Função hepática e Lesão de hepatócitos Flashcards
Onde a bile é produzida?
A bile é produzida pelos hepatócitos no fígado
Onde a bile é armazenada ?
A bile é armazenada na vesícula biliar
Onde a bile é liberada e qual a sua função?
A bile é liberada no intestino delgado, no duodeno, onde funciona como um emulsificante dos lipídios ingeridos e liberados no intestino.
O que é esteatose hepática?
Acúmulo de lipídios do fígado.
O que é bilirrubina?
É uma molécula que resulta da degradação de hemácias e deve ser devidamente excretada para manter a homeostase.
Hiperbilirrubinemia indica que tipo de patologia e qual seu sinal clínico?
Invariavelmente indica lesão grave do fígado ou excesso de hemólise. O sinal clínico da hiperbilerrubinemia é a icterícia. O paciente fica “amarelado”.
Onde e como são rompidas as hemácias?
Após 120 dias circulando na corrente sanguínea, as membranas das hemácias ficam frágeis e se rompem no sistema retículo endotelial do baço.
Como é o processo de degradação das hemácias e quais componentes são formados?
No processo de degradação das hemácias, a membrana é rompida e libera os componentes que constituem a hemácia, isto é, ferro, hemoglobina e ácido pirrólico. O ferro que continha na hemácia será armazenado em forma de ferritina no fígado e nos macrófagos da medula óssea. A hemoglobina será reaproveitada, a cadeia inteira de aminoácidos ou alguns aminoácidos isolados. O ácido pirrólico no fígado será transformado em biliverdina que por sua vez será transformada em bilirrubina.
Como a bilirrubina é excretada em condições fisiológicas?
No fígado a bilirrubina será conjugada ao ácido glicurrônico para se tornar hidrossolúvel, e parte dela (cerca de 50%) unir-se-á às fezes e desta forma será eliminada, dando coloração castanha às fezes (estercobilinogênio) . A outra parte da bilirrubina hidrossolúvel será reabsorvida pelo intestino e retornará ao sangue. Uma vez no sangue, essa bilirrubina será excretada pelos rins na forma de urobilinogênio
O que a hiperbilerrubinemia causa?
Causa neurotoxicidade
Onde são formadas as hemácias?
São formadas na medula óssea.
Qual o tempo de meia-vida das hemácias?
O tempo de meia-vida são 120 dias.
Em quais casos há alta taxa de hemólise causando hiperbilirrubinemia ?
Quando há incompatibilidade em uma transfusão sanguínea por exemplo, as células imunológicas degradarão as hemácias incompatíveis por reconhece-las como antígenos , causando um excesso de bilirrubina no sangue (hiperbilirrubinemia). Ou na doença hemolítica do recém-nascidos.
Por que é frequente a fototerapia em bebês recém nascidos?
Na fototerapia, a luz UV degrada bilirrubina e induz sua eliminação.
Por que recém nascidos na maioria dos casos apresentam hiperbilirrubinemia? É um sinal clínico grave?
Em razão do subdesenvolvimento do retículo endoplasmático liso dos hepatócitos e é uma condição normal. Contudo, em alguns bebês pré-termo a hiperbilirrubinemia pode ser grave quando os níveis de bilirrubina estão em 15 a 18mg/dL.
Existem casos em que há hiperbilirrubinemia mas não há lesão hepática ou alta taxa de hemólise?
Sim, nos casos de recém nascidos em que o retículo endoplasmático liso dos hepatócitos ainda está em desenvolvimento, suas enzimas estão imaturas e não contribuem para o processo de excreção da bilirrubina.
O que é doença hemolítica do recém nascido? Neste caso, como estão os níveis de bilirrubina?
É uma patologia onde a genitora é Rh- e a criança é Rh+. Durante todo parto há troca sanguínea. Neste caso, durante o parto, o sangue fetal ao entrar em contato com o sangue materno ativará o sistema imune materno uma vez que este reconhecerá o sangue Rh+ fetal como um antígeno. Anticorpos maternos serão produzidos contra o sangue da criança e irão atravessar a barreira placentária durante o parto e entrarão na circulação sanguínea do feto provocando hemólise. Esta criança pode nascer com alta taxa de bilirrubinemia, ictérica, podendo levar a óbito pela neurotoxicidade. Isto só acontece em gestações onde a mãe é Rh-, não foi sensibilizada com vacinas, e está na primeira gravidez de um feto Rh+.
Como é o tratamento da doença hemolítica do recém nascido?
Exosanguineo transfusão.
O que são bilirrubinas diretas (BD)? Qual é sua quantidade fisiológica?
São as bilirrubinas conjugadas ao ácido glicurônico, que são hidrossolúveis e eliminadas pelas fezes ou urina. Fisiologicamente está presente em 0,4mg/dL
Clinicamente, o que indica o aumento de BD de um paciente?
Degeneração dos hepatócitos. Obstrução da secreção biliar, por exemplo, pois a conjugação é realizada, mas este conjugado não é eliminados pelo fígado pois este está comprometido em razão do depósito de bile nos hepatócitos ocasionado pela obstrução da secreção biliar. Esta obstrução pode ocorrer quando uma litíase vesicular desprende-se da vesícula e obstrui o canal de drenagem entre o fígado e a vesícula, impedindo a saída de bile do fígado. Outras patologias que degeneram os hepatócitos também resultam em hiperbilirrubinemia direta como hepatites A,B e C, hepatocarcinoma
O que é colelitíase? E coleducolitíase? Quais complicações podem trazer?
Colelitíase é a presença de precipitados na vesícula biliar, cálculo na vesícula. Coleducolitíase é a presença de cálculos no canal de drenagem da vesícula biliar, causando obstrução e impedindo o armazenamento da bile produzida no fígado. Com esta obstrução, a bile produzida pelo fígado e reflui, depositando-se nos hepatócitos. Estes hepatócitos por sua vez serão necrosados.
O que são bilirrubinas indiretas (BI) e qual a consequência desse conjugado? Qual é sua quantidade fisiológica?
São as bilirrubinas que não são conjugadas ao ácido glicurônico e são conjugadas a albumina, o que as tornam lipossolúveis. Sendo lipossolúveis, este conjugado é absorvido pelos tecidos. Seu nível fisiológico é 0,6mg/dL.
Clinicamente, o que indica o aumento de BI de um paciente?
Não há lesão hepática, a sobrecarga de bilirrubina é causada pela hemólise. A hemólise pode ser causada por anemia hemolítica, como é o caso de pacientes picados por jararacas, transfusão sanguínea incompatível e pacientes com algum tipo de leucemia. Neste caso, a baixa taxa de hemácias é em razão da alta taxa de lise das mesmas. Também há hemólise na talassemia, que é outro tipo de anemia genética (hemoglobinopatíase), relacionada a raça branca. Na anemia falciforme, também uma hemoglobinopatíase relacionada a raça negra, possui hemácias em forma de foice e por isto tem membranas frágeis. Isto diminui a meia-vida dessas hemácias que sofrem altas taxas de hemólises.
Cite exemplos de causas de pacientes com anemia hemolítica intensa.
Pacientes picados por jararacas, transfusão sanguínea incompatível, pacientes leucêmicos ou paciente com hemoglobinopatíase.
O que indica os valores de bilirrubinas totais (BT) ? Qual seu valor fisiológico?
É a quantidade de bilirrubina direta, conjugada ao ácido glicurônico, e bilirrubina indireta, conjugada a albumina. Seus valores fisiológicos variam entre 1 a 1,2mg/dL de bilirrubina total (BT).
Quais são os valores de referências de BT para recém nascidos prematuros?
No primeiro dia há 8mg/dL e este valor aumenta até chegar a um pico de14mg/dL no 3ª ao 5ª dia após o nascimento.
Quais são os valores de referências de BT para recém nascidos a termo?
No primeiro dia há 6mg/dL e este valor aumenta até chegar a um pico de 8mg/dL no 3ª ao 5ª dia após o nascimento.
Após o nascimento, em quanto tempo os valores de bilirrubina devem normalizar?
Em uma semana os valores de BT devem normalizar. Caso contrário, deverá ser feita intervenção clínica.
O que é TGO ou AST?
É uma enzima que é denominada transaminase glutâmico oxalacético ou aspartato aminotransferase.
Para que serve a TGO?
Serve como um indicador bioquímico de função hepática.
Onde a TGO é encontrada?
Nos hepatócitos mas também em outros tipos de células como células musculares esqueléticas e cardíacas.
Quais os valores de referência da TGO?
5 a 40 U/L
Os níveis de aumentam em quais circunstâncias (considere complicações em todos os tipos de células em que a TGO está presente?
Lesão hepáticas, infarto agudo do miocárdio, distrofia muscular, etc.
A TGO é uma enzima que indica complicações exclusivamente hepáticas sendo utilizada como contraprova. Verdadeiro ou Falso?
Falso pois a TGO é uma enzima presente também no tecido muscular. Seus níveis alterados não são suficientes para indicar patologias hepáticas. Por isso também é utilizado os níveis de TGP. É usada como uma enzima contraprova
Quando um paciente apresenta níveis de TGO muito mais elevados em relação a TGP pode indicar que tipo de patologia?
Apesar da TGO não ser uma enzima exclusivamente hepática, quando seus níveis estão excessivamente elevados (cerca de 20x mais do que o normal) pode indicar hepatite virótica aguda. Nesse caso, a enzima inespecífica está mais elevada que a enzima específica do fígado nesse tipo de patologia.
O que é mononucleose? Que tipo de moléculas estão alteradas na mononucleose?
A chamada doença do beijo. É uma doença infectocontagiosa, provocada pelo vírus herpes tembar. Há aumento dos níves de TGO e também da desidrogenase lática (enzima da morte), DHL.
O aumento dos níveis de TGO pode indicar infecção viral somente hepática. Verdadeiro ou falso?
Falso, também estão elevados na mononucleose (doença do beijo), onde há infecção pelo vírus da herpes. Também pode indicar infarto agudo do miocárdio.
Se há aumento de TGO e o paciente relata dores no peito que passa para o braço, dor na mandíbula ou dor epigástrica , quais indicadores podem ser usados para o diagnóstico?
Neste caso pode haver suspeita de infarto agudo do miocárdio uma vez que os sintomas são típicos e a TGO presente nas células musculares cardíacas está aumentada. Para confirmar o diagnóstico, os níveis de moléculas mais específicas musculares devem ser medidos como por exemplo a CKMB, enzima específica do músculo cardíaco e as proteínas troponina e mioglobina.
Há aumento de TGO e o paciente relata sintomas que indicam distrofia do músculo da coxa, quais indicadores bioquímicos podem ser usados?
Os níveis da enzima CKMM que é exclusiva do músculo esquelético
Há aumento de TGO e o paciente relata sintomas que indicam Alzheimer, quais indicadores bioquímicos podem ser usados?
CKBB é uma enzima exclusiva do sistema nervoso central.
Qual enzima indica infarto agudo do miocárdio?
CKMB enzima específica do músculo cardíaco
Há o aumento de TGO e suspeita de mononucleose. Quais outros indicadores bioquímicos podem ser usados?
DHL que estará mais aumentada que a TGO
Aumento de TGO e de DHL podem indicar que tipo de patologia?
Essas alterações estão presentes nos infartos renais, pulmonares e de grandes tumores.
O que significa TGP ou ALT? Onde esta enzima é encontrada?
Transaminase glutâmico-pirúvica ou alanina aminotransferase. É uma enzima exclusivamente hepática.
A TGO é uma enzima exclusivamente hepática e por isso suas alterações indicam alterações somente no fígado. A TGP e a DHL são utilizadas como contraprova já que não são enzimas exclusivamente hepáticas. Falso ou Verdadeiro? Justifique.
Falso. A TGP é uma enzima expressada significativamente no fígado e clinicamente indica alterações somente no fígado, a TGO (enzima hepáticas e muscular) e a DHL (enzima indicadora de necrose) podem ser utilizadas como contraprova.
A TGP é uma enzima expressada exclusivamente no fígado. Falso ou Verdadeiro? Justifique.
A TGP é significativamente expressada no fígado mas pode ser encontrada também nos rins, coração e músculo esquelético.
Quais são os valores de referência da TGP?
4 a 32 U/L
Quando há suspeita de hepatite qual o teste há ser realizado? Como saber se é hepatite A,B ou C?
Como acompanhar a função hepática desse paciente? O teste a ser realizado envolve os níveis de TGP para confirmação de hepatites virais. No entanto, para diferenciá-las é necessário teste sorológico imunológico que identificará qual hepatite se trata. Para acompanhar o paciente é necessário analisar os níveis de TGP.
Paciente fazendo tratamento com isotretinoína tem acompanhamento da função hepática por meio dos níveis de TGP. Em certo resultado, os níveis de TGP são 4x maiores que o normal (120U/L). O paciente deve interromper o tratamento? Por que?
Não, pois nesse caso o benefício do medicamento ainda é maior que as alterações no fígado. Para esses pacientes, que fazem uso de medicamento altamente hepatotóxicos, quando os níveis de TGP estiverem maiores que 300MG/DL o risco é maior que o benefício e o medicamento deve ser retirado.
Qual é a enzima considerada “enzima da morte”?
DHL : desidrogenase láctica
Quando há aumento dos níveis de TGP pode ser o caso de doenças extra hepáticas? Em quais casos?
Sim, quando há distrofia muscular e esta já atingiu grande extensão. Nesse caso há uma disfunção genética onde não há síntese da distrofina que ancora as fibras musculares umas as outras. Os músculos vão ficando flácidos e o tecido começa a ser necrosado e as enzimas desse tecido são liberadas na corrente sanguínea. A dosagem da fração MM de CK, DHL, TGO, aldolase ajudam a diferenciar o diagnóstico.
Com os níveis de TGO, TGP e DHL aumentado o que indica os níveis também aumentados de fosfatase alcalina?
Indica que a lesão hepática está sendo causada por obstrução biliar.
Fostase alcalina está aumentada nas lesões de quais órgãos?
No fígado, nos ossos e no intestino.
Os valores de fosfatase alcalina são os mesmos para todas as idades e ambos os sexos?
Não, em adolescente são mais elevados porque nessa fase há remodelagem óssea muito intensa para que haja crescimento. Também é mais elevado em homens.
Em certo paciente foi excluída a suspeita de patologias ósseas e tem os níveis de fosfatase alcalina aumentada, TGP, DHL e Gama GT (glutamiltransferase) elevados. O que pode indicar?
Carcinoma hepático.
Quais são os valores de referência da Gama GT?
8 a 41 U/L para mulheres e 12 a 73 U/L nos homens.
Valores aumentados de Gama GT pode indicar quais doenças?
Doença hepatobiliar, pancreática (analisar amilase e lipase ), álcool, fármacos (especialmente indutores enzimáticos como barbitúricos), doenças não hepatobiliares com envolvimento hepático (anorexia nervosa, distrofia miotônica, guillain-Barré, hipertireoidismo, síndrome metabólica – diabetes, obesidade, esteatohepatite - , pós infarto miocárdio, porfiria cutânea tarda), doença neurológica (aumento leve), doença maligna/radioterapia.
Amilase e lipase aumentadas indicam quais doenças?
Podem indicar pancreatites, carcinoma de pâncreas, como também doenças intra-abdominais do trato biliar, como isquemia intestinal, apendicite aguda, etilismo, caxumba, coleciste, oclusão intestinal e gravidez ectópica.
Como a diagnosticar pancreatite aguda?
Invariavelmente o aumento em cerca de 3x de lipase e amilase e dor abdominal típica. Para concluir é necessário realizar exames de imagem que contenham achados característicos.
Os níveis de coagulação pode ser utilizado para estabelecer lesão hepática? Por que?
Sim em casos de lesão hepáticas GRAVES pois o fígado produz enzimas da cascata de coagulação sanguínea. O índice de coagulação estarão alargados. Também produz a trombopoietina que estimula a produção de plaquetas, e por isso, no hepatopata grave haverá níveis baixos de plaquetas.
Os hepatopatas tem comprometimento imunológico?
Sim , pois o fígado também é responsável pela produção de proteínas do sistema complemento responsáveis pela imunidade contra bactérias por exemplo. Esses pacientes serão mais susceptíveis a infecções, principalmente bacterianas.