Instrução Coletiva Flashcards
Como se dá a organização de uma formação? Quais são as espécies fundamentais?
As formações adotadas por 01 tropa são, principalmente, em função de seu efetivo e de sua organização.
Existem duas formações fundamentais, quais sejam (1) em coluna e (2) em linha. O número de colunas ou de fileiras depende dos fatores enumerados acima.
Como se dá a formação em coluna por 1? Quais são as outras formações de coluna?
Na coluna por 1, os militares ficam dispostos 01 atrás do outro, à distância de 01 braço, com a frente voltada para o mesmo ponto afastado.
As outras formações de coluna são por 2, 3, 4, 6, 8, 9, 12, 15, 16 e 18. Os militares ficam dispostos em tantas colunas quanto as prescritas, 01 ao lado da outra, separadas por intervalos de 01 braço.
Como se dá a formação em colunas de frações? E a coluna dupla de frações?
Nas colunas de frações, as frações ficam em coluna 01 atrás da outra, na ordem numérica crescente.
Nas colunas duplas de frações, as frações em coluna formam 02 a 02, 01 ao lado da outra. A fração-base será a da testa e da direita, recebendo o número 01; a fração à sua esquerda será a número 02; a da retaguarda da fração-base é a número 03 e assim sucessivamente.
Como se dá, nas formações em linha, a formação em 01 fileira e em 02 ou mais fileiras?
Em 01 fileira, é a formação em que os militares são colocados na mesma linha, 01 ao lado do outro, todos com a frente voltada para o mesmo ponto afastado.
Em 02 ou mais fileiras, é a formação de 01 tropa em que os militares formam tantas fileiras sucessivas quanto as prescritas, separadas por distâncias de um braço.
Como se dá a formação em linha de frações?
Nesta formação, as frações, em coluna, ficam 01 ao lado da outra a 02 passos de intervalo (entre Pel., Sec. etc) ou 04 passos de intervalo (entre subunidades), na ordem crescente da direita para a esquerda. Tal formação só se aplica para tropa de valor subunidade ou maior.
Como se dá a formação por altura?
As formações, tanto em coluna como em linha, em princípio, devem ser por altura. Normalmente, nas formações em coluna, os mais altos ficam à frente (e à direita se a formação for em 02 ou mais colunas), à exceção da fileira dos graduados.
Qual é a formação normal?
É aquela em que as frações, em todos os níveis, guardam as distâncias e intervalos regulamentares.
Quais são as distâncias e intervalos normais quando em coluna?
Distância entre os militares - 01 braço esticado
Distância entre frações elementares (Gp, Pç etc) - 01 braço esticado
Distância entre frações (Pel., Sec. etc) - 02 passos
Disâbncia entre subunidades - 10 passos
Quais as distâncias e intervalos normais quando em linha?
Intervalo normal entre os militares - 01 braço esticado Intervalo reduzido (sem intervalo) entre os homens - braço dobrado, mãos fechadas na cintura Intervalo entre frações elementares (Gp., Pç. etc) - 01 braço esticado Intervalo entre frações (Pel., Sec. etc) - 02 passos Intervalo entre subunidades - 05 passos
Em que consiste a formação emassada?
É aquela em que os militares de 01 unidade ou subunidade entram em forma, independentemente das distâncias e intervalos normais entre suas frações.
Os militares devem entrar em forma por altura, os mais altos à frente e à direita.
Como se dá a entrada em forma na instrução coletiva?
Para de colocar em forma 01 fração qualquer é necessário dar-lhe 01 comando contendo (1) a voz de advertência - designação da fração, da base e da frente -, (2) o comando propriamente dito - a formação que se deseja - e (3) voz de execução - “em forma”.
Ex: “pelotão! Base tal militar! Frente para tal ponto! Coluna por 03! Em forma!
Quem será o militar-base numa formatura? Como ele se identifica?
O militar-base sempre será 01 elemento da testa da fração. Ao ser enunciado o seu nome (ou seu número), toma a posição de sentido, levanta vivamente o braço esquerdo, mão espalmada, dedos unidos, palma voltada para frente e se identifica gritando seu número (se tiver sido enunciado pelo nome) ou seu nome (se tiver sido enunciado pelo número).
Em seguida, abaixa o braço e procede de acordo com o comando que for dado.
Quem será o militar-base numa formatura? Como ele se identifica?
O militar-base sempre será 01 elemento da testa da fração. Ao ser enunciado o seu nome (ou seu número), toma a posição de sentido, levanta vivamente o braço esquerdo, mão espalmada, dedos unidos, palma voltada para frente e se identifica gritando seu número (se tiver sido enunciado pelo nome) ou seu nome (se tiver sido enunciado pelo número).
Em seguida, abaixa o braço e procede de acordo com o comando que for dado.
Como ocorre a “saída de forma” na instrução coletiva? Explique também nos casos de militares armados
Para 01 tropa sair de forma, é dado o comando de “fora de forma! Marche!”.
Caso a tropa esteja na posição de descansar e armada, ao comando de “fora de forma”, os militares tomam a posição de sentido e executam o movimento de arma suspensa. À voz de “marche”, os militares rompem a marcha e saem de forma com vivacidade e energia, tomando os seus destinos.
Caso a tropa esteja em marcha e armada, ao comando de “fora de forma”! Marche!”, os militares fazem alto, executam o movimento de arma suspensa e, em seguida, rompem a marcha e saem de forma com vivacidade e energia.
Como se dá o comando de retificar cobertura?
Para que 01 tropa retifique a cobertura é dado o comando de “cobrir!”. A este comando, que é dado com a tropa na posição de sentido, o militar estende o braço esquerdo para frente, com a palma da mão para baixo e os dedos unidos, até tocar levemente com a ponta do dedo médio a retaguarda do ombro (ou mochila) do companheiro/a da frente; coloca exatamente atrás deste, de forma a cobri-lo e, em seguida, posiciona na mesma linha em que se encontrem os companheiros à sua direita, alinhando-se por eles.
A mão direita permanece colada à coxa. Os militares da testa, com exceção do militar da esquerda (que permanece na posição de sentido), estendem os braços esquerdos para o lado, palmas das mãos para baixo, dedos unidos, tocando levemente o lado do ombro direito do companheiro à sua esquerda. A mão direita permanece colada à coxa.
Como se dá a redução de intervalo no movimento de cobertura?
Se o Comandante desejar reduzir o intervalo entre os militares, logo após enunciar a fração, comanda “Sem intervalo! Cobrir!”. Neste caso, os militares procedem como descrito anteriormente, com exceção dos militares da testa, que colocam as mãos esquerdas fechadas nas cinturas, punhos no prolongamento dos antebraços, dorso das mãos para a frente, cotovelos para a esquerda, tocando levemente o braço direito do companheiro à sua esquerda.