metodologia do design Flashcards
Questão 1 - Metodologia do Design
“A Nissan irá revelar no salão do automóvel de Tóquio, que abre para o público no dia 26 de outubro, o Hyper Punk Concept. Trata-se do quarto carro do conceito de série e se junta aos modelos Hyper Urban, Hyper Adventure e o Hyper Tourer.
Segundo a fabricante japonesa, o Hyper Punk tem um público-alvo para criadores de conteúdos e artistas. O SUV compacto destaca-se com uma carroceria com formas e linhas geométricas.
O Hyper Punk tem para-choques de plástico que se juntam com a caixa de roda e as saias laterais. A vista lateral do carro remete muito a um hot-wheels, características de um carro de brinquedo. Do teto até a traseira representa uma individualidade marcante de um veículo cupê. Equipado com rodas aro 23” que são acompanhadas por uma iluminação em led em formato de triângulo, que também estão presentes no painel.”
Como no caso do Hyper Punk Concept, é muito importante saber definir o público alvo, a partir de uma segmentação de mercado, para compreender as preferências e necessidades específicas de cada grupo. No processo de segmentação, são definidas informações a partir de definições geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental.
Com base no texto das rotas sobre segmentação de mercado, identifique os elementos a seguir e enumere as informações que se relacionam a cada um deles:
I Geográfica
II Demográfica
III Psicográfica
IV Comportamental
( ) Hobbies, hábitos e local de compras, mídias preferidas
( ) Bairro, município, região e país
( ) Personalidade, relacionamentos interpessoais, ambições
( ) Gênero, idade, profissão, escolaridade e estrutura familiar
Marque a alternativa correspondente à enumeração correta da relação entre
definições e informações requeridas:
A – III, II, I, IV
B – IV, I, III, II
C – IV, III, II, I
D -I, IV, II, III
E – I, III, II, VI
B – IV, I, III, II
(Comportamental) Hobbies, hábitos e local de compras, mídias preferidas
(Geográfica) Bairro, município, região e país
(Psicográfica) Personalidade, relacionamentos interpessoais, ambições
(Demográfica) Gênero, idade, profissão, escolaridade e estrutura familiar
Questão 2 - Metodologia do Design
O dono de uma empresa de calçados contratou um designer para realizar um processo de inovação nos seus produtos, pois tem como objetivo de médio prazo buscar uma recolocação no mercado.
“A decisão por investir em uma recolocação no mercado pode se originar de diversos fatores. Em alguns casos, a administração pode notar que a mensagem passada não se adapta mais às características do consumidor, fato que clama por uma mudança para manter a competitividade.
Em outras situações, a mudança pode ser uma iniciativa do negócio para mudar o próprio público-alvo.
Essa prática é comum quando a empresa lança novas categorias de produtos e busca uma audiência mais vasta”
Neste contexto, considerando os diferentes tipos de inovação vistos nas aulas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I) O designer pode aplicar o processo de inovação por reposicionamento, que diz respeito a mudanças de mercado dos produtos.
Porque
II) Ao trabalhar o reposicionamento, com a promoção de mudanças práticas, estéticas e simbólicas nos seus produtos, é possível que novos públicos sejam atraídos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
B – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
D – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
E – As asserções I e II são proposições falsas.
C – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Nunca haverá uma mudança na função prática do produto.
Questão 3 - Metodologia do Design
“Moodboard é um mural que reúne elementos visuais relacionados a um tema.
Conhecido em português como painel semântico, o recurso é utilizado para auxiliar na construção de uma identidade visual ou de um determinado projeto. Profissionais da área de design (moda, arquitetura ou decoração) costumam usar o moodboard no dia a dia de trabalho para criar composições e estilos.
Um moodboard pode conter imagens, vídeos, tipografias e outros componentes visuais que sirvam como referência para o tema do projeto. […] O painel semântico online substitui o moodboard físico. Antigamente, os profissionais da área recortavam
imagens e adicionavam as figuras em um quadro. Mas com ferramentas online, é possível construir o seu mural de forma mais simples.”
Como visto no texto acima, com o avanço da tecnologia e a digitalização dos processos, já existem ferramentas online para auxiliar a criação de painéis visuais virtuais. Neste contexto, entende-se que independente do meio – físico ou digital – é preciso compreender o processo construtivo dos painéis visuais para um resultado mais eficiente.
De acordo com as aulas, assinale a alternativa que apresenta a ordem de etapas indicada para a construção de um painel visual:
A – Compreensão do projeto; levantamento de imagens; apontamento de verbos e adjetivos; montagem dos painéis; conferência final;
B – Busca por imagens e materiais; listagem de palavras-chave; correlação entre imagens e palavras; revisão das imagens; montagem dos painéis;
C – Compreensão do problema projetual; transformação do entendimento verbal em linguagem escrita; transformação da linguagem escrita em visual; montagem da ambiencia visual;
D – Montagem do painel; revisão do painel de acordo com o projeto; consulta com a equipe de design; pesquisa com público-alvo; finalização do painel;
E – Definição da equipe de design; escolha dás imagens; montagem de diferentes painéis; pesquisa com público-alvo; escolha e finalização do painel definido;
C – Compreensão do problema projetual; transformação do entendimento verbal em linguagem escrita; transformação da linguagem escrita em visual; montagem da ambiencia visual;
Questão 4 - Metodologia do Design
No desenvolvimento de um novo ventilador, durante a etapa de Geração, foram criadas diferentes alternativas, com formatos e cores muito variados – como na figura –, porém, para dar continuidade ao projeto, é preciso selecionar a mais adequada.
Este processo de seleção é realizado durante a etapa de Avaliação, na qual é feita a análise das alternativas que foram geradas anteriormente e a definição da alternativa que seguirá para a etapa de Realização.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação aos critérios relevantes que devem ser considerados durante a etapa de Avaliação, para selecionar a melhor proposta de design:
I ( ) O gosto pessoal do designer
II ( ) A relevância para os potenciais usuários
III ( ) Os requisitos estabelecidos nas etapas projetuais anteriores
A sequência correta é:
A – V – F – V
B – F – F – V
C – V – V – V
D – F – V – F
E – F – V – V
E – F – V – V
I (F) O gosto pessoal do designer
II (V) A relevância para os potenciais usuários
III (V) Os requisitos estabelecidos nas etapas projetuais anteriores
“Uma suave e elegante dança entre vidro e mármore marca o projeto deste apartamento de 149 m², projetado pelo escritório Babayants Architects (@babayants_architects), acostumado a trabalhar com uma linguagem arquitetônica que abrange o projeto do início ao fim.
Neste caso, no entanto, os moradores solicitaram aos arquitetos Artem Babayants e Lia Yang que desenvolvessem um conceito de design preservando ao máximo o acabamento existente e mobiliando totalmente os interiores. […]
Os objetos do designer francês Mathieu Lehanner, que fazem contraponto entre a leveza do vidro com o peso do mármore, são a base do conceito do projeto”.
Como vemos no exemplo acima, em um projeto de design, é importante definir, junto ao seu cliente, um conceito para o projeto.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação às definições do conceito apresentadas nas aulas:
I ( ) O conceito pode ser considerado um resumo do projeto, que parte de uma descrição em poucas palavras;
II ( ) O desenvolvimento do conceito é feito após a etapa de análise, que antecede o momento da realização;
III ( ) A compreensão de necessidades do consumidor e a análise de concorrentes auxiliam na definição do conceito do projeto;
IV ( ) A definição do conceito pode envolver a apresentação das diferentes funções prática, estética e simbólica.
A sequência correta é:
A – V – F – V – V
B – F – F – V – V
C – V – V – V – F
D – F – V – F – V
E – F – V – V – F
A – V – F – V – V
I (V) O conceito pode ser considerado um resumo do projeto, que parte de uma descrição em poucas palavras;
II (F) O desenvolvimento do conceito é feito após a etapa de análise, que antecede o momento da realização;
III (V) A compreensão de necessidades do consumidor e a análise de concorrentes auxiliam na definição do conceito do projeto;
IV (V) A definição do conceito pode envolver a apresentação das diferentes funções prática, estética e simbólica.
Questão 6 - Metodologia do Design
Ao analisarmos as canetas abaixo podemos atribuir a elas uma mesma função, que é escrever, porém, para que possamos, de uma forma mais criteriosa, identificar oportunidades de inovação, é preciso analisar outras funções atribuídas aos produtos.
A partir do contexto apresentado e de acordo com o texto da Rota, identifique as três principais funções dos produtos:
A – Mecânica, Estética e Simbólica.
B – Prática, Estética e Semiótica.
C - Mecânica, Semiótica e Estética.
D – Prática, Estética e Simbólica.
E – Estética, Simbólica e Semiótica.
D – Prática, Estética e Simbólica.
Questão 7 - Metodologia do Design
“Nos últimos anos, temos observado um aumento significativo na consciencialização sobre a importância da acessibilidade e da mobilidade condicionada no design de casas. À medida que a sociedade reconhece a diversidade humana em termos de altura, mobilidade e idade, torna-se essencial que as casas sejam projetadas, desenhadas e mobiliadas de forma a responder a uma ampla gama de necessidades. […] O primeiro passo para criar casas verdadeiramente inclusivas é abraçar o conceito de acessibilidade universal. Isso significa que todas as pessoas,
independentemente da sua capacidade física, devem ser capazes de usar, circular e desfrutar de cada espaço o mais independentemente possível.”
Em um projeto de ambiente com acessibilidade, como apontado no texto acima, precisamos observar um grande número de normas técnicas e requisitos específicos dos usuários e, para organizar estas informações, é importante produzir um briefing bastante detalhado.
Neste contexto, no que diz respeito ao desenvolvimento do briefing, avalie as seguintes afirmações:
I – Nos projetos focados em acessibilidade, existe um modelo de briefing determinado
para qualquer tipo de ambiente;
II – O briefing, por conter todas as informações significativas do projeto, pode ter a função de contrato, entre o cliente e o designer;
III – As informações contidas no briefing devem ser compreendidas de forma clara não só pela equipe de design, mas também pelo cliente;
IV – O desenvolvimento de um briefing completo e bastante detalhado é imprescindível em todos os projetos.
É correto o que se afirma em:
A – I e III, apenas.
B – II e III, apenas.
C – I, II e III, apenas.
D – II, III e IV, apenas.
E – I, II e IV, apenas.
B – II e III, apenas.
II – O briefing, por conter todas as informações significativas do projeto, pode ter a função de contrato, entre o cliente e o designer;
III – As informações contidas no briefing devem ser compreendidas de forma clara não só pela equipe de design, mas também pelo cliente;
“A criatividade e a cultura são recursos inesgotáveis. Além de estarem entre as grandes apostas da chamada “indústria criativa”, elas reforçam a importância de buscar ações cada vez mais inovadoras para potencializar o desenvolvimento
sustentável em diversos setores que movimentam a economia. Mais do que preservar identidades e valores regionais, a sustentabilidade na economia criativa pode representar novas oportunidades de emprego, mais consciência ambiental, mais competitividade para as empresas e boas ideias.”
Conforme apontado no texto, é preciso buscar ações inovadoras para promoção da economia e da sustentabilidade e, para isto, é preciso criatividade. Porém, durante o processo projetual, o designer pode se deparar com alguns bloqueios criativos, que
podem atrapalhar o processo de criação, realizado na etapa de Geração de Alternativas. Estes bloqueios podem acontecer pela falta do exercício frequente da criatividade no dia a dia, como também porque, muitas vezes, o designer se deixa bloquear por atitudes pouco criativas.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação às atitudes que o designer deve tomar, durante o processo criativo:
I ( ) Focar na primeira solução encontrada
II ( ) Ignorar alternativas que, a princípio, não têm lógica
III ( ) Flexibilizar e quebrar regras e padrões preestabelecidos
IV ( ) Trabalhar com os erros, aprendendo e descobrindo novos caminhos
A sequência correta é:
A – V – F – V – V
B – F – F – V – V
C – V – V – V – F
D – F – V – F – V
E – F – V – V – F
B – F – F – V – V
I (F) Focar na primeira solução encontrada
II (F) Ignorar alternativas que, a princípio, não têm lógica
III (V) Flexibilizar e quebrar regras e padrões preestabelecidos
IV (V) Trabalhar com os erros, aprendendo e descobrindo novos caminhos
Carla, designer, foi contratada para desenvolver uma nova coleção de roupas e acessórios para uma loja de departamentos. Para organizar melhor o seu projeto, decidiu utilizar como base o método proposto por Löbach, apresentado na rota, que é desenvolvido a partir de quatro etapas básicas.
Neste contexto, observe as quatro etapas do método proposto por Löbach e enumere, na ordem de correspondências, as atividades que estão relacionadas a cada uma delas.
I. Geração
II. Avaliação
III. Realização
IV. Preparação
( ) Refinar e viabilizar a produção da solução
( ) Produzir ideias; utilização de ferramentas de criação
( ) Verificar alternativas; selecionar as melhores ideias
( ) Conhecer o problema; levantar e analisar informações
Marque a alternativa correspondente à enumeração correta da relação entre etapas e atividades:
A – I, VI, II, III
B – II, I, IV, III
C – III, I, II, IV
D – III, II, IV, I
E – IV, III, I, II
C – III, I, II, IV
(Realização) Refinar e viabilizar a produção da solução
(Geração) Produzir ideias; utilização de ferramentas de criação
(Avaliação) Verificar alternativas; selecionar as melhores ideias
(Preparação) Conhecer o problema; levantar e analisar informações
“Está claro que o ChatGPT é uma ótima ferramenta, mas seu impacto sobre a criatividade e o potencial de inovação das empresas depende diretamente de como iremos utilizá-la.
Assim como na adoção de outras tecnologias, devemos pensar estrategicamente sobre seu uso e em como isso contribui para nossa saúde, performance e desenvolvimento. […] Entender a fundo como funciona o comportamento humano nos ajudará a adequar rotinas e processos para que as empresas tenham o melhor dos dois mundos, utilizando a tecnologia para potencializar as habilidades humanas e vice-versa.”
Conforme apontado no texto, a utilização de ferramentas de inteligência artificial pode ser um bom auxílio à criatividade, porém, é preciso que o designer entenda a melhor forma de inserir esta ferramenta no processo para gerar ideias. Conforme apontado por Baxter (2001), a criatividade é entendida como um processo e pode ser estudada a partir da compreensão de etapas, que são Inspiração inicial, Preparação, Incubação, Iluminação, Verificação.
Considerando as etapas do processo criativo apontadas por Baxter, aponte nas alternativas a seguir, aquela que apresenta uma afirmação correta a respeito da etapa de Incubação.
A – Analisar o processo criativo para poder selecionar as melhores alternativas.
B – Desenvolver estudos em diferentes fontes e observar demandas projetuais.
C – Coletar e organizar informações a respeito do problema identificado.
D – Processar, de forma consciente ou não, as informações a respeito do problema.
E – Observar os produtos que estão ao redor e identificar oportunidades ou demandas.
D – Processar, de forma consciente ou não, as informações a respeito do problema.
Durante o desenvolvimento de um projeto de design, existem muitas técnicas e ferramentas que podem ser utilizadas para ajudar a contornar os bloqueios mentais.
Em um projeto de identidade visual, seu cliente pede para que sua equipe apresente diferentes alternativas, a partir do desenvolvimento das partes isoladas do logo final.
Ou seja, são feitos os estudos das fontes, são feitas opções de símbolos – entre outros elementos –, separadamente, para que depois possam ser combinadas e estudadas em conjunto.
Considerando a aplicação deste processo criativo e as técnicas criativas abaixo, assinale a alternativa que corresponde à exploração de soluções a partir do
desenvolvimento dos componentes individualmente.
A – 635
B – Mapa Mental
C – Brainstorming
D – Brain Dumping
E – Matriz Morfológica
E – Matriz Morfológica
“A história do celular começa com seu primeiro lançamento em 1973, pelo engenheiro eletrônico Martin Cooper. Nos primeiros anos, os equipamentos pesavam muito e eram enormes, além de custarem gritantes US$ 4 mil. Hoje em dia, praticamente
qualquer um pode ter um aparelho de baixo custo, pesando menos de 0,5 kg e menor do que a mão.”
No desenvolvimento de inovações, seja por meio de melhorias, ou com a criação de produtos completamente novos, é importante produzir um estudo da Evolução Histórica dos produtos, para entender como surgiram e como se deu o processo evolutivo ao longo dos anos.
De acordo com as informações apontadas nas aulas, a respeito da aplicação da ferramenta Evolução Histórica, relacione a numeração dos tópicos sugeridos com as perguntas correspondentes, de acordo com o contexto do estudo do aparelho celular:
Tópicos sugeridos para aplicação da ferramenta Evolução Histórica:
I. Evolução do objeto genérico
II. Evolução do objeto específico
III. Evolução do hábito/necessidade
Questionamentos feitos pelo designer para cada tópico sugerido:
( ) Como surgiu o primeiro celular? Quem inventou? Quais eram os materiais? Como eram fabricados?
( ) Quais novas tecnologias surgiram após o surgimento do primeiro celular? O que mudou nos celulares ao longo dos anos?
( ) Como as pessoas se comunicavam antes da criação do celular? Em longas distâncias, que aparelhos utilizavam?
Marque a alternativa correspondente à enumeração correta da relação entre etapas
e atividades:
A – I, II, III
B – II, I, III
C – II, III, I
D – III, II, I
E – III, I, II
A – I, II, III
(Evolução do objeto genérico) Como surgiu o primeiro celular? Quem inventou? Quais eram os materiais? Como eram fabricados?
(Evolução do objeto específico) Quais novas tecnologias surgiram após o surgimento do primeiro celular? O que mudou nos celulares ao longo dos anos?
(Evolução do hábito/necessidade) Como as pessoas se comunicavam antes da criação do celular? Em longas distâncias, que aparelhos utilizavam?
“A criatividade não é algo exclusivo de artistas. Nos dias de hoje, o pensamento criativo é fundamental para ter ideias, materializá-las e lidar com os imprevistos no meio do caminho. E, como qualquer competência, ela pode — e deve — ser desenvolvida nas escolas.
Quando olhamos para o pensamento criativo em si, quanto mais repertório diverso eu tenho, de qualquer natureza, maior é minha capacidade criativa. Quanto mais eu consigo entender que a opinião do outro é importante, maior é o potencial criativo que
eu posso desenvolver. Quanto mais flexibilidade eu tiver, provavelmente melhores serão os meus projetos e as minhas criações.”
Entendemos que, para desenvolver projetos, além de criatividade, é preciso repertório, ou seja, conhecimentos, que, em design, podemos explorar a partir da Análise do Problema, para podermos estudar a oportunidade de projeto sob diferentes pontos de vista.
Com base nos direcionamentos de pesquisa para o desenvolvimento da Análise do Problema, avalie as afirmações a seguir a respeito das indicações de procedimentos:
I – Desenvolver estudos de Estimativa de Mercado, identificando as características dos produtos similares.
II – Estudar a Evolução Histórica do produto, reunindo o máximo de informações sobre o produto, que podem ser organizadas em uma linha do tempo.
III – Fazer a Análise de Tendências, buscando informações a respeito da relevância econômica do projeto, incluindo potenciais usuários.
IV – Realizar uma Pesquisa por Imersão, investigando os pontos positivos e negativos da relação entre os usuários e os produtos similares.
É correto o que se afirma em:
A – I e II, apenas.
B – II e III, apenas.
C – II e IV, apenas.
D – II, III e IV, apenas.
E – I, II, III e IV, apenas.
C – II e IV, apenas.
II – Estudar a Evolução Histórica do produto, reunindo o máximo de informações sobre o produto, que podem ser organizadas em uma linha do tempo.
IV – Realizar uma Pesquisa por Imersão, investigando os pontos positivos e negativos da relação entre os usuários e os produtos similares.
“Como profissionais de design de interiores, temos a responsabilidade de pensar e desenhar espaços que sejam acessíveis, funcionais e visualmente atraentes. Isto envolve a compreensão das necessidades individuais de todos os clientes e a criação de soluções personalizadas para atender às diferentes necessidades. A acessibilidade não deve ser vista como um desafio, mas como uma oportunidade para criar ambientes que promovam o conforto, o bem-estar e a inclusão de todos os indivíduos.
Em resumo, o design de interiores e a acessibilidade estão intrinsecamente ligados.
Ao integrar os princípios de acessibilidade no nosso trabalho, podemos contribuir para a construção de ambientes onde todas as pessoas, independentemente das suas capacidades físicas, podem desfrutar de uma vida plena e participativa na comunidade.”
Percebemos que os projetos de design, incluindo os que promovem a acessibilidade, podem ser atividades de alta complexidade, envolvendo um grande número de normas e variáveis. Neste sentido, compreendemos que é importante utilizar métodos e ferramentas como forma de organizar o processo projetual.
No que diz respeito à aplicação do método no projeto, avalie as afirmações a seguir:
I – A utilização de um método no projeto é uma garantia de sucesso
II – O papel do designer, no projeto, pode continuar após o início da produção do produto
III – Quanto mais complexo é o projeto de design, mais necessária é a utilização de um método
IV – As etapas do método não precisam ser seguidas de forma contínua, podendo haver retornos
É correto o que se afirma em:
A – I e III
B – II e III
C – I, II e III
D – II, III e IV
E – I, II e IV
D – II, III e IV
II – O papel do designer, no projeto, pode continuar após o início da produção do produto
III – Quanto mais complexo é o projeto de design, mais necessária é a utilização de um método
IV – As etapas do método não precisam ser seguidas de forma contínua, podendo haver retornos
“A aposta da plataforma de e-commerce Mercado Livre em produtos mais sustentáveis tem dado certo, é o que aponta a nova edição do estudo Tendência de consumo online com impacto positivo. De acordo com a pesquisa, o consumo desses itens cresceu 40% no Brasil, ficando acima da média da América Latina, cujo crescimento foi de 30%. Os dados foram coletados no período de abril de 2022 a março 2023, entre os milhares de usuários do Mercado Livre no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.”
Pesquisas de comportamento de consumo dos usuários são muito importantes para o monitoramento de resultados dos produtos, assim como para obter dados para o desenvolvimento de produtos completamente novos.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação às ações que devem ser aplicadas na Análise de Resultados de um produto, como no caso de produtos sustentáveis, que têm tido boa recepção no mercado, de acordo com a matéria.
I ( ) A manutenção de um produto no mercado está ligada à resposta dos usuários, independentemente do retorno financeiro.
II ( ) Os resultados obtidos por pesquisas podem apontar erros estéticos, como por exemplo no processo de fabricação, ou no transporte.
III ( ) Uma forma de analisar os resultados de um produto é comparar os dados obtidos pelo produto no mercado, com as expectativas descritas no briefing.
IV ( ) Os produtos que alcançam estabilidade no mercado, não são uma garantia de sucesso por muito tempo, pois novos produtos e tecnologias podem surgir.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a sequência correta:
A – V – V – V – F
B – V – V – F – F
C – V – F – V – F
D – F – V – F – V
E – F – F – V - V
E – F – F – V - V
I (F) A manutenção de um produto no mercado está ligada à resposta dos usuários, independentemente do retorno financeiro.
II (F) Os resultados obtidos por pesquisas podem apontar erros estéticos, como por exemplo no processo de fabricação, ou no transporte.
III (V) Uma forma de analisar os resultados de um produto é comparar os dados obtidos pelo produto no mercado, com as expectativas descritas no briefing.
IV (V) Os produtos que alcançam estabilidade no mercado, não são uma garantia de sucesso por muito tempo, pois novos produtos e tecnologias podem surgir.