Medicina Nuclear Flashcards

1
Q

Em que consiste a medicina nuclear de um modo muito geral? E quais as suas duas áreas de aplicação?

A

É um ramo da medicina e da imagem médica que usa as propriedades nucleares da matéria em diagnósticos e terapia.

Muitos dos processos em medicina nuclear usam radioisotopos e radiofármacos.

  • Nos diagnósticos, as substâncias radioativas são administradas aos pacientes e a radiação emitida é medida. A maior parte desses testes de diagnóstico envolve a formação de uma imagem usando uma câmara gama. Essa imagem pode ser referenciada como imagem de radionuclídeos ou cintigrafia nuclear.
  • Em terapia, os radionuclídeos são administrados para tratar doenças ou para proporcionar algum alívio da dor.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que difere a MN das outras modalidades de imagem médica?

A

A medicina nuclear difere da maioria das modalidades de imagem médica, uma vez que os testes mostram o funcionamento fisiológico do sistema que está a ser investigado, em vez de mostrarem apenas a sua anatomia.

  • mostra a causa da doença
  • função dos órgãos e tecidos

Em alguns centros, as imagens de medicina nuclear podem ser sobrepostas a imagens obtidas por outros métodos (TC, MRI, etc.) para realçar qual a parte do corpo em que o radiofármaco está concentrado. Esta prática é muitas vezes referida como fusão de imagem ou co-registo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A medicina nuclear utiliza pequenas quantidades de substâncias radioativas ou “traçadores” para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Sendo um elemento igualmente apropriado para diagnostico e para tratamento. V ou F?

A

F. A medicina nuclear utiliza pequenas quantidades de substâncias radioativas ou “traçadores” para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Existem elementos que são mais apropriados para diagnostico (ex FDG19) e outros para tratamento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A maior parte dos testes de diagnóstico envolve a formação de uma imagem usando uma câmara gama ou câmara de cintilação. Dois pontos a reter à cerca da mesma?

A
  • transformação das emissões em imagens
  • informações de como se encontra a função do órgão em estudo
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual o papel do médico nuclear?

A
  • interpreta estes estudos (ou cintilografias)
  • determina qual a causa da doença
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A MN destaca-se por ser a única técnica a revelar dados sobre a anatomia e a função dos órgãos, sendo uma maneira de coletar informações de diagnóstico médico que, de outra forma, não estariam disponíveis (requereriam cirurgia ou exames de diagnóstico mais caros). O que mais a caracteriza?

A

O facto de que utiliza técnicas seguras e indolores para formar imagens do corpo e tratar doenças.

Notar que a avaliação funcional realizada pela medicina nuclear traz, muitas vezes, informações diagnósticas de forma precoce em diferentes patologias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais os principais passos na realização de um exame de MN?

A

3 passos principais:

  • administração do traçador (via oral, inalação ou intravenosa). A quantidade de material radioativo usado é medida especificamente para garantir os resultados mais precisos dos exames, limitando, ao mesmo tempo, a quantidade de exposição à radiação. A quantidade do material radioativo é absorvida pelo corpo
  • aquisição de imagens, que pode variar de poucas horas a alguns dias, dependendo do tipo de exame a ser realizado. É usada uma câmara especial para tirar fotografias de seu corpo. Possui detetores especiais que podem captar a imagem dos materiais radioativos localizados dentro do corpo.
  • análise das imagens: A imagem, gravada em filme ou em um computador, é, então, avaliada por seu médico.

Nota: O exame de medicina nuclear não exige nenhum preparo especial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Para que casos a medicina nuclear é indicada?

A
  • Danos fisiológicos ao coração;
  • Restrição do fluxo sanguíneo ao cérebro;
  • Tireóide, rins, fígado e pulmões;
  • Tratamento do hipertireoidismo;
  • Alívio da dor para certos tipos de cancro dos ossos
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Como surge a Radiação Gama? Qual a sua faixa de energia?

A

Surgem a partir de reações nucleares e têm energias associadas com níveis de excitação nuclear, tipicamente na faixa de 30 KeV a 3 Mev

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Para que é usada a câmara gama?

A

A câmara gama é capaz de detectar a radiação gama emitida pela substância radioativa administrada ao paciente. Essa radiação gama é utilizada para mapear e quantificar a distribuição da substância no tecido do paciente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Qual o princípio de funcionamento da Camara Gama?

A

A partícula, ao atravessar o material cintilador, colide com eletrões atômicos através do Efeito Fotoeléctrico ou Efeito de Compton

O eletrão é promovido para um nível de energia superior deixando uma vaga no seu estado natural

Após um curto período de tempo o eletrão da orbital acima decai para o estado de energia inferior emitindo radiação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que ocorre numa camara gama, quais os principais componentes e como funciona?

A

Numa câmara gama ocorre a deteção e registro da radiação gama emitida por um paciente que recebeu uma substância radioativa, como parte de um procedimento de medicina nuclear, como a cintilografia.

Os principais componentes e o processo geral:

  • Fonte de radiação gama: O paciente é administrado com um radiofármaco, uma substância que contém um radionuclídeo emissor de radiação gama. Este radionuclídeo emite radiação gama em direções aleatórias.
  • Detetores: A câmara gama possui uma matriz de detetores dispostos ao redor do paciente. Esses detetores podem ser feitos de materiais como iodeto de sódio (NaI) ou germânio dopado com lítio (Ge(Li)). Quando a radiação gama interage com esses detetores, ela gera sinais elétricos proporcionais à energia da radiação absorvida.
  • Eletrônica de processamento: Os sinais elétricos gerados pelos detetores são enviados para eletrônicos de processamento, que amplificam, digitalizam e registram os sinais.
  • Formação da imagem: Os sinais processados são utilizados para reconstruir imagens 3D que representam a distribuição da radiação gama no corpo do paciente.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quem desenvolveu a câmara gama?

A

Hal Anger na décade de 60

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qual a diferença entre camara gama, SPECT e PET? (poucas certezas da resposta)

A
  • Camara gama é um PET a uma dimensão, não gerava nem imagens 2D nem 3D. Tinhamos o emissor (fornecíamos a dose de radiofármaco ao paciente) e ele emitia radiação e nós mediamos em somente uma dimensão. Só víamos a coincidência = onde acontecia a coincidncia → é o equipamento mais simples
  • SPECT é igual ao PET e à camara gama só que é 2D, permitindo-nos fazer uma imagem. Não temos um sistema como no PET, um anel a rodar que permite fazer em diferentes planos para criar uma imagem 3D
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Numa câmara gama, os detetores têm de estar a 180º para coincidir?

A

Os detetores, numa câmara gama, geralmente estão dispostos em pares opostos (dispostos a 180º). Tal é feito para que, quando um fotão gama interage com um dos detetores, o evento seja registrado simultaneamente por outro detector oposto. No entanto, a exigência de que estejam exatamente a 180º pode variar dependendo do design específico do equipamento (do chat)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Numa câmara gama, haver coincidência entre os sinais registados pelos detetores opostos é importante para a deteção da posição?

A

Sim, a coincidência entre os sinais registrados pelos detectores opostos é fundamental para determinar a posição do evento de interação da radiação gama no corpo do paciente. Quando ocorre uma coincidência, é possível calcular a linha reta (linha de resposta) que conecta os dois detetores, indicando a direção da origem da radiação gama.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Numa câmara gama, os radionuclídeos devem possuir energias suficientes para que não sejam indevidamente absorvidos pelo corpo. V ou F?

A

Ao escolher um radionuclídeo para um determinado procedimento, é importante que ele tenha energia suficiente para atravessar o corpo do paciente e alcançar os detetores externos de forma confiável, sem ser excessivamente absorvido ou disperso pelo tecido. Se um radionuclídeo tiver uma energia muito baixa, ele pode ser fortemente absorvido pelo corpo do paciente antes de alcançar os detetores externos, o que resultaria numa imagem de baixa qualidade ou até mesmo impossibilitaria a deteção do sinal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Numa câmara gama, o limite superior é determinado pela diminuição da eficiência dos detetores. V ou F?

A

V, numa câmara gama, assim como em qualquer sistema de deteção, há um limite superior de energia para a deteção eficiente da radiação gama. Esse limite é determinado pela capacidade dos detetores em detectar e registrar os fótons de radiação gama com eficiência

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

Aradiação gama vai a qualquer profundidade, embora a intensidade decresça com a espessura atravessada

A

A radiação gama tem a capacidade de atravessar materiais, como tecidos corporais, a diferentes profundidades. No entanto, à medida que a radiação atravessa esses materiais, a intensidade da radiação diminui devido à absorção pelo material (este fenómeno é descrito pela lei do decaimento exponencial)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

Para que serve o colimador?

A

O colimador é usado para convergir o feixe/radiação pois temos de localizar muito bem a zona onde queremos aplicar radiação no paciente.

Por exemplo, a prostata é muito pequena, pelo que os tecidos à volta também são atingidos por radiação, causando problemas de funcionalidade ao paciente. O colimador tentar convergir o feixe. Sendo a radiação muito agressiva para os tecidos, a radioterapia é usada em último recurso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

Quais as características gerais do colimador?

A

A maior parte dos colimadores são estruturas metálicas com elementos pesados (nº atómico elevado - chumbo (Pb) ou tungsténio (W)) para não passar radiação, passando radiação somente onde se pretende.

É colocado o mais próximo possível do detetor e do paciente para melhorar a resolução espacial

E tem septa e furos definidos consoante a aplicação:
→ alta resolução
→ elevada eficiência
→ grande campo de visão

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

Podem distinguir-se 4 tipos de colimadores que são usado em medicina nuclear. Quais?

A
  • Colimador de Orifícios Paralelos
  • Colimador Convergente
  • Colimador Divergente
  • Colimador Obturador (pinhole)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

Como se caracteriza o colimador pinhole?

A
  • A imagem fica invertida
  • A imagem pode ficar amplida ou reduzida (rádio = tamanho da imagem/tamanho do objeto),
  • tem alta resolução de pequenos órgãos a pequenas distâncias
  • o tamanho da imagem depende da distância entre o objeto e o colimador (b)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

O que é um radiofármaco?

A

São a combinação me um material radioativo com um fármaco (remédio) que varia de acordo com o órgão de interesse.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

Qual a função do radiofármaco?

A

Os radiofármacos têm a função de mostrar a função fisiológica de órgãos ou sistemas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

A distribuição dos radiofármacos no corpo é determinada pelo quê?

A
  • pela forma como eles são administrados
  • e por processos metabólicos
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

“Todos, exceto testes in vitro, requerem a administração de elementos radiofarmacêuticos para o paciente.” V ou F?

A

Na área dos radiofármacos, a administração de elementos radiofarmacêuticos para os pacientes é necessária na maioria dos procedimentos, com exceção dos testes realizados em laboratório (in vitro).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
28
Q

O radiofármaco pode ser administrado por via oral ou intravenosa. V ou F?

A

V. E dependendo do radiofármaco utilizado, um ou mais órgãos específicos do corpo tornar-se-ão radioativos.

-> A radiação emitida é utilizada para localizar a quantidade de substância recolhida pelo tecido

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
29
Q

Para avaliação da função e morfologia da glândula tireoide, existem três radiofármacos possíveis: I-132, I-123 ou Tc-99m. Quais as características gerais de cada um deles e qual o mais ideal?

A

I-131: meia vida = 8 dias, administração = oral, radiação gama (364KeV) + partícula beta (806KeV)
-> não apresenta características ideais, elevada energia da radiação gama emitida

I-123: meia vida = 13 horas, administração = oral, radiação gama (150KeV)
-> Ideal tanto para a captação como para realização de imagens cintilografias da glândula tiróide.

Tc-99m: meia vida = 6 horas, administração = venosa, radiação gama (140KeV)
-> baixíssimo custo, grande disponibilidade, e características físicas ideais para a realização de imagens em gama-câmara

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
30
Q

Como funciona o gerador de tecnécio?

A

O gerador de tecnécio funciona como um dispositivo que permite a obtenção do tecnécio-99m a partir do molibdênio-99, que é um processo importante na medicina nuclear para a produção de radiofármacos utilizados em diagnósticos e tratamentos médicos.

  1. Adsorção do Molibdênio-99:
    • O gerador comercial contém uma coluna contendo óxido de alumínio (Al2O3), onde o molibdênio-99 (Mo99) radioativo está adsorvido. Esse molibdênio decai para formar tecnécio-99m (Tc99m).
  2. Eluição do Tecnécio-99m:
    • O tecnécio-99m não tem a mesma afinidade química para o óxido de alumínio quanto o molibdênio-99. Portanto, o tecnécio-99m é extraído da coluna por eluição.
    • Um líquido de eluição, geralmente solução salina ou soro fisiológico, é injetado na coluna, lavando o tecnécio-99m da coluna para um recipiente de coleta.
  3. Utilização em Procedimentos Médicos:
    • O pertecnatado de sódio (NaTcO4), que é a forma química do tecnécio-99m, é então obtido na solução eluída. Esta solução contendo o pertecnatado de sódio está pronta para ser usada na preparação de radiofármacos para diagnóstico por imagem ou terapia.
    • O pertecnatado de sódio é usado em procedimentos médicos, como cintilografia, tomografia por emissão de pósitrons (PET) e terapia, para detectar ou tratar condições médicas específicas.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
31
Q

Devido à natureza radioativa do material, o gerador de tecnécio é frequentemente alojado num contentor blindado com chumbo para proteção contra radiação, garantindo a segurança dos operadores e pacientes. V ou F?

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
32
Q

Qual a vantagem do gerador de tecnécio?

A

Vantagem: não necessita de ciclotrão

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
33
Q

Desvantagem do tecnécio?

A

Desvantagem: decai muito rápido -> interesse usar logo quando começa a decair (maior radiaçao)

O Tc99m decai pela emissão de radiação gama de 140 KeV. Não emite radiação beta e tem meia vida de apenas 6 h.

É possível que se administrem atividades radioativas mais elevadas do que aquelas utilizadas com I-131 e I-123, o que contribui para a qualidade da imagem obtida

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
34
Q

Para além do tecnécio, os exames podem ser ainda realizados com outros radioisótopos. Quais?

A

Os exames podem ser ainda realizados com

  • tálio-201 (meia vida de 3 dias)
  • gálio-67 (meia vida de 3 dias)
  • iodo-131 (meia vida de 8 dias)
  • flúor-18 (meia vida de 2 horas).

Exatamente por apresentar uma rápida redução da atividade é que estes materiais podem ser administrados com segurança, sem causar complicações ou efeitos colaterais. Por todos esses motivos, a quantidade de radiação envolvida nos exames de medicina nuclear é pequena.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
35
Q

Que fatores devem ser considerados na seleção do elementos radioativo?

A
  • tipos de radiação emitida
  • energia e abundância de raios gama
  • semi vida

Nota: Para observarmos um órgão é necessário localizar um radionuclídeo seletivamente no órgão. Os elementos radioativos injetados nos pacientes não prejudicam, pois são misturados a drogas específicas onde o órgão aceita-o como algo que está habituado a trabalhar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
36
Q

O que é uma imagem de Medicina Nuclear?

A

é o mapa da distribuição do composto marcado com material radioativo dentro do paciente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
37
Q

3 aspetos a saber acerca da formação da imagem de MN?

A
  • Distribuição predominante do órgão que se deseja estudar
  • Resolução baixa comparada com CT ou ressonância
  • Valor diagnóstico muito alto fornece informações funcionais
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
38
Q

Para que serve o ciclotrão?

A

O ciclotrão é um instrumento utilizado para acelerar partículas carregadas até altas energias cinéticas. Serve para produzir radioisótopos (elementos químicos radioativos), necessários para se obterem as imagens funcionais.

Nota: embora o ciclotrão em si não produza diretamente radiofármacos, ele é crucial na produção dos radioisótopos usados na síntese de radiofármacos em laboratórios especializados, onde são ligados a moléculas específicas para criar os compostos utilizados em diagnósticos e terapias médicas.

39
Q

Exemplos de substâncias que se podem produzir no ciclotrão?

A

É possível produzir substâncias como:

  • carbono-11;
  • oxigênio-15;
  • flúor-18.
40
Q

Como é constituído o ciclotrão?

A

O ciclotrão é constituído por dois condutores semi-circulares ocos mantidos no vácuo e dispostos de maneira a formar dois D separados. Entre estas duas peças aplica-se uma diferença de potencial alternada, cuja frequência é ajustada de modo a que, quando as partículas alcançam a separação entre os dois D, estas sejam aceleradas no mesmo sentido da sua velocidade. Na região dos D’s existe um campo magnético uniforme, independente do tempo, cuja direção é perpendicular ao plano dos D’s.

41
Q

Uma partícula eletricamente carregada em movimento, sujeita à ação de um campo magnético uniforme perpendicular à sua velocidade, descreve uma trajectória circular cujo período é dependente da velocidade. V ou F?

A

F, descreve uma trajectória circular cujo período é independente da velocidade.

T = (2.pi.m)/(q.B)

42
Q

Como funciona o ciclotrão?

A

Os iões produzidos pela fonte, colocada no centro do sistema formado pelos dois D’s, são acelerados pela ddp entre os D e, ao entrarem num deles, descrevem uma trajetória semi-circular até atingir, ao fim do intervalo de tempo T/2, a separação entre os D.

Entretanto, a ddp entre os D mudou de sentido e os iões são acelerados, aumentando a sua energia cinética. No segundo D, o raio da trajetória semicircular é maior do que no primeiro, porque a velocidade da partícula é agora maior do que anteriormente. A partícula volta a alcançar a separação entre os D, passado o intervalo de tempo T/2 desde a entrada no segundo D.

Se a frequência de oscilação do potencial eléctrico for f=(q.B)/(m.pi), há uma alternância do sentido da ddp aceleradora cada T/2 segundos, garantindo que a partícula será acelerada no sentido da sua velocidade, ou seja, havendo sempre um aumento da sua energia cinética, no valor de q.deltaV.

O processo descrito atrás repete-se várias vezes até que uma placa defletora desvia a partícula para fora do sistema.

A energia cinética da partícula que sai do ciclotrão está relacionada com o raio máximo que esta descreve antes de sair do sistema

(Recordar Fórmulas)

43
Q

O ciclotrão não pode aumentar indefinidamente a energia de uma partícula carregada, porquê?

A

Quando a partícula atinge uma velocidade tal que os efeitos relativistas se tornam apreciáveis, a sua massa efetiva vai aumentar e vai depender da velocidade a que se movimenta. Por essa razão, o tempo que demora a percorrer a trajetória circular vai deixar de ser independente da sua velocidade:

T(v) = (2.pi.m(v))/(q.B),
com m(v) = y.m0
em que m0 é a massa de repouso da partícula e y o fator de Lorentz

A sincronização que havia no regime não-relativista entre o movimento da partícula e as oscilações da diferença de potencial deixa de existir. Diz-se que a partícula e a oscilação do potencial estão desfasados.

44
Q

Uma carga acelerada não perde energia por radiação. V ou F?

A

F, uma carga acelerada perde energia por radiação.

45
Q

Quem criou o ciclotrão?

A

Ernest Lawrence

46
Q

Na terapia química administra-se componentes quimicos que fixem as células cancerígenas. Na terapia por radiação o que se usa?

A

Radioisótopo

47
Q

No geral, o que é o SPECT?

A

SPECT – Single Photon Emission Computed Tomography

Principal área de utilização → oncologia

  • usa 1 ou 2 sensores ou ainda anel em torno do paciente
  • imagem 2D, corre o eixo x e y → consegue fazer um plano
  • Tipicamente 2 imagens em planos diferentes
  • Imagens de cérebro, coração, pulmão, fígado, ossos.
48
Q

Quais as vantagens do SPECT?

A
  • Emprega-se radiofármacos convencionais;
  • Custo acessível
  • O seu princípio é o uso de um radiofármaco
49
Q

Qual a característica do SPECT convencional?

A
  • Colimador Paralelo
  • Reconstrução 2D (slice-by-slice)
50
Q

SPECT ideal vs SPECT real?

A

Ideal: Atividade detetada deve ser a mesma em todas as projeções

Problemas encontrados na prática:

  • Angulação do detetor ou colimador
  • Variação da atividade com o tempo
  • Atenuação não uniforme;
  • Movimento do paciente.
51
Q

Qual o posicionamento do SPECT cardíaco?

A

SPECT cardíaco - posicionamento

  • Posicionar bem centralizado com os braços o mais confortável
  • Informar o paciente para não movimentar
  • Aproximar o máximo o detetor do paciente
  • Ajustar a angulação do detetor.
52
Q

Qual o funcionamento do PET?

A

PET (Positron Emissor Tomography)

  • Detecta com precisão quando determinada parte do corpo apresenta alteração de metabolismo
  • A máquina obtém uma série de imagens e agrupa-as, criando uma imagem3D
53
Q

Qual o princípio do PET?

A

O seu princípio é o uso de um radiofármaco chamado FDG, ou fluoro-deoxi-glicose, marcado com o flúor-18 (FDG-18F), que é semelhante à glicose.
- O FDG-18F é captado por células que têm grande consumo de glicose por ter maior atividade metabólica.

54
Q

O PET é especialmente bom para ver que órgão?

A

O cérebro.

Como a radiação gama emitida dentro do cérebro é simétrica, o par de detetores posicionados a 180 graus um do outro simultaneamente poderão sentir os raios

55
Q

O PET permite o quê?

A

Se tirarmos PET ao longo do tempo, permite ver a evolução das células cancerígenas

56
Q

Quais as principais aplicações do SPECT/PET?

A

Neurologia – demências, epilepsias, parkinson…

Farmacologia – testes de novos fármacos

Cardiologia - obstruções

Oncologia – desenvolvimento de tumores

Nefrologia – distúrbios renais

Angiologia – doenças vasculares

57
Q

Vantagens e Desvantagens do SPECT/PET?

A

Vantagens:
- Não necessita de intervenção cirúrgica
- Resultado rápido
- Confiabilidade
- Pode identificar problemas futuros (análise metabólica)
- Minimamente invasivo

Desvantagens:
- Ingestão ou inalação de radiofármacos
- Custo dos exames (é mais caro que fazer o MRI)
- Preço do equipamento
- Infra estrutura necessária
- Não podem ser realizados em grávidas

58
Q

O que é a Cintilografia?

A

É um procedimento que permite assinalar num tecido ou órgão interno a presença de um radiofármaco e acompanhar o seu percurso graças à emissão de radiações gama que fazem aparecer na tela uma série de pontos brilhantes (cintilação)

Os elementos radioativos utilizados são de baixa energia, não expondo o paciente a grandes doses de radiação

NOTA: não para gravidas

59
Q

Que radioisótopo é interessante para fazer cintilografias à tiroide?

A

O elemento preferido é o I-131, mas a sua produção envolve muita mais energia do que o I-123. Por isso, não é tão usado para fins de diagnostico, mas sim para fins terapeuticos

Tambem podemos usar o tecnécio

60
Q

Que tipos de cintilografias podemos fazer?

A
  • Cintilografia de perfusão miocárdica
  • Cintilografia de perfusão cerebral
  • Cintilografia Óssea
  • Cintilografia pulmonar (inalação/perfusão)
  • Cintilografia renal estática
  • Cintilografia renal dinâmica com diurético
  • Cintilografia para pesquisa de Refluxo nastro-esofágico (mas faz mais sentido usar a endoscopia)
61
Q

Tópicos a saber sobre a Qualidade da imagem:

A
  • Afetada por existirem diferentes graus de absorção entre os tecidos
  • Comparação entre tecido normal e patológico
  • Contraste prejudicado por sobreposição de estruturas
  • Dependente do equipamento utilizado
  • Resolução é função do cristal (NaI) e dos colimadores
62
Q

Controle de Qualidade – Câmaras de Cintilação

A

O Controle de Qualidade é necessário para:

  • Para obter imagens cintilográficas precisas e verdadeiras;
  • Para corrigir problemas nas imagens antes que alterem as imagens clínicas
  • Para aceitação de uma câmera nova: Comparar parâmentros obtidos com as especificações do fabricante através da norma NEMA (National Electrical manufacture’s Association)
  • Para determinar a frequência e a necessidade de uma manutenção preventiva
63
Q

A Cintimamografia com 99mTc-MIBI tem maior capacidade de diagnóstico que a mamografia convencional ou digital?

A

Sim, permitindo uma deteção precoce de tumores com imagem funcional de alta resolução

64
Q

A medicina nuclear fornece mais informações que outros métodos?

A

Sim, tem uma sensibilidade elevada em detetar alterações na função de um dado órgão e identifica as alterações muito antes do problema se tornar aparente por outros exames

65
Q

Atualmente, os exames de medicina nuclear disponíveis incluem:

A
  • estudos cerebrais, diagnóstico e tratamento de tumores
  • avaliação das condições dos pulmões e coração
    análise funcional dos rins e de todos os sistemas dos principais órgãos do corpo.
66
Q

O que é um radioisótopo?

A

Um radioisótopo é uma forma instável de um elemento químico que possui o mesmo número atômico (número de protões) que o elemento no seu estado fundamental, mas um número de massa diferente (número de protões e neutrões combinados). - o que os difere é o nº de neutrões.

Essa diferença no número de massa resulta numa configuração nuclear instável, o que leva o radioisótopo a passar por um processo de desintegração radioativa para alcançar uma configuração nuclear mais estável.

67
Q

O que é o tempo médio de vida?

A

Tempo que o radioisótipo demora para se desintegrar

68
Q

O que é o tempo de meia vida?

A

Tempo que o radioisótopo demora para perder metade da massa

69
Q

O carbono 14 é muito usado para quê?

A

Para datação, porque em tecidos mortos, ele mantém-se a uma taxa constante de perda (de tempo de meia vida). Se descobrimos a quantidade de carbono 14 que está lá, consegue-se descobrir há quanto tempo existiu o que estamos a analisar

70
Q

Um mesmo elemento só tem um radioisótopo. V ou F?

A

F, um mesmo elemento pode ter mais do que um radioisotopo

71
Q

De um modo muito geral, os radioisótopos podem ser usados em biologia e medicina como …

A

Fonte de radiação

Traçador

72
Q

Porque é que um radioisótopo pode ser usado como fonte de radiação?

A

O radioisotopo, tendo energia a mais (energia nuclear), pode emitir particulas alfa, beta, raio x ou até raios gama.

Em radioterapia com radioisótopos, estes são usados como fontes de radiação.

A escolha das fontes das fontes é feita com base quer nas características físicas das radiações (tais como alfa, beta, x ou gama), a energia e o período, quer nas características dos tecidos a irradiar.

73
Q

Os radioisotopos sao melhores se tiverem nº atómico elevado. V ou F?

A

V

74
Q

O que são traçadores?

A

As moléculas marcadas com isótopos radioativos, que podem integrar-se nos sistemas biológicos permitindo o seu estudo (radiofármacos), comportam-se como traçadores (traçam processos nestes sistemas)

75
Q

Os traçadores podem distinguir-se em dois tipos, quais?

A
  • Isotópicos
  • Não isotópicos
76
Q

O que são traçadores isotópicos?

A

São aqueles com composição igual à das entidades químicas que traçam, mas com a propriedade de emitir radiação. São radioisótopos ou, moleculas, em que um dos seus átomos é um isótopo radioativo

Exemplos:
- para estudar o metabolismo do ferro podemos usar o elemento ferro 59
- para estudar o metabolismo da glucose, usa-se glucose marcada com o carbono 14

77
Q

O que são traçadores não-isotópicos/marcadores?

A

São aqueles que não apresentam identidade química com as moléculas nativas, incorporam um elemento radioativo e têm comportamento biológico semelhante àquelas, pelo menos, nos primeiros passos dos processo metabólicos em que participam

Não tem nada a ver com o processo/metabolismo/substancia de estudo

Exemplo:
- estudo do metabolismo da glucose com o FDG18
- estudo do metabolismo da albumina com 123-I- Albumina

78
Q

Os marcadores são especialmente utilizados no PET, SPECT e na camara gama?

A

Sim

79
Q

O cérebro tem uma barreira hematoencefálica que protege o SNC. É uma barreira que dificilmente pode ser atravessada, pelo que o marcador usado tem de ter algumas características especiais para poder/ter a capacidade de penetrar esta barreira. Que características são essas?

A
  • ser eletricamente neutro
  • ser lipofilico = bom solvente em gorduras/lipidos
80
Q

O tecnécio com sódio pode ser usado como marcador para exame cerebral?

A

Sim.

O tecnécio sozinho não consegue ultrapassar a barreira por ser ávido de eletrões. Contudo, junto com o sulfato, torna-se eletricamente neutro.

Tecnécio com sódio é dos marcadores mais usados como marcador em exame cerebral

81
Q

O tecnécio é no geral um bom marcador?

A

Sim, o tecneécio é bom principalmente porque ele é ávido de eletrões e como tem tendência para formar cenas complexas (ligar-se a outro) é interessante para se difundir nos tecidos. Por isso é que ele é um bom marcador.

Contudo, devido ao seu tempo médio de vida e devido à sua energia (insuficiente para um par) não é assim tão usado.

82
Q

Consoante o tipo de exame a realizar, existem diferentes elementos. V ou F?

A

V

83
Q

Que elementos costumam ser usados para analisar a função pulmonar?

A

usam-se radioisótopos gasosos → Xénon (Xe-133, Xe-127) e Kripton (Kr-81m)

Nota: Xenon é muito usado para anestesia, mas é também muito usado como marcador ao nivel pulmonar (alvéolos pulmonares)

84
Q

O iodo radioativo pode ser usado tanto como fonte de radiação como traçador. V ou F?

A

V.
- I-123: sendo menos energetico, é mais usado como diagnostico
- I-131: usado para terapia (fins terapeuticos)

85
Q

Por alto, que radionúclideos artificias dos elementos biológicos estão disponíveis?

A

C11, O15, N13, Ga68, Rb82 e F18

86
Q

O I-123 é um radionuclídeo com que aplicação clínica?

A

Marcador (Hippuran, proteinas, etc)

87
Q

O I-125 é um radionuclídeo com que aplicação clínica?

A

Marcação in-vitro - radioensaios

88
Q

Qual a aplicação clínica do gálio 67?

A

Marcação de tumores

89
Q

O indio 111 é usado sobre estudos de inflamação. V ou F?

A

V

90
Q

O tálio é muito usado para quê?

A

Para estudos cardiacos, principalmente para ver o miocárdio

Nota: antigamente usava-se muito o tecnécio

91
Q

Tabela para diagnóstico sabida???

A

REVER

indio - prostata, colon
iodo - tiroide, etc
talio - perfusão do miocárdio

92
Q

Tabela para terapia sabida???

A

REVER

iodo - tiroide
estroncio - ossos
itrio - sinovial (caso das crianças no crescimento no inverno)
fosforo
renio
cobre

93
Q

Do que se trata a análise compartimental?

A

Considera o nosso corpo como um volume. Considera esse volume, 6 litros de sangue a percorrer. Vamos injetar um radioisotopo que vai ficar nesse volume. Quer analisar o comportamento nesse volume de sangue.

Queremos excretar o radioisotopo. Existe um estudo: modelo de 1 compartimento.

Nota: Existe o modelo de 2 compartimentos e de perfusao (quando o radioisotopo se liga a outras moleculas e começa a haver perdas)

94
Q

O que se tem de considerar na análise compartimental?

A

c(t) → concentração do traçador no sangue

q(t) → atividade do traçador

lambda ef → eliminação efetiva do traçador

   clarificação = eliminação = excretar

c(t) = q(t)/V

Esta formula dá origem a outras duas:

q(t) = q0.e^(-lambd.t)
c(t) = c0.e^(-lambd.t)

O gráfico da primeira é uma exponencial invertida, em que temos atividade máxima em t=0.
O gráfico da segunda é um aumento exponencial da concentração para instantes iniciais, tornando-se constante ao fim de algum tempo.