Estudo da estrutura interna da Terra Flashcards
Métodos diretos
Permitem estudar os materiais que se encontram no interior da Terra. Porém, apenas têm acesso a uma parte superficial da Terra.
Vulcanismo
É através do vulcanismo que podemos ter acesso a materiais de grandes profundidades que são expulsos durante as erupções, proporcionando dados sobre a temperatura e a composição química.
Movimentos tectónicos e erosão
Relativamente aos movimentos tectónicos, pela sua ação, algumas rochas do interior afloram ficando acessíveis para observar.
Na erosão, o desgaste da rocha vai permitir a exposição das rochas formadas no interior da Terra.
Explorações mineiras
Através das minas e de escavações, é possível observar rochas de grandes profundidades.
Sondagens
São perfurações verticais a partir das quais consegue-se obter colunas de rochas (carotes/tarolos) revelando vários acontecimentos do passado.
Estes furos podem atingir milhares de metros, sendo 1500-1700m considerados furos profundos
Métodos indiretos
Astronomia- Planetologia e astrogeologia
A constituição dos meteoritos, asteroides e outros constituintes do sistema solar dá-nos informações sobre o interior da Terra e a sua composição química, já que, considera-se que as rochas do sistema solar são as mesmas do interior da Terra
Métodos geofísicos
São os métodos mais utilizados que baseiam-se nas propriedades físicas dos materiais.
Sismologia
O estudo do comportamento das ondas sísmicas permite conhecer sobre a densidade, composição, estado físico e espessura das zonas do interior da Terra devido às alterações de velocidade.
Geomagnetismo
A existência de um campo magnético terrestre dá-nos a conhecer sobre as características físicas e a composição do núcleo externo. Os minerais ferromagnesianos encontrado no basalto são como ímanes que gravam a polaridade do campo magnético na sua formação.
Tomografia sísmica
Usa registos sísmicos digitais para contruir uma imagem do interior da Terra
Polaridade - normal e inversa
Normal- A polaridade remanescente (gravada na rocha) que é igual à atual.
Inversa - A polaridade inversa à atual.
Geotermia
As variações da temperatura com a profundidade designam-se de gradiente geotérmico.
A temperatura aumenta com a profundidade, porém de forma não gradual. Isto ocorre pela forma que o calor é transmitido, ou seja, a partir dos 1350º o calor é transmitido por condução, retendo mais calor, por essa razão as zonas superficiais da Terra possuem um maior gradiente geotérmico.
Depois disso, o calor passa a ser transmitido por convecção, sendo mais eficaz, logo contribui para o arrefecimento da Terra.
Fluxo Geotérmico
Corresponde à quantidade de calor que é libertada para a superfície. É elevada em regiões onde o gradiente geotérmico é maior.
Grau geotérmico
Corresponde ao número de metros que é necessário percorrer para que a temperatura aumente 1ºC. Depende da variação do fluxo.