Métodos quantitativos - teste 1 Flashcards
O que é a ciência?
A ciência define-se por um modo de conhecimento rigoroso, metódico e sistemático que pretende otimizar a informação disponível em torno de problemas de origem teórica e/ou prática, sendo a sua principal função, a compreensão, explicação , predição e controlo dos fenómenos.
No caso da Psicologia, a ciência procura…
Descrever, explicar, predizer e controlar o comportamento humano.
O que é o conhecimento de senso comum?
São conhecimentos espontâneos, fazem parte do nosso quotidiano e, por norma, são conhecimentos pouco sistemáticos e pouco críticos. Podem assumir-se como fundamentais num grande número das nossas decisões.
Face ao senso comum, o conhecimento científico é, por inerência, mais…
Organizado, sistemático e preciso na sua fundamentação. Tem características de racionalidade e objetividade e é obtido através do método científico.
Quais são as características do conhecimento científico?
- objetivo
- empírico
- racional
- replicável
- sistemático
- metódico
- comunicável
- analítico
- cumulativo e evolutivo
O que significa ser obejtivo?
Descreve a realidade como é, num dado momento e com o conhecimento que se tem, pode ser entendida;
O que significa ser empírico?
Baseado na experiência, fenómenos e factos analisados - recorre à recolha de dados, não sendo um pensamento baseado na intuição.
O que significa ser racional?
Mais assente na razão e na lógica do que na intuição e imaginação.
O que significa ser replicável?
Possibilidade de replicar resultados sob as mesmas condições, em diferentes locais e com diferentes experimentadores/pesquisadores ou a sua comprovação pode ser feita por pessoas distintas e em circunstâncias adversas.
O significa ser sistemático?
Organizado, ordenado, consistente nos seus elementos, formando uma totalidade coerente e integrada num sistema mais amplo.
O significa ser metódico?
Obtido através de procedimentos e estratégias fiáveis, mediante planos metodológicos rigorosos - procedimentos que levam ao conhecimento objetivo (linguagem comum).
O significa ser comunicável?
Claro e preciso nos seus significados, entendível, reconhecido e aceite pela comunidade científica.
O significa ser analítico?
Procura ir além das aparência, entrar na complexidade e globalidade dos fenómenos, entender os processos e as causas inerentes - análise de variáveis latentes e internas.
O significa ser cumulativo e evolutivo?
Ensaia-se, constrói-se e estrutura-se a partir de conhecimentos científicos anteriores.
Quais são os conceitos básicos em que a ciência assenta?
- factos (realidades)
- fenómenos (ocorrências)
- dados
Qual a relação entre os conceitos básicos da ciência?
Os factos são tudo aquilo que se conhece ou se supõe a propósito da realidade, os quais, quando circunscritos no espaço ou no tempo, denominam-se acontecimentos. Quando os acontecimentos são estudados pelos investigadores, designam-se fenómenos, sendo a informação deles extraída designada por dados.
O que é o método indutivo?
Em face da necessidade de mais informação sobre um dado problema ou de uma “teoria” compreensiva sobre o mesmo, parte de um conjunto parcial de dados para a elaboração de um resumo descritivo dos fenómenos observados, tomando, sobretudo, as suas relações e primeiras explicações. Vários fenómenos singulares são observados e, a partir deles, procura-se chegar a algo que os unifica (parte-se do específico para o geral). Por exemplo, numa turma os alunos com mais dificuldades de aprendizagem (A) referem ter problemas relacionais em casa (B), nessa altura, poder-se-ia tentar investigar se as dificuldades escolares são explicáveis pelos problemas familiares (B=>A).
O que é o método dedutivo?
O método dedutivo inicia-se com a formulação de um enunciado hipotético em face de um dado corpo de conhecimentos teóricos prévios, devidamente organizados e consistentes, avançando de seguida para a sua testagem. O ponto de partida não são as observações singulares , mas as teorias já existentes. Parte-se de ideias gerais e abstratas de modo a extrair dados específicos e particulares, ou seja, parte-se de um conjunto de premissas para a sua verificação. Por exemplo, de acordo com os princípios da Psicologia Social, o ser humano orienta o seu comportamento pelas expectativas que o grupo (os outros) formulam a seu respeito. Então, face a este princípio, poderíamos investigar em que medida as expectativas de um professor em relação ao rendimento de um aluno acabam por influenciar a sua progressão e rendimento na aprendizagem.
Quais são os tipos de investigação em psicologia consoante a sua finalidade?
- básica/pura
- aplicada
Em que consiste a investigação básica?
Tem como objetivo principal a ampliação do conhecimento fundamental sobre os processos psicológicos.
O foco está na construção de teorias e na realização de estudos que contribuam para uma compreensão mais profunda dos fenómenos psicológicos, sem necessariamente ter uma aplicação prática imediata em mente.
Exemplos: estudos sobre a formação de memórias, processamento de informações visuais, desenvolvimento da linguagem, funcionamento do cérebro em diferentes contextos.
Em que consiste a investigação aplicada?
Visa aplicar os conhecimentos e princípios da psicologia para resolver problemas práticos do mundo real e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Preocupa-se em utilizar os achados da pesquisa básica para desenvolver intervenções, programas e políticas que possam ser implementadas em diversos contextos.
Exemplos: desenvolvimento de terapias eficazes para tratar distúrbios psicológicos, estudos sobre métodos de ensino mais eficazes, avaliação de programas de intervenção para redução do stress no ambiente de trabalho - investigação de estratégias para promover a saúde mental em comunidades
Quais são os tipos de investigação em psicologia consoante o seu alcance temporal?
- longitudinal
- transversal
- sequencial
O que é um estudo longitudinal?
Os mesmos indivíduos são estudados em diferentes momentos das suas vidas (semanas, meses, anos…).
O que é um estudo transversal?
Diferentes indivíduos de diferentes idades são observados num mesmo período de tempo uma única vez.