uma textura mais emaranhada.