lista 5 Flashcards
Com relação às políticas fiscal e monetária no modelo IS-LM, assinale a alternativa correta:
A política monetária será mais eficiente em uma economia em que o investimento é mais elástico a variações na taxa de juros do que em uma economia em que o investimento é menos elástico.
O programa de austeridade fiscal adotado pela Grécia provocou recessão econômica, pois esse tipo de política induz um deslocamento da curva LM para a esquerda.
Um aumento na oferta de moeda levará a um aumento na demanda por títulos e, consequentemente, a uma redução da taxa de juros de equilíbrio do mercado monetário. Essa redução na taxa de juros provoca, por sua vez, um aumento nos investimentos, o que desloca a curva IS para a esquerda.
Uma política fiscal expansionista não será eficaz quando a economia estiver na armadilha da liquidez, pois essa é uma situação em que a taxa de juros está fixa e, portanto, os investimentos não irão variar.
Nenhuma das anteriores está correta.
A
Sobre o impacto do nível de preços no modelo IS-LM, considere as seguintes afirmativas:
I. O nível de preços não afeta diretamente o equilíbrio do mercado de bens, pois esse equilíbrio é determinado em termos reais. Sendo assim, o nível de preços não afeta a curva IS.
II. Um aumento no nível de preços leva a um aumento da taxa de juros de equilíbrio.
III. Quando há um choque positivo nos preços, o banco central deve responder reduzindo a oferta de moeda de forma a manter o equilíbrio no mercado monetário.
IV. Uma política monetária contracionista provocará um deslocamento da curva de demanda agregada para a esquerda.
V. Uma política fiscal expansionista provoca um deslocamento da curva de demanda agregada para a direita, levando a um aumento do produto para todos os níveis de preços.
Assinale a alternativa que classifica corretamente como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações acima:
F, F, F, F, F.
V, V, F, V, F.
V, F, V, F, F.
V, V, F, V, V.
Nenhuma das anteriores está correta.
D
Acerca do modelo IS-LM para uma economia fechada, avalie:
I) Quanto maior a propensão marginal a consumir, menos inclinada será a curva IS e maior o efeito da política monetária sobre a renda.
II) Quanto maior a elasticidade do investimento em relação à taxa de juros e quanto maior a propensão marginal a consumir, mais horizontal será a curva IS.
III) Um pacote fiscal que envolva uma redução dos gastos do governo e dos impostos no mesmo montante não afeta a renda de equilíbrio.
IV) Se a demanda por moeda for independente da renda, então a política fiscal não tem efeito sobre a renda de equilíbrio
Há apenas uma sentença verdadeira.
Apenas duas sentenças são verdadeiras.
Apenas três sentenças são verdadeiras.
Todas as sentenças são verdadeiras.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
B
alternativa falsa:
A eficácia da política fiscal é nula no chamado caso clássico.
Uma redução de gastos públicos acompanhada de contração da oferta de moeda reduz a taxa de juros e a renda.
O efeito deslocamento (crowding-out) é maior, quanto maior a sensibilidade da demanda por moeda à renda.
Se o objetivo do banco central é manter a taxa de juros constante, então o banco deveria compensar uma retração monetária com aumento nos impostos.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
B
Se o consumo das famílias é dado por C = 300 + .6 (Y-T) e os investimentos por I = 300 – 40r, então a curva IS é dada por:
Y = 600 – 2.4T – 40r + G
Y = 600 + .6Y -100r – G
Y = 1500 – 1.5T – 100r + 2.5G
Y = 1500 + .6T – 100r – G
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
C