Miscelânea Flashcards
Edema Pálpebral quais subtipos?
Um edema palpebral caracteriza-se por uma acumulação anómala de líquido no tecido sub-cutâneo. No diagnóstico diferencial considerar os tipos inflamatórios (infecciosos e alérgicos) e o tipo não inflamatório (traumático e espontâneo)
Siringomas
Siringomas Proliferação do epitélio dos canais intraepidérmicos das glândulas sudoríparas écrinas. Usualmente ocorre em mulheres jovens. SINAIS: Pápulas múltiplas e pequenas, brancoamareladas na pálpebra inferior.
Siringomas
Xantelasma
Consistem em pápulas subcutâneas, amareladas, proeminentes, habitualmente bilaterais e simétricas, constituídas por depósitos de colesterol. Encontram-se mais frequentemente no terço interno da pálpebra superior. Deve pesquisar-se hipercolesterolémia.
Xantelasma
Xantelasma
Dermatose papular negra É uma variante clínica da queratose seborreica, que afecta sobretudo pacientes de raça negra. SINAIS: Pápulas pigmentadas e múltiplas.
Milia ou Milium
São pequenas lesões quísticas, de 1- 2 mm diâmetro, de cor pérola esbranquiçada ou amarelada na pele das pálpebras. São normalmente encontradas em número múltiplo (milia). Se é um único chama-se Milium, formando-se habitualmente na base de um folículo piloso ou de uma glândula sudorípara. 50 Podem ser primários ou secundários.
Milium, formando-se habitualmente na base de um folículo piloso ou de uma glândula sudorípara.
Cisto de Moll (Hidrocistoma das glândulas sudoríparas exócrinas)
Cisto de moll
Cisto de zeis x cisto de moll
Moll é translucido e conteudo é liquido
Zeis conteudo é sebáceo
Lesão quística, lisa, localizada no bordo palpebral, preenchida por uma secreção oleosa decorrente do bloqueio de uma glândula sudorípara especializada, associada a cílios. Conteúdo sebáceo.
Cisto de zeiss
Cisto de zeiss