Avançado 17 Flashcards
Formado e, 1871, o Império Alemão foi de fundamental importância para evitar uma nova “guerra sistêmica”, afinal, a Dreikaiserbund, administrada por Bismarck até a sua deposição, garantia a estabilidade na Europa Central, enquanto ingleses e franceses dedicavam-se ao ultramar.
Errado. A Dreikaiserbund não permanece em vigor durante todo o período em que Bismarck esteve no poder. Como primeiro sistema de Bismarck, a Dreikaiserbund acaba em razão de a Alemanha ter determinado a Bósnia como área de influência da Áustria-Hungria. Como parte do segundo sistema de Bismarck, a Dreikaiserbund acaba em razão da Crise da Bulgária.
Iniciada nos primórdios dos anos 1880, a aproximação entre franceses e russos foi interrompida com a assinatura do Tratado do Resseguro, retomada tal parceria apenas no século XX.
Errado. A Rússia era próxima à Alemanha, com a Dreikaiserbund e com o Tratado de Resseguro. Essa aproximação entre Rússia e França na década de 1880 não existiu. A aliança entre Rússia e França só acontece com o Tratado Franco-Russo de 1892, após o rompimento do Tratado de Resseguro em 1890.
Estopim para o rompimento entre Bismarck e o Kaiser Guilherme II, a não renovação do Tratado do Resseguro levou a demissão do arquiteto do Império Alemão, substituído por Leo Von Caprivi, que instituiu a Realpolitik.
O estopim para o rompimento entre Bismarck e Guilherme II não é a não renovação do Tratado de Resseguro, quem não renova é o próprio Guilherme II. Guilherme II rompe com Bismarck porque acreditava que era necessário dar mais importância para a posição da Alemanha no ultramar. A Realpolitik é de Bismarck. Guilherme II institui a Weltpolitik. Caprivi foi um dos ministros que arquitetou a Weltpolitik.
Sob o lema “não falar e não esquecer”, os franceses mantiveram viva, ao longo de 4 décadas após a Guerra Franco-Prussiana, a ideia de reconquistar a Alsácia-Lorena e devolver a humilhante derrota de 1871.
Certo.
Uma das consequências da 1ª Guerra Mundial é a construção da Belle Époque, tempos em que os afortunados do pós-guerra gozavam as custosas amenidades das grandes cidades, particularmente Paris.
Errado. A Belle Époque é antecedente e não consequência da Primeira Guerra Mundial. A Belle Époque corresponde ao período da “Paz Armada”.
Ao defender a “purificação étnica” na região dos Bálcãs, o Império Austro-Húngaro invadiu Sarajevo em 1908, rompendo os acordos pré-estabelecidos com as principais potências ainda no século XIX, resultando em coques com os nacionalistas eslavos que articularam-se em torno no grupo terrorista Mão Negra.
Errado. O Império Austro-Húngaro não invade Sarajevo, o território foi ocupado em 1908 após autorização da Alemanha. A Bósnia já pertencia ao Impéiro Austro-Húngaro desde o Congresso de Berlim de 1878.
Russo de nascimento e soldado de ofício, Gavrilo Princip subiu ao estribo do automóvel do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro e matou-o a tiros de revólver, sendo esta a causa para a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Errado. Não é possível dizer que o assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando foi a causa da Primeira Guerra Mundial. Foi o estopim. As causas são mais profundas e dizem respeito aos nacionalismos exaltados, à questão balcânica e às tensões interimperialistas.
A 1ª Guerra Mundial confirma a tese dos principais dirigentes da II Internacional, que afirmavam que o internacionalismo proletário iria sobrepor o nacionalismo xenófobo fomentado pelas elites.
Errado. Ao contrário! O que ficou claro durante a Primeira Guerra Mundial é que o nacionalismo xenófobo foi mais importante do que o internacionalismo proletário. Afinal, os trabalhadores fizeram parte dos exércitos nacionais europeus.
Superando as disputas balcânicas e até mesmo o irredentismo italiano, Guilherme II cria a Tríplice Aliança (AUS-ALE-ITA) com esperança de não se deixar isolar no continente diante da formação da Tríplice Entente (ING-FRA-RUS).
Errado. A afirmativa tem dois erros. Primeiro, quem cria a Tríplice Aliança é Bismarck, em 1882, e não o Kaiser Guilherme II. A Tríplice Aliança faz parte do segundo sistema de Bismarck. Segundo, a Tríplice Aliança não é uma resposta à Tríplice Entente. A Entente Cordiale, entre França e Inglaterra, foi formada em resposta à Tríplice Aliança. A Tríplice Entente só seria formada em 1907, com a aliança entre Inglaterra e Rússia. A aliança entre França e Rússia era de 1892 e a aliança entre Inglaterra e França era de 1904.
Com condições privilegiadas para constituir-se em grande potência naval, a Grã-Bretanha foi arrastada pelas circunstâncias europeias à 1ª Guerra Mundial, rompendo assim longo período de “esplêndido isolamento” imperial.
Errado. O isolamento é rompido antes da Primeira Guerra Mundial. Exemplo disso foi a formação da Entente Cordiale entre França e Inglaterra em 1904.
Em seu planejamento militar visto como exemplar por diversas nações do mundo no início do século XX, incluindo o Brasil, que enviou missão militar à Berlim em 1910, o II Reich ignorou seu Exército, privilegiando o fortalecimento naval.
Errado. O Brasil realmente envia missão militar à Berlim em 1910. O erro da afirmativa está em dizer que o Exército alemão foi colocado em segundo plano em relação à Marinha alemã. O II Reich privilegiou o Exército.
Chamado de forma equivocada de 1ª Guerra Mundial, o conflito iniciado em 1914 não tem proporções globais, sendo o teatro de operações restrito ao continente europeu.
Errado. A Primeira Guerra Mundial tem proporções globais sim. Os norte-americanos tiveram navios torpedeados no Atlântico, houve confrontos entre Japão e Alemanha no Pacífico e também conflitos no continente africano.
Ao triunfar diante das forças czaristas, mencheviques e cadetes articulam a retirada da Rússia da 1ª Guerra Mundial concluindo negociações que culminaram com a assinatura do Tratado de Brest-Litovsk, celebrando a paz com a Alemanha sem perdas territoriais para os dois lados.
Errado. Quem assina a paz de Brest-Litowsk são os bolcheviques e não os mencheviques. Durante o governo provisório (mencheviques), a Rússia continuou na guerra. Outro erro foi que houve perdas territoriais. Isso fez parte da estratégia denominada “Cordão Sanitário” , que buscava impedir que o socialismo se espalhasse.
Necessitando reforçar a propaganda interna diante da contrariedade de muitos estado-unidenses com o rompimento do isolacionismo gestado ainda no século XVIII, o Telegrama Zimmerman, no qual Berlim decreta guerra submarina irrestrita no Atlântico, é divulgado em 1917.
Errado. O Telegrama Zimmerman foi divulgado pelos ingleses. Ele foi fundamental para a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial. O Telegrama Zimmerman contemplava uma proposta da Alemanha direcionada ao México para que o México entrasse na guerra guerra ao lado da Alemanha e, em contrapartida, a Alemanha daria ao México territórios norte-americanos.
Com seu território intacto e sem o necessário respaldo político interno, Woodrow Wilson opta por não enviar militares estado-unidenses para o teatro de guerra europeu, restringindo a participação militar do Tio Sam no Atlântico Norte.
Errado. Cerca de 1 milhão de soldados americanos são enviados para lutar na Europa. Quando eles chegam, o General Pershing, lança a frase: “Lafayette, we are back again!”