Blefarite Flashcards
Blefarite definição
BLEFARITE
A Blefarite é a patologia ocular mais comum no mundo, geralmente relacionada com uma colonização exagerada das pálpebras por bactérias da flora normal da pele. Esta colonização é exacerbada na presença de aumento de oleosidade dessa região devido disfunções das glândulas de Meibomius.
Blefarite formas de apresentação
Pode apresentar-se de diversas maneiras, como olho seco, conjuntivite, hordéolos e calázios, e em casos avançados triquíase e até úlcera de córnea.
Possui relação intima com:
Dermatite seborreica, rosácea, sjogren
Qual a divisão da blefarite?
Anterior
Posterior
Anterior subdivide
Estafilococica
Seborreica
Blefarite estafilococica
Blefarite seborreica
É o tipo mais comum e menos grave. É causada pela disfunção da secreção proveniente das glândulas de Meibomius, associada a dermatite seborreica dando origem a acumulação de escamas oleosas nas bordas das pálpebras.
CLÍNICA: Eritema brilhante do bordo palpebral anterior. Escamas tipo crostas, amareladas, “em collarete”, na base das pestanas, que se extraem com facilidade e que não sangram quando se faz a sua extracção.
Dermatite seborreica associada.
Blefarite posterior ou Meibomite
Blefarite seborreica
Blefarite angular
Patologia inflamatória das pálpebras, caracterizada por uma fissura ou úlcera da pele do canto externo (mais frequentemente) ou do canto interno. Desenvolve-se especialmente em zonas de clima quente e seco. SINAIS: Pele húmida e macerada, escamosa, eritematosa, unilateral. Conjuntivite papilar ou folicular associada. ETIOLOGIA: Moraxella lacunae e estaficocos aureus
Blefarite angular
Blefarite marginal