Introdução ao endereçamento de proteínas Flashcards
O retículo endoplasmático rugoso está relacionado à síntese de proteínas destinadas à secreção. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
O retículo endoplasmático liso está associado à síntese de lipídeos e a desintoxicação celular. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Qual é a importância das sequências-sinal?
As sequências-sinal determinam o destino das proteínas. Elas estão localizadas no início das moléculas proteicas e ajuam a guiá-las até o RE, no qual são reconhecidas por partículas de reconhecimento de sinal (SRP),que as encaminham ao translocador da membrana do RE.
O RE liso é responsável pela síntese de fosfolipídeos e colesterol, essenciais para a formação de membranas celulares. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Há alguma diferença entre proteínas solúveis e transmembrana em relação à síntese no RE? Explique.
Sim. As proteína solúveis são translocadas completamente para o lúmen do RE, equanto as proteínas transmembranas possuem domínios hidrofóbicos que as fixam na bicamada lipídica.
O que garante com que algumas proteínas interajam apenas no RE e não em outras membranas?
Essa garantia de interação única com o RE é dada pela presença de sequências-sinal específicas e pela interação com o translocador do RE. Esses dois fatores permitem que a proteína vá para a localização correta.
O que é a glicosilação de proteínas no RE?
A glicosilação no RE envolve a adição de oligossacarídeos N-ligados a resíduos de asparagina, essencial para a função e estabilidade da proteína.
Qual relação os oligossacarídeos têm com o enovelamento de proteínas?
Os oligossacarídeos ajudam a marcar o estado de enovelamento de uma proteína. Isso ocorre quando esses açúcares são modificados por ação enzimática, permitindo que moléculas proteicas enoveladas incorretamente sejam reconhecidas e direcionadas para a degradação.
As proteínas mal enoveladas são marcadas por ubiquitinação e transportadas para o citosol, no qual são degradadas pelo proteassoma. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Qual é o papel das chaperonas na resposta à proteína desenovelada?
Alguns tipos de chaperonas, como a BiP, auxiliam no enovelamento correto das proteínas, e, em casos de erros, ativam a resposta à proteína desenoveladora (UPR) para restaurar a homeostase.
Qual a importância das proteínas glicolisadas para o transporte intraclular?
As proteínas glicolisadas são reconhecidas por recepitores específicos que facilitam seu transporte entre organelas.