memória Flashcards

1
Q

O que é a memória?

A

meio através do qual nós retemos e recordamos as nossas experiências passadas para usar essa informação no nosso presente. É o processo através do qual a informação é adquirida (codificação), armazenada (armazenamento) e recuperada (recuperação). A recuperação pode ser por evocação ou reconhecimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Codificação

A

transformamos informação sensorial em representações mentais que podem ser guardadas na memória.
formas de codificação:
.armazenamento de curto prazo- o som da informação tem mais impacto na codificação do que a visão, somos mais propensos a esquecer informação visual
.armazenamento de longo prazo- a informação temporariamente guardada na memória de trabalho é codificada por via acústica. a maior parte da informação guardada a longo prazo é primeiramente codificada através da semântica. movemos mais informação para memória de longo termo quando usamos codificação semântica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

recordação

A

-processamento paralelo ou sequencial?
realizam-se múltiplas recordações ao mesmo tempo ou a recordação é sucessiva
-um processamento exaustivo ou findável?
estão sempre a verificar-se todas as opções mesmo que já haja correspondência ou o participante olha para a lista para verificar apenas os dígitos que precisa para a resposta

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

qual o modelos de processamento de recordação que é prevalente?

A

modelo exaustivo sequencial

o tempo de resposta aumenta consoante o tamanho do quadro de possíveis respostas, mas o tempo de respostas para respostas negativas ou positivas foi praticamente o mesmo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Modelo Modal de Atkinson e Schiffrin

memória sensorial

A

existe memória sensorial, memória a curto termo e memória a longo termo.
memória sensorial- sistema pré-atencional que armazena impressões sensoriais. armazena informação auditiva e visual

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Modelo Modal de Atkinson e Schiffrin

memória de curto termo

A

memória de curto termo- sistema de armazenamento de curta duração (30 seg a 1 min) se a informação não for repetida, a retenção máxima de informação é 30 minutos. predomina a via acústica. Todos temos acesso a esta estrutura da memória e esta retém mais do que alguns itens.
a nossa capacidade de memorização é de 5+-2 itens, podem ser dígitos ou palavras. algum atraso ou interferência pode provocar uma quebra da capacidade dos sete itens.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Modelo Modal de Atkinson e Schiffrin

memória de longo termo

A

diz respeito ao sistema de armazenamento mais duradouro, compreendendo a memória do dia a dia e permitindo a conservação duradoura de informação- de 30 minutos a décadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Níveis de processamento

A

superficial: tempo e atenção muito limitados, a memória é praticamente inexistente, perde-se facilmente

intermédio: é possível reconhecer o estímulo e atribuir uma categorização. a memória mantém-se para perceber o que significa

mais profundo: representações de significado do que é que o conceito significa ou não. ativa mais memórias e estabelece relações com o que está no sistema cognitivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Modelo dos níveis de processamento
Craik & Lockhart

A

-a memória não compreende nenhum número de estruturas separadas, mas sim um número de estruturas variadas e sequenciais que fazem chegar a um nível de codificação mais profundo.
-o nível de profundidade com que uma informação é armazenada depende da forma como é codificada, quanto maior a profundidade, maior a probabilidade de ser recordado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Modelo da Memória de Trabalho
Baddeley & Hitch

A

-esboço viso espacial
-circuito fonológico
-central exclusivo
-sistemas escravos subsidiários
-tampão episódico

Este modelo tem a ver com o sistema de controlo atencional. É este que regula e direciona a informação para os sistemas escravos, trata dos processamentos de uma forma controlada, inibe respostas automáticas e é responsável por atenção seletiva, alternância de planos, dual tasking e ativação temporária de memória a longo termo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Esboço viso espacial

modelo da memória de trabalho

A

guarda algumas imagens visuais
armazenamento e manipulação de informação visual e espacial
permite a criação de imagens mentais
o quê e quando

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Circuito fonológico

modelo da memória de trabalho

A

contém o discurso interior para a compreensão verbal e para o ensaio acústico

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

central executivo

modelo da memória de trabalho

A

coordena atividades atencionais e governa as respostas. decide qual a informação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

sistemas escravos

modelo da memória de trabalho

A

trabalham noutras tarefas percetivas ou cognitivas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

tampão episódico

modelo da memória de trabalho

A

reúne informação do esboço viso espacial, circuito fonológico e da memória a longo prazo numa representação episódica única. integra informações de diferentes partes da memória de trabalho para que faça sentido. sistema de integração de matéria, ligação das informações dos outros dois sistemas. criação de unidades integradas de informação que podem ser usadas na criação de novos conceitos (são ligados à MLP e a linguagem semântica)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Taxonomia dos sistemas da memória- longo prazo

A

.explícita(declarativa)
fazemos um esforço consciente e descrevemos o que está guardado na nossa memória- é declarativa porque é verbalizável.
.implícita(não declarativa)
demonstramos que temos memória ao mostrar comportamentos, sem conseguir explicá-la.

17
Q

memória declarativa pode ser:

A

-episódica: memória de episódios pessoais, autobiográficos. forma-se no hipocampo
-semântica inclui acontecimentos gerais, conceitos, significados. é igual para todas as pessoas. forma-se no epicentro. mais resistente ao tempo e idade

18
Q

Esquecimento

A

torna-se mais lento passado um ano- o conteúdo e memórias associadas ao evento estabilizam nessa altura
há uma pior recordação da reação emocional do que há do “onde” e “quem”
uma curva de memória mostra um esquecimento substancial em períodos curtos de tempo e depois entra no ciclo de esquecimentos que ocorrem entre intervalos maiores.

19
Q

Teoria da Interferência

A

o esquecimento ocorre porque umas tarefas de recordação afetam outras tarefas de recordação
-interferência positiva: quando material aprendido no passado interfere na aprendizagem de um novo material- ocorre antes da aprendizagem que é suposto ser relembrada
-interferência retroativa: quando uma nova aprendizagem interfere na recuperação de um material antigo- ocorre depois de aprendermos alguma coisa

20
Q

Teoria da deterioração

A

a memória é esquecida por causa do desaparecimento gradual do traço mnésico. a informação primária vai desaparecendo gradualmente a não ser que seja feita alguma coisa para a manter intacta. a deterioração existe mas a interferência é o que tem mais expressão na perda de memória.