Lista 19 Flashcards
Em meados de 1948, mesmo com a Europa Ocidental inserida no Plano Marshall, o governo Truman anuncia oposição a qualquer tipo de integração europeia, com o fito de manter sua hegemonia sobre a região.
ERRADO. Não há oposição à integração europeia; o governo americano estimulava a integração da Europa Ocidental.
Por acreditar que a recuperação econômica da Europa não poderia ser levada a cabo sem o desenvolvimento e a utilização dos recursos do Ruhr e de outras áreas da Alemanha Ocidental, os EUA promoveram o Bloqueio de Berlim visando enfraquecer a posição soviética na porção oriental do país ocupado.
ERRADO. A URSS promove o Bloqueio de Berlim.
Após a inauguração de uma “ponte aérea” para amenizar o impacto do Bloqueio de Berlim, os capitalistas convenceram Stálin a suspendê-lo, resultando não apenas na criação de dois países independentes no território do que fora o III Reich, mas também na construção do Muro de Berlim em 1949.
ERRADO. O Muro de Berlim é de 1961; não é resultado do Bloqueio de Berlim.
Após lutar contra o Kuomitang desde sua criação, o PCC chegou ao poder em 1949, demonstrando que seria possível a chegada dos comunistas ao poder por meio de uma união com o campesinato – era a “via chinesa” .
ERRADO. O PCC se uniu ao Kuomintang na década de 1920 contra os senhores da guerra e no período de 1937-1945 em razão da invasão japonesa.
Corolário que conjugava a capacidade econômica de exercer um forte multilateralismo econômico com a vontade de construir uma grande área sob a influência dos valores do capitalismo, a política de poder mundial estadunidense durante a Guerra Fria é gestada pelos democratas, sob os auspícios de Dean Acheson.
CERTO. Quando os democratas saem da Casa Branca, a aproximação entre Estados Unidos e URSS é facilitada.
Ainda na Conferência de Potsdam, o presidente Harry Truman conseguiu equilíbrio atômico com os soviéticos após a bem sucedida explosão no deserto do Novo México.
ERRADO. O equilíbrio atômico só ocorre em 1949.
Dias após a União Soviética instituir o Comecom, que envolvia os países socialistas do Leste europeu, os Estados Unidos lançaram um novo programa de assistência econômica para a Europa Ocidental objetivando incrementar o Plano Marshall, conhecido como Ponto IV.
ERRADO. O Ponto IV foi destinado à América Latina.
Instituído pelos países da aliança atlântica, o Comitê de Coordenação de Controle Multilateral de Exportações (COCOM) objetivava a aproximação destes com os países satélites da URSS, oferecendo não apenas créditos facilitados, mas também a transferência de tecnologia.
O COCOM tem como principal objetivo coordenar a transferência de produtos e tecnologias para a Europa Ocidental e não para a Europa Oriental.
Diferentemente do que ocorrera após a Primeira Guerra Mundial, no pós- Segunda Guerra as práticas isolacionistas estadunidenses são sepultadas, principalmente após a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
CERTO.
A Guerra da Coreia foi interpretada pelos soviéticos como uma extensão da Guerra Fria sob a forma de um conflito armado, uma vez que a luta começou de súbito, quando as tropas procedentes da parte austral da península atravessaram o paralelo 23 para atacar a república comunista.
ERRADO. Os comunistas atacam; a URSS tenta se manter o mais distante possível do conflito, para evitar conflitos com os Estados Unidos. A visão da URSS era a de que a Guerra da Coreia era um conflito regional e não uma extensão da Guerra Fria; essa interpretação era mais dos capitalistas.
Aproveitando-se do boicote soviético ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, em protesto contra a representação da China pelo governo da República da China (Taiwan), os Estados Unidos, através da resolução de número 84, conseguem a intervenção da ONU ao lado da Coreia do Sul na guerra.
CERTO.
Após a morte de Stálin, Jorge Malenkov assume como figura dominante nos quadros do PCUS e aprofunda o apoio soviético à Coreia do Norte, negando qualquer forma de conciliação com os capitalistas.
ERRADO. Malenkov retira o pouco da ação soviética da Coreia.
Ministro francês dos negócios estrangeiros, Robert Schuman articulou uma nova organização do continente europeu, o que considerava indispensável para a manutenção das relações pacíficas entre seus membros, excluindo da declaração final apenas as duas Alemanhas.
ERRADO. O Plano Schuman visa a aproximação entre França e a Alemanha Ocidental, por meio da CECA (1950).
Em vias de consolidar-se no poder, Nikita Kruschev denuncia os crimes cometidos por Stálin no XX Congresso do PCUS e defende a coexistência pacífica Leste-Oeste.
CERTO.
Após duas décadas fora do poder, os republicanos voltam a Casa Branca com a eleição de Dwight Eisenhower, assumindo a Guerra Fria, no começo de 1953, proporções verdadeiramente globais.
ERRADO. A Guerra Fria já tinha proporções globais.
Concluído no contexto da Coexistência Pacífica, no Tratado da Antártica, os países signatários renunciam as pretensões territoriais naquele continente apesar de bases militares serem previstas, sendo o Brasil um dos signatários.
ERRADO. Por meio do Tratado da Antártica, os países signatários aceitam a não militarização do território da Antártica, não há renúncia de pretensões territoriais (Art. 4º). O Brasil não é um dos signatários iniciais do Tratado da Antártica.
Protagonista no processo da fabricação da bomba atômica, os Estados Unidos assistem a liderança soviética no desenvolvimento da bomba de hidrogênio e também na corrida espacial.
ERRADO. A URSS realmente tem a liderança na corrida espacial, mas os Estados Unidos explodem a primeira bomba de hidrogênio em 1952.
A vitória eleitoral de Eisenhower e a morte de Stálin, cada um a sua maneira, cumpriram papel fundamental para a construção da Coexistência Pacífica, modificando a política externa das superpotências.
CERTO.
Responsável pela concessão de empréstimos e financiamentos a projetos de desenvolvimento e cooperação técnica na América Latina, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é criado em 1959.
CERTO.
Inaugurada em 1958, a V República francesa encerra anos de tradição bonapartista, conseguindo De Gaulle inserir definitivamente a tripartição de poderes na política nacional.
ERRADO. De Gaulle centraliza o poder em suas mãos com a V República Francesa.