lista 3 Flashcards

1
Q

Análise as sentenças a seguir:

I) Segundo a Lei de Say, o ato de produção cria simultaneamente renda e poder de compra. A lei, no entanto, não nega a possibilidade de que uma má alocação de recursos possa ocorrer ou excesso de certas mercadorias, mas esse problema seria temporário.

II) Segundo a teoria clássica, a taxa de juros desempenha um papel crucial na garantia de que não ocorra uma deficiência da demanda agregada;

III) A marca registrada da teoria macroeconômica clássica é a separação de variáveis reais e nominais

IV) O “efeito Fisher” é descrito como o ajuste da taxa de juros nominal frente à uma expansão monetária, frente ao aumento da taxa de inflação. Assim, o resultado final de uma expansão monetária seria o aumento no nível de preços, dos salários nominais e da taxa de juros nominal, mas todos os valores reais do sistema permanecerão inalterados.

V) O princípio da demanda efetiva afirma que, em uma economia fechada, o nível de produção (e, portanto, de emprego) é determinado pelo gasto planejado agregado, que consiste em dois componentes, o gasto de consumo do setor doméstico e o gasto de investimento das empresas.

Há apenas duas sentenças verdadeiras.

Há apenas três sentenças verdadeiras.

Há apenas quatro sentenças verdadeiras.

Todas as sentenças são verdadeiras.

Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

A

D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Assinale a alternativa verdadeira:

Segundo a teoria keynesiana, o consumo ́e uma função instável da renda, em outras palavras, a propensão marginal a consumir é instável.

Mudanças na renda derivam principalmente de mudanças nos componentes que dependem de Y, ou seja, dos componentes não autônomos da demanda agregada.

Uma dada mudança em uma das componentes autônomas da demanda agregada causa uma mudança equivalente na renda de equilíbrio.

Por meio de mudanças nos gastos governamentais e nos impostos, o governo pode contrabalancear os efeitos de variações nos investimentos. Mudanças apropriadas em G e T poderiam manter a soma dos gastos autônomos constante mesmo diante de mudanças indesejáveis nos investimentos;

Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

A

D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

De acordo com a Macroeconomia Keynesiana, julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes alternativas:

I. Em uma economia em equilíbrio, a moeda não é neutra, e pode influenciar o produto e o emprego.

II. Em uma economia em equilíbrio, uma expansão monetária produz uma diminuição na taxa de juros, o que, por sua vez, faz com que os investimentos aumentem e o consumo diminua, devido a um aumento instantâneo da poupança por parte das famílias.

III. Tanto uma política monetária expansionista quanto uma política fiscal expansionista terão como efeito um aumento da demanda agregada, mesmo que em diferentes escalas.

IV. Em uma economia em equilíbrio, um choque negativo nos preços provoca um aumento do desemprego, produzindo desemprego voluntário.

V. Uma economia com desemprego acima da taxa natural apresentará uma tendência de diminuição do desemprego, pois o salário nominal se ajustará.

Assinale a alternativa correta:

A

A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Considere uma economia fechada e com governo. Nessa economia, a propensão marginal a consumir é 0,8, e o consumo autônomo é 2. Os investimentos são de 100, e os gastos do governo, inicialmente, de 50. Além disso, o governo tributa as famílias a um alíquota de imposto sobre a renda de 30%.

Qual das alternativas abaixo é a correta?

Nessa economia, a propensão marginal a poupar é igual a 0,2, a renda de equilíbrio será 152, e o multiplicador keynesiano será 5.

Nessa economia, a propensão marginal a poupar será 0,2, a renda de equilíbrio 345,04, e um aumento nos gastos do governo de 20 unidades monetárias produzirá um efeito no produto de equilíbrio de ∆Y = 100.

Nessa economia, a propensão marginal a poupar é igual a 0,8, a renda de equilíbrio será 106,04, e o multiplicador keynesiano será 2,27.

Nessa economia, o multiplicador keynesiano é 2,27. Caso o governo pare de cobrar o imposto de renda, mas mantenha o nível de gastos, o multiplicador passará a ser 5, e o produto de equilíbrio passará a ser 304.

Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

A

E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Assinale a alternativa correta:

Não é correto afirmar que quanto maior a propensão marginal a consumir, maior o multiplicador keynesiano da renda.

Se o governo aumentar os impostos no mesmo montante de um aumento dos gastos do governo, o efeito sobre a renda de equilíbrio será nulo.

Se os investimentos realizados forem iguais aos investimentos planejados, os estoques serão iguais a zero.

Não é possível não afirmar que mudanças nos níveis de impostos afetam a renda de equilíbrio.

Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

A

E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly