Função hepática e Lesão de hepatócitos Flashcards
Onde a bile é produzida?
A bile é produzida pelos hepatócitos no fígado
Onde a bile é armazenada ?
A bile é armazenada na vesícula biliar
Onde a bile é liberada e qual a sua função?
A bile é liberada no intestino delgado, no duodeno, onde funciona como um emulsificante dos lipídios ingeridos e liberados no intestino.
O que é esteatose hepática?
Acúmulo de lipídios do fígado.
O que é bilirrubina?
É uma molécula que resulta da degradação de hemácias e deve ser devidamente excretada para manter a homeostase.
Hiperbilirrubinemia indica que tipo de patologia e qual seu sinal clínico?
Invariavelmente indica lesão grave do fígado ou excesso de hemólise. O sinal clínico da hiperbilerrubinemia é a icterícia. O paciente fica “amarelado”.
Onde e como são rompidas as hemácias?
Após 120 dias circulando na corrente sanguínea, as membranas das hemácias ficam frágeis e se rompem no sistema retículo endotelial do baço.
Como é o processo de degradação das hemácias e quais componentes são formados?
No processo de degradação das hemácias, a membrana é rompida e libera os componentes que constituem a hemácia, isto é, ferro, hemoglobina e ácido pirrólico. O ferro que continha na hemácia será armazenado em forma de ferritina no fígado e nos macrófagos da medula óssea. A hemoglobina será reaproveitada, a cadeia inteira de aminoácidos ou alguns aminoácidos isolados. O ácido pirrólico no fígado será transformado em biliverdina que por sua vez será transformada em bilirrubina.
Como a bilirrubina é excretada em condições fisiológicas?
No fígado a bilirrubina será conjugada ao ácido glicurrônico para se tornar hidrossolúvel, e parte dela (cerca de 50%) unir-se-á às fezes e desta forma será eliminada, dando coloração castanha às fezes (estercobilinogênio) . A outra parte da bilirrubina hidrossolúvel será reabsorvida pelo intestino e retornará ao sangue. Uma vez no sangue, essa bilirrubina será excretada pelos rins na forma de urobilinogênio
O que a hiperbilerrubinemia causa?
Causa neurotoxicidade
Onde são formadas as hemácias?
São formadas na medula óssea.
Qual o tempo de meia-vida das hemácias?
O tempo de meia-vida são 120 dias.
Em quais casos há alta taxa de hemólise causando hiperbilirrubinemia ?
Quando há incompatibilidade em uma transfusão sanguínea por exemplo, as células imunológicas degradarão as hemácias incompatíveis por reconhece-las como antígenos , causando um excesso de bilirrubina no sangue (hiperbilirrubinemia). Ou na doença hemolítica do recém-nascidos.
Por que é frequente a fototerapia em bebês recém nascidos?
Na fototerapia, a luz UV degrada bilirrubina e induz sua eliminação.
Por que recém nascidos na maioria dos casos apresentam hiperbilirrubinemia? É um sinal clínico grave?
Em razão do subdesenvolvimento do retículo endoplasmático liso dos hepatócitos e é uma condição normal. Contudo, em alguns bebês pré-termo a hiperbilirrubinemia pode ser grave quando os níveis de bilirrubina estão em 15 a 18mg/dL.
Existem casos em que há hiperbilirrubinemia mas não há lesão hepática ou alta taxa de hemólise?
Sim, nos casos de recém nascidos em que o retículo endoplasmático liso dos hepatócitos ainda está em desenvolvimento, suas enzimas estão imaturas e não contribuem para o processo de excreção da bilirrubina.
O que é doença hemolítica do recém nascido? Neste caso, como estão os níveis de bilirrubina?
É uma patologia onde a genitora é Rh- e a criança é Rh+. Durante todo parto há troca sanguínea. Neste caso, durante o parto, o sangue fetal ao entrar em contato com o sangue materno ativará o sistema imune materno uma vez que este reconhecerá o sangue Rh+ fetal como um antígeno. Anticorpos maternos serão produzidos contra o sangue da criança e irão atravessar a barreira placentária durante o parto e entrarão na circulação sanguínea do feto provocando hemólise. Esta criança pode nascer com alta taxa de bilirrubinemia, ictérica, podendo levar a óbito pela neurotoxicidade. Isto só acontece em gestações onde a mãe é Rh-, não foi sensibilizada com vacinas, e está na primeira gravidez de um feto Rh+.
Como é o tratamento da doença hemolítica do recém nascido?
Exosanguineo transfusão.
O que são bilirrubinas diretas (BD)? Qual é sua quantidade fisiológica?
São as bilirrubinas conjugadas ao ácido glicurônico, que são hidrossolúveis e eliminadas pelas fezes ou urina. Fisiologicamente está presente em 0,4mg/dL
Clinicamente, o que indica o aumento de BD de um paciente?
Degeneração dos hepatócitos. Obstrução da secreção biliar, por exemplo, pois a conjugação é realizada, mas este conjugado não é eliminados pelo fígado pois este está comprometido em razão do depósito de bile nos hepatócitos ocasionado pela obstrução da secreção biliar. Esta obstrução pode ocorrer quando uma litíase vesicular desprende-se da vesícula e obstrui o canal de drenagem entre o fígado e a vesícula, impedindo a saída de bile do fígado. Outras patologias que degeneram os hepatócitos também resultam em hiperbilirrubinemia direta como hepatites A,B e C, hepatocarcinoma
O que é colelitíase? E coleducolitíase? Quais complicações podem trazer?
Colelitíase é a presença de precipitados na vesícula biliar, cálculo na vesícula. Coleducolitíase é a presença de cálculos no canal de drenagem da vesícula biliar, causando obstrução e impedindo o armazenamento da bile produzida no fígado. Com esta obstrução, a bile produzida pelo fígado e reflui, depositando-se nos hepatócitos. Estes hepatócitos por sua vez serão necrosados.
O que são bilirrubinas indiretas (BI) e qual a consequência desse conjugado? Qual é sua quantidade fisiológica?
São as bilirrubinas que não são conjugadas ao ácido glicurônico e são conjugadas a albumina, o que as tornam lipossolúveis. Sendo lipossolúveis, este conjugado é absorvido pelos tecidos. Seu nível fisiológico é 0,6mg/dL.
Clinicamente, o que indica o aumento de BI de um paciente?
Não há lesão hepática, a sobrecarga de bilirrubina é causada pela hemólise. A hemólise pode ser causada por anemia hemolítica, como é o caso de pacientes picados por jararacas, transfusão sanguínea incompatível e pacientes com algum tipo de leucemia. Neste caso, a baixa taxa de hemácias é em razão da alta taxa de lise das mesmas. Também há hemólise na talassemia, que é outro tipo de anemia genética (hemoglobinopatíase), relacionada a raça branca. Na anemia falciforme, também uma hemoglobinopatíase relacionada a raça negra, possui hemácias em forma de foice e por isto tem membranas frágeis. Isto diminui a meia-vida dessas hemácias que sofrem altas taxas de hemólises.
Cite exemplos de causas de pacientes com anemia hemolítica intensa.
Pacientes picados por jararacas, transfusão sanguínea incompatível, pacientes leucêmicos ou paciente com hemoglobinopatíase.