Marchas Flashcards
Como é realizado o rompimento de marchas?
O rompimento de marchas é feito sempre com o pé esquerdo partindo da posição de sentido e ao comando de “Ordinário… marche”, “Sem cadência… marche”, Acelerado… marche” ou “Passo de estrada… marche”.
Estando a tropa já posição de descansar, ao comando de “Ordinário”, os militares tomam a posição de sentido e rompem a marcha à voz de “marche”.
Como se dá o rompimento de marcha em passo Ordinário?
Ao comando de “Ordinário, marche!”, o militar leva o pé esquerdo à frente, com a perna naturalmente distendida, batendo com a planta do pé esquerdo ao solo de modo enérgico e sem exageros ou excessos; leva também à frente o braço direito, flexionando-o para cima, até a altura da fivela do cinto, com a mão espalmada (dedos unidos) e no prolongamento do antebraço. Simultaneamente, eleva o calcanhar direito, fazendo o peso do corpo recair sobre o pé esquerdo e projeta para trás o braço esquerdo, esticado, com a mão espalmada e no prolongamento do antebraço, até 30 centímetros do corpo. Leva, em seguida, o pé direito à frente, com a perna distendida naturalmente, batendo com a planta do pé no solo, ao mesmo tempo que inverte a posição dos braços.
Como se dá o deslocamento na marcha em passo ordinário? Qual a amplitude dos passos? Qual a cadência?
O militar prossegue, avançando em linha reta, perpendicularmente à linha dos ombros. A cabeça permanece levantada e imóvel; os braços oscilam, conforme descrito anteriormente, transversalmente ao sentido do deslocamento. A amplitude dos passos é aproximadamente 40 centímetros para o primeiro e de 75 centímetros para os demais. A cadência é de 116 passos por minuto, marcada pela batida da planta do pé no solo.
Lembrando de manter sempre a coluna ereta e elevando os joelhos até que os pés fiquem à altura de 20 centímetros do solo.
Como se dá o “alto” na marcha em passo ordinário?
O comando de “alto” é dado quando o militar assentar o pé esquerdo no solo; ele dará, então, mais 02 passos, 01 com o pé direito e outro com o pé esquerdo, unindo, com energia, o pé direito ao esquerdo, batendo fortemente os calcanhares, ao mesmo tempo em que, cessando o movimento dos braços, cola as mãos nas coxas com 01 batida, conforme o prescrito para a tomada de posição de sentido.
Como se dá o “marcar passo” na marcha em passo ordinário?
O comando de “marcar passo” é dado nas mesmas condições que o comando de “alto”. O militar executa o “alto” e, em seguida, continua marchando no mesmo lugar, elevando os joelhos até que os pés fiquem à altura de 20 centímetros do solo, mantendo a cadência do passo ordinário. Os braços não devem oscilar. As mãos ficam espalmadas (dedos unidos), como durante o movimento.
O “marcar passo” deve ser de curta duração.
Quais as 02 situações em que o comando “marcar passo” é empregado na marcha em passo ordinário?
1- manter a distância regulamentar entre 02 unidades/frações consecutivas de 01 coluna;
2- retificar o alinhamento e a cobertura de 01 fração antes do comando de “alto” ou de “em frente”.
Como se dá o comando “em frente” na marcha em passo ordinário?
O comando de “em frente” é dado quando o pé esquerdo assentar no solo. O militar dará, ainda, 01 passo com o pé direito, rompendo, em seguida, com o pé esquerdo, a marcha no passo ordinário.
Como se dá o rompimento de marcha na marcha em passo sem cadência?
Ao comando de “Sem cadência, marche”, o militar rompe a marcha em passo sem cadência, devendo manter o silêncio durante o deslocamento.
Como se dá o comando “alto” na marcha em passo sem cadência?
Estando em passo sem cadência, ao comando “alto” (com a voz alongada), o militar dará mais 02 passos a unirá o pé que está atrás ao da frente, voltando à posição de sentido.
Como se dá o rompimento de marcha na marcha em passo acelerado? Qual a cadência?
No rompimento de marcha, partindo da posição de sentido, ao comando de “acelerado”, o militar levanta os antebraços, encostando os cotovelos com energia ao corpo e formando com os braços ângulos aproximadamente retos; as mãos fechadas, sem esforço e naturalmente voltadas para dentro, com polegar para cima, apoiado sobre o indicador, executando ao mesmo tempo o brado padronizado para a tropa. À voz de “marche”, rompe com o pé esquerdo e realiza uma corrida cadenciada, movendo os braços naturalmente para frente e para trás sem afastá-los do corpo.
A cadência é de 180 passos por minuto.
Como se dá o comando de “alto” na marcha em passo acelerado?
O comando é dado quando o militar assentar o pé esquerdo no solo; ele dará mais 04 passos em acelerado e fará alto, unindo o pé direito ao esquerdo e, abaixando os antebraços, colocará as mãos nas coxas, com 01 batida. A união dos pés e a batida das mãos nas coxas são executadas simultaneamente.
Como se dá o deslocamento na marcha em passo de estrada?
Ao comando de “Passo de estrada, marche!”, o militar marcha no passo sem cadência podendo, no deslocamento, falar, cantar, beber e comer. Para fazer com que a tropa retome o passo ordinário, é dado, primeiro, o comando de “Sem cadência, marche” e, então, se comandará “Ordinário, marche”.
Como se dá o “alto” na marcha em passo de estrada?
Estando a tropa em passo de estrada, comandar-se-á “Sem cadência, marche”, antes de se comandar “alto”.
Como se dá os deslocamentos curtos? Como deve ser o número de passos?
Podem ser executados ao comando de “tantos passos em frente! Marche!”. O número de passos é sempre ímpar. À voz de “marche”, o militar rompe a marcha no passo ordinário, dando tantos passos quantos tenham sido determinados e faz “alto”, sem que, para isso, seja necessário novo comando.