Membrana Plasmática Flashcards
Quais são as funções da membrana plasmática?
A membrana plasmática possui várias funções: delimitação espacial da célula, proteção, revestimento e permeabilidade seletiva.
A membrana plasmática é uma bicamada fosfolipídica. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
De que modo os fosfolipídeos estão dispostos na membrana plasmática?
Os fosfoslipídeos estão dispostos de forma que suas extremidades hidrofílicas fique voltadas para o meio interno e externo. Já as partes hidrofóbicas compõem apenas a parte interna.
O transporte de outras moléculas através da membrana plasmática é feito de maneira seletiva. verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
No meio da matriz lipídica são encontradas certas moléculas de proteínas, as quais apresentam baixa capacidade de movimentação e deslocamento. Verdadeiro ou falso?
Falso. As moléculas de proteínas encotradas na matriz lipídica apresentam uma grande capacidade de deslocamento e movimentação.
As moléculas de proteínas, localizadas na matriz lipídica, possuem um papel importante na retenção e no transporte de outras moléculas através da membrana plasmática. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
As substâncias lipossolúveis são transportadas pelas moléculas proteícas do meio externo para o interno. Verdadeiro ou falso?
Falso. As substâncias lipossolúveis passam diretamente pela dupla camada lipídica, sem precisar de uma molécula transportadora.
As substâncias que são lipossolúveis transpõem a membrana passando diretamente pela dupla camada lipídica. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Apesar de funções distintas, todas as membranas biológicas possuem uma estrutura geral comum. Qual estrutura é essa?
Cada membrana, independente do tipo, é constituída por uma fina película de moléculas de lipídeos e proteínas unidas principalmente por interações não covalentes.
As membranas celulares são estruturas fixas e estáticas e a maioria de suas moléculas têm seu lugar bem definido no plano da membrana. Verdadeiro ou falso?
Falso. As membranas celulares são estruturas dinâmicas, fluidas e grande parte de suas moléculas movem-se pelo plano da membrana.
As moléculas lipícicas são organizadas como uma camada dupla contínua. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Quais são os lipídeos de membrana? Qual deles é mais abundante em células animais?
Fosfoglicerídeos, esfingolipídeos e esterois são os principais lipídepos que formam as membranas biológicas. A molécula lipídica mais abundante, nas células animais, são os fosfoglicerídeos.
Todas as moléculas lipídicas das membranas são hidrofóbicas. Verdadeiro ou falso?
Falso. Todas as moléculas de lipídeos de membrana são anfipáticas.
Qual é o tipo de lipídeo mais abundante da membrana?
Fosfolipídeos
Os fosfolpídeos possuem uma cabeça polar e duas caudas. É correto afirmar que umas das caudas é saturada e a outra insaturada? Explique.
Sim, uma das caudas possui uma ou mais ligação cis-atuante (insaturada) e a outra não. É possivel nitidamente diferenciar as duas caudas, já que a dupla ligação da cauda insaturada cria uma pequena dobra.
As diferenças no comprimento e na saturação das caudas e dos ácidos graxos influenciam como as moléculas fosfolipídicas encaixam-se umas nas outras, afetando a fluidez da membrana. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Os fosfolipídeos são divididos em diversas classes,entre elas a dos esfingolipídeos. Como é caracterizada essa classe?
Os esfingolipídeos têm como característica a esfingosina no lugar do glicerol. A esfingosina é uma longa cadeia acil com um grupo amino e dois grupos hidroxila em uma extremidade. Um classico exemplo desse tipo de fosfolipídeo é a esfingomielina
Caracterize os fosfoglicerídeos.
Os fosfoglicerídeos possuem uma cadeia principal de glicerol de três carbonos. Duas longas cadeias de ácidos graxos são unidas por pontes ésteres aos átomos de carbonos adjacentes do glicerol, e o terceiro átomo do glicerol está ligado a um grupo fosfato, que, por sua vez, é ligado a um entre vários tipos de gupamentos de cabeças.
Em que caso os lipídeos de membrana formam micelas?
Os lipídeos de membrana formam micelas caso tenham forma cônica.
Em que caso os lipídeos de membrana formam bicamadas lipídicas?
Os lipídeos de membrana formam bicamadas lipídicas quando os mesmos possuem forma cilíndrica.
O que é o flip flop?
Flip flop é um movimento raro, no qual as moléculas fosfolipídicas migram de um lado para o outro da monocamada.
É impossivel as moléculas lipídicas trocarem de lugar com suas vizinhas da mesma monocamada. Verdadeiro ou falso?
Falso. É possível de uma molécula lipídica da membrana trocar de lugar com outra molécula adjecente. Esse fonômeno é denominado difusão lateral.
Como é possível enrijecer as membranas biológica?
As membranas biológicas podem se tornar rígidas quando há presença de esteróis, como o colesterol, nela. Além de enrijecer, a fluidez também diminui.
De quais maneiras as proteínas podem se associar a bicamada lipídica?
As proteínas podem se associar a bicamada lipídica de maneira transmembrânica, ligada a lipídeos, ligada a outras proteínas ou ser associada à monocamada por meio de uma alpha-Hélice.