LPD /Paciente Irresponsivo Flashcards
Quais as contraIndicações para lavado peritoneal diagnóstico (LPD)?
Absoluta ➡️ Indicação Clara de LAPAROTOMIA.
Relativa ➡️ múltiplas cirurgias abdominais prévias, infecção abdominal, coagulopatia presistente, obesidade mórbida, gestação (Principalmente segundo ou terceiro trimestre), cirrose hepática avançada.
Quais as indicações de lavado peritoneal diagnóstico (LPD)?
🔴Trauma abdominal fechado em paciente hemodinamicamente instável.
🔴Politrauma em paciente hemodinamicamente instável sem causa aparente.
🔴Fratura de pelve em paciente hemodinamicamente instável.
🔴Lesões e estruturas adjacentes ao abdômen como coluna lombar e pélvis.
Como que é a técnica do lavado peritoneal diagnóstico (LPD)?
É uma técnica em dois tempos ➡️ 🔴Primeiramente é realizado um aspirado simples que se houver líquido livre em moderada quantidade será evidenciado pela presença de 10 ml ou mais de sangue, desta forma interrompe-se o procedimento uma vez que a aspiração de 10 ml ou mais de sangue do trauma fechado (contuso) tem o valor preditivo positivo de mais de 90% de lesão interperitoneal nesse caso deve-se fazer a laparotomia exploratória.
🔴 Porém se não há sangue no aspirado inicial é realizado o segundo tempo do exame em que é iludido um litro de solução salina na cavidade peritoneal como verdadeiro lavado e seu refluxo no mínimo 200 ml é enviado para análise laboratorial.
O LPD Pode ser na técnica aberta ou na técnica por punção ( técnica de Seldinger). Como é feito a técnica aberta?
Imagem.
Como é o passo a passo do lavado peritoneal diagnóstico (LPD)?
IMAGEM.
Qual a definição de um ciclo de RCP?
Geralmente 30 compreensões + 2 ventilações.
Realizar apenas compressões torácicas em um paciente em PCR é uma opção?
Sim. Na ausência de dispositivos seguros e adequados para realizar ventilação sem exposição do profissional de saúde aos fluidos provenientes das vias aéreas do paciente, podemos realizar apenas compressões torácicas
Existe duas manobras para abrir a via aérea que pode ser usada em paciente e irresponsivel. Quais são elas?
MANOBRA DE HEAD TILT ou CHIN LIFT. ➡️ Em paciente que não seja vítima de trauma devemos estender a cabeça e levantar o queixo com o paciente em decúbito dorsal.
MANOBRA DE JAW TRUST ➡️ Em caso de politrauma devemos utilizar apenas a manobra de elevação da mandíbula.
Qual o nome dessa manobras e para que serve?
JAW THRUST OU TRUST ➡️ manobra de elevação da mandíbula serve para abrir a via aérea em pacientes vítimas de trauma, onde devemos manipular o mínimo possível da coluna cervical.
Quando que é indicado Essa manobra e para que serve?
Ela é indicada em pacientes que não seja vítima de trauma porém que está irresponsivo. Ela serve para abrir a via aérea.
Qual a sequência mais apropriada ao depararmos com o paciente irresponsivo?
🔴 1° ➡️ Segurança da cena Claro se for pertinente se o contexto for a enfermaria não precisa nos preocupar com a segurança!por exemplo, agora se for o contexto fora do hospital isso é importante.
🔴 2°➡️ responsividade do paciente analisamos com o estímulo mecânico (uma mão em cada ombro da vitima, realizando movimentação do seu tronco) e verbal se soubermos o nome do paciente podemos chamar pelo nome.
🔴 3° ➡️ respiração e pulso por 10 segundos olhando o tórax do paciente e checando o pulso carotídeo (na prova pratica se recomenda fazer a aferição do pulso carotídeo no mesmo lado que você estiver do paciente evitando cruzar a mão sobre o pescoço para o Avaliador não pensar que você tá checando o pulso dos dois lados do pescoço).
🔴 4° ➡️ Se o paciente não tiver pulso e nem respiração temos um diagnóstico feito de parada cardiorrespiratória sendo recomendado fazer o início da ressuscitação cardiorrespiratória (RCP).
Como deve ser as posições das mãos durante uma RCP?
As mãos devem estar uma sobre a outra de maneira que a mão superior fica com os dedos intercalados com a mão de baixo puxando-a para cima e a mão inferior fique com a parte “calcanhar da mão” sobre o terço inferior do esterno do paciente.
⚠️ Lembrar que fazemos de 100 a 120 compressões por minuto e devemos aproximar o tórax de 5 a no máximo 6 cm de profundidade. Devemos sempre permitir O retorno completo do tórax após a compreensão porque é esse retorno completo tórax que permite o retorno venoso para que a próxima compressão faça uma injeção de sangue mais adequada.
O que é a técnica do C e do E na ventilação do paciente em parada cardiorrespiratória?
Técnica do C e do E ➡️ diz respeito a colocação do dispositivo bolsa válvula máscara. A técnica do C diz respeito ao usarmos o nosso dedo indicador e polegar para segurar a máscara e acoplar corretamente na face do paciente. Técnica do E diz e aos três dedos que sobrou da sua mão Para apoiar sobre o ângulo da mandíbula do paciente para conseguir retificar a via aérea.
O socorrista está fazendo as compressões torácicas e chega o desfibrilador qual a conduta?
Parar imediatamente as compressões ou seja a reanimação, para verificar o ritmo da parada cardíaca com as pás. Caso for o ritmo chocável (ritmo fibrilação ventricular e taquicardia ventrícular sem pulso ) procedemos com o choque (Desfibrilação, ou seja, colocar no peito do paciente as pás em modo não sincronizado).
⚠️ Para fazer o choque no ritmo chocável temos que saber o aparelho que temos a disponibilidade, se for um aparelho monofásico (antigo) fazemos com 360 J, e se for um aparelho bifásico podemos fazer de 120-200 J. Após o choque voltamos a fazer a reanimação por mais 2 minutos para saber se deu certo ou não.