Meninges e Liquor Flashcards
A aracnóide constitui, no embrião, um só folheto com qual outra meninge?
Pia-máter.
A aracnoide e a pia-máter, que no embrião constituem um só folheto são, por vezes, consideradas como uma formação única, a leptomeninge, ou meninge fina, distinta da paquimeninge, ou meninge espessa, constituída pela dura-máter.
Qual meninge possui tecido conjuntivo rico em fibras colágenas?
Dura-máter.
Há diferença entre a dura-máter do encéfalo e da medula?
Sim. A dura-máter do encéfalo possui os folhetos externo e interno, diferentemente da medula que possui somente o folheto interno.
O folheto externo adere intimamente aos ossos do crânio e comporta-se como periósteo destes ossos, mas sem capacidade osteogênica. → isso dificulta a consolidação de fraturas no crânio e torna impossível a regeneração de perdas ósseas na abóbada craniana.
Há espaço epidural no encéfalo?
Por conta dessa aderência entre o folheto externo e os ossos do crânio, não há espaço epidural no encéfalo. Em alguns traumas, há o deslocamento do folheto externo da dura-máter da face interna do crânio e a formação de hematomas epidurais.
Qual meninge é ricamente inervada?
A dura-máter.
Qual é a principal artéria que irriga a dura-máter?
Artéria Meníngea Média
O encéfalo possui terminações nervosas sensitivas?
Não.
Como o encéfalo não possui terminações nervosas sensitivas, toda a sensibilidade intercraniana se localiza na dura-máter e nos vasos sanguíneos, assim, pela maioria das dores de cabeça.
A dura-máter é homogênea?
Não. Presença de pregas.
O que a incisura da tenda pode lesar?
O mesencéfalo e os nervos troclear e oculomotor, que nele se originam.
Qual meninge delimita a cavidade trigeminal, que contém o gânglio trigeminal?
Dura-máter.
Os dois folhetos da dura-máter se separam, delimitando as cavidades. Um delas é o cavo trigeminal, que contém o gânglio trigeminal.
Outras cavidades são revestidas de endotélio e contém sangue, constituindo os seios da dura-máter.
A maioria dos seios tem secção triangular e suas paredes, embora finas, são mais rígidas que a das veias.
Onde o sangue no encéfalo é drenado?
O sangue vindo do globo ocular e das veias do encéfalo é drenado para os seios da dura-máter e destes para as veias jugulares internas. Os seios comunicam-se com veias da superfície externa do crânio através de veias emissárias, que percorrem forames ou canalículos que lhes são próprios, nos ossos dos crânio.
Qual é a continuação do seio transversal?
Continuação do seio transverso até o forame jugular, onde continua diretamente com a veia jugular interna.
O seio sigmoide é continuação de qual seio?
- Continuação do seio transverso até o forame jugular, onde continua diretamente com a veia jugular interna.
- O seio sigmoide drena a quase totalidade do sangue venoso da cavidade craniana.
O que o seio reto recebe?
O seio sagital inferior e a veia cerebral magna, terminando na confluência dos seios.
Há pequena quantidade de líquido no espaço subdural?
Membranas muito delicadas, justaposta à dura-máter, da qual se separa por um espaço virtual, o espaço subdural, contendo pequena quantidade de líquido necessário à lubrificação das superfícies de contato das duas membranas.
A distância entre a pia-máter e a aracnoide, ou seja, a profundidade do espaço subaracnóideo é variável?
Sim.
A distância entre a pia-máter e a aracnoide, ou seja, a profundidade do espaço subaracnóideo é variável, sendo muito pequena no cume dos giros e grande nas áreas onde parte do encéfalo se afasta da parede craniana. Formam-se assim, nessas áreas, dilatações do espaço subaracnoideo, as cisternas subaracnoideas contém grande quantidade de liquor.
O que é membrana pio-glial?
Pia-máter - mais interna das meninges - adere à superfície do encéfalo e da medula, acompanhando até o fundo dos sulcos cerebrais. Sua porção mais profunda recebe numerosos prolongamentos dos astrócitos do tecido nervoso, constituindo assim a membrana pio-glial.
O que a pia-máter traz aos órgãos nervosos?
A pia-máter dá resistência aos órgãos nervosos.
Qual meninge acompanha os vasos que penetram no tecido nervoso a partir do espaço subaracnoideo?
A pia-máter acompanha os vasos que penetram no tecido nervoso a partir do espaço subaracnoideo, formando a parede externa dos espaços perivasculares. Há o prolongamento do espaço subaracnoideo, contendo liquor, que forma um manguito protetor em torno dos vasos, muito importante para amortecer o efeito da pulsação das artérias ou picos de pressão do tecido circunvizinho.
Há fusão entre a pia e a adventícia do vaso?
Os espaços perivasculares envolvem os vasos mais calibrosos até uma pequena distância e terminam por fusão da pia com a adventícia do vaso.
De que os plexos coroides são formados?
Plexos corioides - estrutura enovelada formada por dobras da pia-máter, vasos sanguíneos e células ependimárias modificadas.
O liquor pode ser produzido sem plexos coroides?
Estudos mais recentes demonstram que o líquor é produzido mesmo na ausência de plexos corioides. O epêndima das paredes ventriculares é responsável por 40% do total de liquor formado.
Onde existem plexos corioides?
Existem plexos corioides nos ventrículos laterais, que mais produzem, (corno inferior e parte central) e no teto do III e IV ventrículo.
Além da proteção mecânica, quais outras funções?
Manter o meio químico estável
Excreção de produtos tóxicos
Veículos de comunicação entre diferentes áreas do SNC.
Quais são os tipos de hidrocefalia?
- hidrocefalia comunicante → aumento na produção ou deficiência na absorção de liquor, em razão de processos patológicos dos plexos corioides ou dos seios da dura-máter e granulações aracnóideas.
- hidrocefalia não comunicante → muito mais frequentes e resultam de obstruções no trajeto do liquor.
O que ocorre quando se comprimem no pescoço as veias jugulares internas?
Estase sanguínea. Quando se comprimem no pescoço as veias jugulares internas que drenam o sangue do encéfalo, há estase sanguínea → imediato aumento de pressão intracraniana que se reflete na pressão liquórica.
Qual exame deve ser feito quando há suspeita de hipertensão craniana?
Exame de fundo de olho. Havendo suspeita de hipertensão craniana, deve-se fazer sempre um exame de fundo de olho. O nervo óptico é envolvido por um prolongamento do espaço subaracnóideo, levando à compressão do nervo óptico. isso causa obliteração da veia central da retina, a qual passa em seu interior, o que resulta em ingurgitamento das veias da retina, com edema da papila óptica.