Líquidos Biológicos Flashcards
Quais deve ser indicado exames com LCR?
Em suspeita de processos infecciosos do SN e envoltórios, processos granulomatosos com imagem inespecífica, processos desmielinizantes, leucemias e linfomas para estadiamento e tratamento, imunodeficiências, processos infeccioosos com foco não identificado e hemorragia sub-aracnóidea.
Onde é coletado o LCR?
Entre a 3ª e a 4ª vértebra ou entre a 4ª e 5ª.
Como devem ser os frascos para a coleta de LCR?
Devem ser estéreis e sem anticoagulante.
Quantos e quais devem ser os frascos para a coleta de LCR? .
Deve haver 3 frascos estéreis para os testes de sorologia, microbiologia e hematologia
O que é importante na análise macroscópica de LCR?
O aspecto e a cor. Amostras opacas e leitosas podem significar acúmulo de proteínas, mas também pode ser acúmulo de leucócitos sugerindo infecção.
Como é o LCR normalmente a partir do 30ª mês de vida?
Incolor e Límpido
Como é o LCR em recém nascidos?
Xantocrômico e límpido
Quais testes devem ser feitos para a diferenciação do Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) e o Acidente de punção?
Três testes com o LCR: centrifugação, contagem de hemácias e coágulos.
O que diferencia o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) e o Acidente de punção na centrifugação?
Se a cor do sobrenadante for incolor, indica acidente de punção. Se o sobrenadante for eritrocrômico ou xantocrômico, indica AVCH.
Após centrifugação do LCR, o aspecto do líquor apresentava coloração avermelhada. Neste caso trata-se de um líquor xantocrômico, que se dá pela presença de oxiemoglobina das hemácias lisadas. Isto indica acidente de punção. V ou F?
F porque o LCR xantocrômico é amarelado, indicando presença de bilirrubina ou hemólise. Na hemólise, o aspecto xantocrômico se dá pela presença de metemoglobina. No acidente de punção , o LCR apresenta-se límpido.
Na diferenciação do acidente de punção e do Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, uma amostra apresentou-se após centrifugação, totalmente límpida. O que isto sugere?
Sugere tratar-se de acidente de punção.
Um paciente está com suspeita de Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) e de Acidente de punção. Foi coletado 3 tubos do LCR do paciente. Após centrifugação o líquor apresentou-se amarelado. O que isto indica?
A) AVCH
B) Acidente de punção
C) Infecção
D) Tratar-se de um paciente recém-nascido
A
O que diferencia o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) e o Acidente de punção na contagem de hemácias?
É feita a contagem dos 3 tubos. Se a diferença entre os 3 tubos for menor que 10%, ou seja, se o aspecto da amostra não modificar, sugere-se AVCH. Se a diferença por maior que 10%, ou seja, se o aspecto clarear, sugere-se acidente de punção.
Após coleta de três tubos de LCR de um paciente, fez-se a contagem de hemácias destes tubos no laboratório do hospital. A diferença entre os tubos foi discrepante. Sendo um tubo mais turvo, outro bem claro e um terceiro ligeiramente turvo. O que isto indica?
Acidente de punção, onde há uma elevação dos níveis de proteínas.
O que diferencia o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) e o Acidente de punção na formação de coágulos?
Se há formação de coágulos, sugere-se acidente de punção. Se não há, sugere-se AVCH.
Julgue: Amostras de LCR em três tubos foram coletadas de um paciente. Após centrifugação, a amostra permaneceu com aspecto incolor. Só havia uma diferença entre os três tubos, o terceiro era mais claro que todos, e o segundo mais claro que o primeiro. Na contagem de hemácias, havia uma diferença de 30% de um tubo para outro. Havia ainda, formação de coágulos. O Farmacêutico responsável pelo laboratório, liberou o laudo dessa amostra, sugerindo tratar-se de Acidente de punção.
Verdadeiro.
Quais são as análises citológicas feitas sobre o LCR no exame microscópico?
Contagem global de hemácias e leucócitos; Contagem diferencial de leucócitos; Análise detalhada do sedimento (fornece informações sobre a constituição e características das células
Quais são os elementos celulares observados no LCR não neoplásico?
- Linfócitos * Monócitos * Neutrófilos *Plasmócitos * Eosinófilos * Basófilos * *Macrófago
Após feita a contagem de leucócitos, observou-se 50 células /μL, sendo em sua maioria neutrófilos. O que esta contagem indica?
Meningite bacteriana.
Quais as características citológicas que permitem a diferenciação de meningite bacteriana e viral?
Na bacteriana, há grande quantidade de leucócitos, principalmente neutrófilos, Na viral, também há grande quantidade de leucócitos, mas a maioria são linfócitos e monócitos.
Após um exame microscópico de uma amostra de LCR, foi feita a contagem de leucócitos. Observou-se 15 células /μL. O que isto indica? A) Acidente de punção B) Infecção nas meninges C) AVC D) Meningite fúngica
B
Após um exame microscópico de uma amostra de LCR, foi feita a contagem de leucócitos. observou-se 15 células /μL. Foram identificados muitos monócitos e linfócitos. O que isto indica?
Meningite viral, tuberculosa ou fúngica.
Quais são as características citológicas de um LCR neoplásico?
- Quebra da relação núcleo-citoplasma (discariose) - Núcleos grandes e hipercromáticos com nucléolos evidentes - Tamanhos e formatos celulares variados - Células frequentemente agrupadas pela fusão das membranas celulares • A presença de leucócitos imaturos (blastos) é observada quando há comprometimento do SNC em leucemias e linfomas. É possível também encontrar no LCR células cancerosas provenientes da metástase de vários carcinomas
O que é o líquido sinovial e quais suas funções?
É um fluído viscoso, filtrado do plasma através da membrana sinovial, cujas células secretam um mucopolissacarídeo contendo ácido hialurônico e pequena quantidade de proteínas, que se somam a esse ultrafiltrado. Este líquido lubrifica as faces articulares móveis e transporta nutrientes para a cartilagem articular.
Quais são as principais indicações para análise do líquido sinovial?
Suspeitas de artrite séptica e de sinovite induzida por depósitos de cristais.
Um paciente com dores nas articulações, sem suspeita de artrite séptica ou sinovite, foi submetido à coleta de líquido sinovial. O que indicará a análise desse líquido?
Indica se o fluido é do tipo inflamatório, não inflamatório, séptico ou se há a presença de hemartrose.
Quais são os tipos de distúrbios articulares?
GRUPO I (não inflamatório): distúrbios articulares degenerativos; • - GRUPO II (inflamatório): problemas imunológicos ; • GRUPO III (infeccioso): infecções (bactérias, fungos); • - GRUPO IV (cristal-induzido): provocados pela formação de cristais; • - GRUPO V (hemorrágico): trauma e deficiências de coagulação
Quantos e como são os tubos para a coleta de líquido sinovial?
Três tubos: um estéril e heparinizado para a microbiologia, um heparinizado para a hematologia e um não heparinizado para exames bioquímicos e sorológicos.