Mecanismo do Parto Flashcards
O que é o mecanismo de parto?
É o conjunto de movimentos passivos que o feto é compelido a efectuar para se adaptar às limitações e às diferenças de forma do canal. Com esses movimentos, os diâmetros fetais se reduzem e se acomodam aos pélvicos.
O que trata o estudo da mecânica do parto?
O estudo da mecânica do parto analisa os movimentos da cabeça, sob ação das contrações uterinas a transitar pelo desfiladeiro pelvigenital.
Quais são os segmentos do ovóide fetal?
1- ovóide cefálico (cabeça)
2- ovóide córmico (tronco e membros)
Embora o ovóide córmico seja maior, os seus diâmetros são facilmente redutíveis, tornando o polo cefálico mais importante durante a parturição.
Onde se localiza o trajeto ou canal de parturição e como é formado?
O canal de parturição se estende do útero à fenda vulvar. Constituído por partes moles (segmento inferior, cervice, vagina e região vulvoperineal), sustentado por uma cintura óssea também chamada de pequena pelve/bacia ou escavação.
Quais são os tempos do mecanismo do parto?
São 3: insinuação, descida e desprendimento.
O que é a insinuação? Como se processa?
A insinuação ou encaixamento é a passagem da maior circunferência da apresentação através do anel do estreito superior, obtida pela redução dos diâmetros. O ponto mais baixo da apresentação está à altura das espinhas ciáticas.
Ocorre por dois processos diferentes:
1- Insinuação estática: ocorre na gravidez e em mais de 50% das primíparas. Flexão por aconchego ao segmento inferior e na descida conjuntamente com o útero, pelo estiramento dos ligamentos sustentadores do órgão e a pressão das paredes abdominais.
2- Insinuação dinâmica: ocorre no final da dilatação cervical ou no princípio do período expulsivo. Flexão por contacto com o estreito superior da bacia e descida à custa das contrações expulsivas.
O que é a descida? Quais os mecanismos?
A descida é um processo de penetração rotativa que se dá pela progressão descendente do polo cefálico até ao assoalho pélvico em movimento de rotação.
Os mecanismos são:
1- Rotação interna da cabeça: movimento de rotação que levará a sutura sagital a se orientar no sentido anteroposterior da saída do canal (o occipital entra em contacto com a sínfise púbica). Dá-se ao forçar a distensão do assoalho pélvico, a cabeça fetal desliza nas paredes laterais (planos inclinados) e roda para acomodar seus maiores diâmetros aos mais amplos da fenda vulvar.
2- Insinuação das espáduas: penetração das espáduas através do estreito superior da bacia pela simultânea progressão descendente da cabeça. À medida que a cabeça progride, as espáduas descem até ao assoalho pélvico.
O que é o desprendimento? Mecanismos?
Desprendimento é o processo exteriorização da porção cefálica e posteriormente do restante do corpo do feto. Ocorre por movimento de deflexão/basculação.
1- Rotação externa da cabeça: livre agora no exterior, a cabeça sofre novo e ligeiro movimento de flexão pelo seu próprio peso e executa rotação voltando o occipital para o lado onde se encontrava na bacia. É um movimento simultâneo à rotação interna das espáduas e conhecido como restituição.
2- Rotação interna das espáduas: movimento de rotação até orientar o biacromial na direção anteroposterior da saída do canal. O ombro anterior coloca-se sobre a arcada púbica e o posterior em relação ao assoalho pélvico.
3- Desprendimento das espáduas: libertação do ombro anterior e posterior pelo movimento de flexão lateral.