Modelos Atômicos Flashcards
Qual foi o primeiro modelo científico elaborado para justificar a existência do átomo, baseado nas leis ponderais de Lavoisier e Proust? O que esse modelo tinha como base?
O modelo atômico de Dalton (1808). Esse modelo defendia que toda a matéria é formada por átomos, e que essas micropartículas eram maciças, indivisíveis e indestrutíveis (“nada de se perde, nada se cria, tudo se transforma”). Além disso, defendia que uma reação era apenas um reorganização dos átomos de um determinado elemento. O nome popular desse modelo é denominado “Bola de bilhar”. Palavra chave: conservação de massa.
Em qual modelo atômico houve a presença de condução elétrica para realizar o experimento e chegar em conclusões cientificamente concretas? Disserte a respeito.
O experimento de Thomson (1898) com o tubo de raios catódicos (tubo de Crookes). Nesse experimento, prova-se a existência do elétron e a natureza elétrica da matéria. Ao colocar placas positivas e negativos durante o experimento, o raio que partia do cátodo em direção ao ânodo era atraído pela placa positiva. Como sabemos, o que indica que o raio possuía carga negativa. Além disso, provou-se que esses raios possuíam massa e eram partículas menores do que o átomo, provando portanto que ele era divisível. O modelo ficou conhecido como “Pudim de Passas”, uma vez que acreditava-se que os elétrons ocupavam toda a estrutura do átomo.
Explique o que foi o modelo conhecido como Planetário (1911).
O modelo atômico de Rutherford (1911) envolveu experimentos com emissões radioativas de partículas alfa. No momento em que essas radiações atingiam a folha de ouro, uma pequena parte sofria desvios, embora a maior parte de trajetória retilínea. Além disso, havia uma pequena região que bloqueava a radiação, impedindo que a mesma transpassasse a folha. Com isso, Rutherford fez conclusões das quais: o átomo é um grande vazio, dividido em núcleo e eletrosfera e com a massa concentrada no núcleo, de órbitas circulares.
O modelo de Bohr (1913) tinha como principal descoberta a quantização da eletrosfera. Explique o que seria essa quantização, mencionando como eram feitos os experimentos de Bohr e o resultado mais importante desse experimento.
A quantização da eletrosfera se baseava na eletrosfera dividida em níveis de energia. Esses níveis de energia são as camadas de 1 a 7 (K-Q) percorridas pelo elétron, que realiza seu salto quântico por meio de órbitas estacionárias sem perder energia. Estado fundamental = menor energia, estado excitado = maior energia. O experimento realizado por Bohr se tratava da emissão de luz branca atravessando um prisma, analisando a decomposição da luz (espectro contínuo e descontínuo) realizando o experimento diversas vezes com determinados elementos.
Podemos relacionar as colorações da chama de uma vela com os saltos quânticos dos elétrons. Como exatamente se dá essa relação?
Quando a chama de uma vela apresentar uma característica de um elemento (coloração específica) indica que o elétron está retornando para o estado de origem de seu salto quântico. Ou seja, ele atingiu seu estado de excitação e, ao retornar, emitiu a coloração de específica ao elemento, liberando um quantum de energia na forma de luz (fóton). Esse processo se dá contínuas vezes, enquanto houver a excitação do material.
Podemos dizer que o elétron assume qualquer valor de energia? Justifique.
Não. Os elétrons não assumem qualquer valor, e sim os correspondentes às órbitas permitidas (camadas eletrônicas).