Mobilismo geológico Flashcards
Catastrofismo
Afirma que as alterações que ocorreram no planeta Terra foi efeito de acontecimentos bruscos e rápidos, nomeadamente, catástrofes
Uniformitarismo
Afirma que as transformações que ocorreram no planeta foram efeito de pequenas alterações que acumularam durante milhões de anos de carácter lento.
Atualismo geológico
“O presente é a chave do passado” - As causas que provocaram alterações no passado, são as mesmas que provocam alterações na atualidade.
Aceita o uniformitarismo e o neocatastrofismo
Gradualismo
As transformações na Terra resultam de processos naturais, lentos e graduais
Neocatastrofismo
As alterações que ocorrem são resultantes de processos lentos e impercetíveis que apenas produzem efeitos notórios depois de milhões de anos, porém, por vezes, podem ter momentos de catástrofes que causam alterações
Teoria da deriva continental
Foi apresentada por wegener, e afirma que inicialmente os Continentes estavam todos juntos formando um supercontinente- Pangeia- rodeado por apenas um oceano - pantalassa
Assim, ocorreu uma alteração no aspeto do planeta Terra devido ao movimento lateral dos continentes que foram se dividindo - mobilismo geológico.
Teoria da tectónica de placas
Afirma que a litosfera está dividida em várias porções - placas tectónicas/litosféricas que vão movimentando-se sobre uma zona com comportamento plástico- astenosfera- devido às correntes de convecção.
Limite divergente
Ou construtivo. O movimento pode ser de afastamento ou divergência. Ocorre fragmentação dos continentes e formação de oceanos
Limite convergente e o que pode formar
Ou destrutivo. O movimentos pode ser de colisão ou subducção. Ocorre destruição da placa que subducta devido às elevadas temperaturas.
Ocorre formação de: - Arcos e ilhas vulcânicas - oceânico - oceânico
- Cadeias montanhosas de subducção - continental- oceânico
- Cadeias montanhosas de colisão - continental- continental
Limite Transformante
Ou conservativos. Não ocorre nem formação nem destruição da litosfera. Uma placa movimenta-se relativamente à outra, com movimento tangencial.
Superfície continental emersa - zonas
Escudos/Cratões, plataformas estáveis, cadeias montanhosas
zona onde já foi submersa
Escudos/Cratões
Zonas extensas, tectónicamente estáveis onde afloram rochas antigas do pré-câmbrico. Apresenta um relevo pouco acentuado devido aos agentes erosivos.
Plataformas estáveis
Zonas que se encontram cobertas por sedimentos marinhos
Cadeias montanhosas
Resultante do choque entre placas associadas a vulcanismo ou metamorfismo.
Superfície continental imersa - zonas
Planície abissal, fossa oceânica, plataforma continental, talude, dorsal, rifte