Matéria Médica (Pediatria) Flashcards
Desde cedo apresenta premonições, clarividência, pressentimentos, intuições. Criança temerosa, extremamente sensível, tão sensível como se pudesse colocar a morte em troca da vida durante suas dores. As feições expressam grande medo e ansiedade mental e grande excitabilidade nervosa; medo de sair, de ir no meio de muitas pessoas ou de uma multidão; de atravessar a rua; criança inquieta, ansiosa, faz tudo com muita pressa; precisa mudar constantemente de posição; qualquer coisa a assusta. Angústia da mente e do corpo; inquietude; o desassossego que não pode ser acalmado.
Aconitum napellus
Criança se comporta como um verdadeiro velho. Traços marcantes de depressão. Sensação de que já perdeu a juventude e a jovialidade desde muito cedo, perda do convívio social. A criança está sempre isolada na hora do recreio, amargurada e resmungona, nada lhe agrada e muitas vezes nem os dissabores e repreensões aborrecem-na. Uma vida sem vibração desde cedo. Sem comportamento é de INDIFERENÇA, comportamento isolado fechado e misantropo. Todo agrado é em vão. Está chata, nada lhe desperta um menor sorriso, curte uma melancolia, quieta no canto.
Ambra grisea (ambr.)
Criança com muita debilidade de sua vontade; Muito preguiçosa, mesmo nas atividades recreativas agradáveis. Pela manhã, despertá-los (as) e levá-los (as) ao banheiro para a toalete é um dos problemas que a família encontra. Confusão com sua própria identidade, acreditando que aquilo que fez ou acabou de falar foi dito por outro. Rebaixamento da atividade física e mental. Lentidão mental, de compreensão. Sensação de estar com pressa como se tudo passasse muito lentamente. Depressiva.
Alumina
A criança sente-se dividida, enfraquecida, fragilizada, com grande falta de confiança em si mesma. Em um momento é um anjo e em outros um capeta. Confusão de vontades (não sabe o caminho correto, se perde, se embanana, embotada. Sérios problemas de aprendizado e escolaridade. Irresolução, acredita estar sempre perseguida, que os outros a estão ridicularizando. Com isso reage explosiva e fortemente com manifestações violentas, agressivas e até perversas. Atitudes de extrema bondade, intercaladas com maldade. Disposição a ser malévolo, parece inclinado à ruindade. Desejo irresistível de blasfemar e xingar. Tudo melhora quando está comendo.
Anacardium (anac.)
Nenhum problema para adaptar-se à turma. Torce para que as férias ou fins de semana acabem a fim de poder voltar para seu grupo. Curte a vida em comunidade. Adora dançar. Criança insegura necessita do apoio do grupo para afirmar-se, sua turma é o que mais importa. É uma criança afetuosa e ao mesmo tempo extremamente ciumenta. Desde cedo vive trabalhando, curte ajudar na arrumação (brinca de trabalhar). Criança geralmente cuidadosa, torna-se desajeitada e deixa cair coisas ao segurá-las. Transtornos por inveja, medo, fúria, cólera, más notícias. Criança irritável, nervosa, irriquieta, difícil de agradar. Disposição chorosa; não consegue deixar de chorar, desencorajada, desesperada. Súbitos gritos agudos e lancinantes ao acordar ou ao dormir. Extrema sensibilidade ao toque.
Apis mellifica (Apis)
Criança se comporta como SUPERSTICIOSA. Ansiedade de que algo de mal acontecerá. Vivem em ritmo acelerado, fazem tudo às pressas como se acreditassem que sempre há algo mal por acontecer. Impulsivo, quer fazer as coisas apressadamente; precisa andar rápido, ansioso, irritável, nervoso, impulsivo. Criança mirrada, ressequida, de aparência envelhecida. O tempo parece passar vagarosamente. Graus extremos de insegurança e medo, quando quererão ser tratados como bebês. Não querem amadurecer comportando-se como bebezões graças ao estado de dependência infantil que lhes protege e conforta.
Argentun nitricum (arg-n)
A criança lembra por si só um PS ortopédico. A criança é exagerada em suas manifestações, poliqueixosa, mesmo que não ocorra nenhum desastre. Sensação de quebradeira constante, hipocondríaca, sensação dolorosa , de contusão, claudicante, por todo o corpo, como se tivesse sido golpeada. Qualquer lugar onde se deita parece duro demais e se mexe de um lugar para o outro em busca de um local macio. Destemidas, autosuficientes, arrojadas, se machucam por imprudência. Não gosta de ser tocada, cheias dos não-me-toques.
Arnica montana (Arn)
Crianças inquietas e extravagantes, ansiosas, disposição depressiva, melancólica, desesperante, indiferente, ansiosa, medrosa, cheia de angústia, irritável, sensível, rabugenta, facilmente encolerizada, mentalmente inquieta. Medo ansioso da morte, pavor da morte quando sozinho(a). Grande prostração, com rápido declínio das forças vitais. Passam mais ansiedade do que infelicidade. Criança mentalmente inquieta, mais fisicamente muito fraco para se mover; não consegue descansar em lugar algum; muda constantemente de lugar.
Arsenicum album (Ars.)
A criança tem na morte seu assunto preferido. Dificuldade de demonstrar afeto. São coléricas, bravas, explosivas, carregando um ódio forte contra os que a contradizem. Fala de sua morte, brinca de morto. Imagina como seria seu enterro, coleciona gravuras sobre morte, deseja a própria morte. Comportamento melancólico já na primeira infância. Criança lânguida, deprimida, sem vida, memória fraca. Melancolia profunda. Não consegue fazer as coisas rápido o suficiente. Muito sensível, é levado à ira à menor contradição, sensível à dor, odor, sabor, audição.
Aurum metallicum (Aur.)
Criança com memória deficiente; esquecida, desatenta, difícil de aprender, fraca, física e mentalmente. Sentimento de menos-valia. Criança irresoluta por falta de confiança em si mesma, temem expor suas idéias por medo do ridículo. Rendimento baixíssimo na escola, pois mesmo que compreendem um assunto, terão sempre medo de se colocar, acabarão por se mostrar mais ignorantes do que na verdade são. A criança é retraída, tímida e fechada. Complexadas, escondem-se por detrás das pernas de seus pais. Crê que as pessoas fazem deboche de si.
Barita carbonica (Bar-c)
Criança furiosa e explosiva, quando contrariada se torna colérica, jogando o que vê na frente como se “fora de si”. Bate a cabeça no chão, quer socar, morde fortemente, avança quando contrariada. Apesar do caráter valente é medrosa diante do sobrenatural, teme fantasmas, demônios, fica impressionada passando noites em claro. De tão medrosa se torna religiosa. Vê coisas, acordam à noite descrevendo demônios e monstros, impressionáveis, delirante quando doente. Delírio violento, irrompe em acessos de riso e range os dentes; quer morder; tenta fugir.
Belladona (Bell.)
Criança reclusa, tem seu mundo num canto determinado. Se está doente procura ficar só num canto, pede que saiam do quarto e fica com a mão segurando a região lesada. Busca sempre o seu canto, quer ficar em casa no seu quarto sem que ninguém lhe perturbe. Imobilidade física. Quer o seu canto sem dividir com ninguém. Longe daí tem insegurança. Quer estar na sua, adoece em viagens. Agrava por qualquer movimento, quer o repouso absoluto, seja mental ou físico. Não gosta de ser carregada no colo ou ser erguida.
Bryonia alba (Bry.)
Manipula os genitais frequentemente, levando a necessidade de se isolar dos demais para tal prática, deixando todos os entretenimentos da idade a fim de ficar fechadas em si, num canto, sem que alguém a reprima ou a censure. Grau máximo de masturbação na infância. Prazer pelos banhos. Melhora no banho. Rendimento escolar insatisfatório. Grande medo de animais sem motivo.
Bufo rana (Bufo)
Criança sovina, tem medo de ficar pobre e necessitada. Guarda, economiza, se compraz em olhar o dinheiro economizado, porque mais tarde pode precisar. Medo do infortúnio, impressionável com desgraças apresentadas na TV, não por compaixão, mais por medo que o infortúnio se aproxime de si. Teme ficar pobre, teme uma desgraça. Sempre acumulando. Criança cheia de medo durante a noite do infortúnio. É egoísta, preguiçosa, obstinada, pão-dura, gorducha.
Calcarea carbonica (Calc.)
Criança muito confusa, envolvendo temas de religião, visões de imagens, etc. Criança muito esquecida, esquece-se de suas últimas palavras e idéias; começa uma frase, esquece o que pretendia falar; inabilidade para se lembrar de qualquer pensamento ou evento, por conta de outros pensamentos que povoam seu cérebro. Teoriza constantemente. Ri imoderadamente por qualquer palavra trivial. Grande apreensão pela morte próxima. Fala muito. O tempo parece longo. A distância parece imensa.
Cannabis (Cann.)
Criança apresenta HIPERSENSIBILIDADE de todas as partes. Manifestações extremamente agudas e fulminantes, geralmente vias urinárias. Grita por dores violentas e ardentes no aparelho gênito urinário, ardência da bexiga. Criança agitada, não consegue parar quieta um só instante, chorando de dor. Temperamento forte, normalmente insolente, irritadiça, agride com palavras, xinga e exige que tudo aconteça na hora, é impaciente. A criança é sensual e lasciva.
Cantharis (Canth.)
É a “Sua majestade a Fraqueza”. Tem aparência de desprotegida, a criança mobiliza a família em função de si, arzinho de coitada. Terá avós, madrinhas, vizinhas, babás… em volta para servir sua fraqueza. Curte seu sofrimento, explora sua dor para alcançar o que almejam. Humor melancólico; triste, desesperançado, por preocupação, mágoa, tristeza; com choros, “a mínima coisa faz a criança chorar”. Compaixão pela doença dos outros. É lenta para aprender a andar. Declínio das forças como se desfalecesse. Fraqueza e temores.
Causticum (Caust.)
Criança hipersensível e agitada. Só melhora quando embalada fortemente no colo dos pais. Parou o movimento, volta aos berros acordando a vizinhança. Só dorme no colo mexendo o carrinho com muito movimento. Humor detestável, cheia de vontades e caprichos, crises de birra, furiosa quando não atendida. Nenhuma posição lhe agrada, grande insatisfação.
Chamomilla (Cham.)
Criança irascível, colérica (humor bilioso), aspecto brigão, encrenqueira, mesmo após a mamadeira ou às refeições. Aversão às brincadeiras, é bravo, nunca ri das brincadeiras que lhe fazem. Estranha as pessoas que não são familiares. Não aceita colo de estranhos. É um mal humorado por essência.
Chelidonium (Chel.)
Criança com intensa prostração à perda de líquidos (vômitos, diarréia). Basta perder um pouco através do vômito ou diarréia para perder toda energia com seu desânimo físico e mental, fica murcha física e mentalmente, triste, silenciosa, sem prazer para nada, jururu, jogada no colo de seus pais, sem que haja uma perda líquida significativa, basta perder um pouco de líquido que entra num desânimo total, inclusive não respondendo às perguntas que lhe são feitas.
China (Chin.)
Criança sofre de culpa, apresenta-se triste e de mal humor; irritável, morosa, rabugenta; tendência a chorar; deseja a solidão; aversão ao ar livre. “Tristeza-culpa” é o ponto marcante e por isso suas lições escolares, seu comportamento são irrepreensíveis não para conquistar carinho, mas por um alto sentimento de dever e responsabilidade. Não quer consolo, não busca o colo, sendo uma criança mais fria que faz as coisas certas por medo de ser perseguida.
Cyclamen (Cycl)
Criança chorosa, realmente sensível à dor, estará sempre pelos cantos da casa chorando, reclamando, incomodada. Agradá-la, pegá-la piora ainda mais as coisas, não tolera ser carregada quando chora por uma dor ou um machucado. É extremamente sensível, uma “bolada” um pouco mais forte é fator desencadeante para disparar num choro como se um grande desastre tivesse ocorrido, todos os sentidos muito aguçados, visão, audição, olfato, gosto, tato. Atividade inusual da mente e do corpo. A criança se ofende e se melindra sem que você possa entender. Uma pequena observação pouco feliz será tomada como uma grande ofensa (mudando de humor da “água para o vinho”). Pequenos barulhos na rua, um feixe de luz estimulará seus sentidos e passará uma noite acordada.
Coffea cruda (coff.)
Após um processo de indignação, somatiza com uma dor de barriga, dando a impressão de que a criança está inventando, pois é só receber um “não” ou ficar contrariado, que se põe furioso, chora e se comprime, parecendo uma farsa. A criança ao invés de ficar quieta com a dor num canto torna-se agitada, dobra as pernas sobre o abdome, adota a posição em “prece maometana” e se põe inquieta, xinga, reivindica, colérica com uma braveza marcante, torcendo-se e virando-se para obter alívio, melhorando com a pressão forte.
Colocynthis
Criança gordinha, fome insaciável, a qualidade não tem grande importância, vão devorando tudo aquilo que encontram pela frente. É uma criança extremamente desconfiada, cheia de receios. É medrosa, do tipo que procura o quarto dos pais à noite dizendo estar com medo. Desde cedo faz planos, sonhando com prosperidade. Tem planos para um futuro distante, conta como gostaria que os fatos ocorressem daqui a 20 ou 30 anos. É extremamente desconfiada, tudo necessita de uma explicação convincente, jamais se contenta com resposta pobre em argumentos.
Drosera rotundifolia