Lipídeos Flashcards
Qual a definição de lipídeos e quais são seus tipos?
Os compostos são classificados como lipídeos com base no sua maior solubilidade em solventes orgânicos do que em água. Ácidos graxos, triaglicerídeos, glicerofosfolipídeos, esfingolipídeos, esteróis e eicosanóides.
Descreva os ácidos graxos.
São ácidos carboxílicos com cadeias hidrocarbonadas que variam de 4 a 36 carbonos. Apresentam alto ponto de fusão. No caso de insaturação podem apresentar isomeria geométrica CIS/TRANS.
Na hidrogenação catalítica, qual propriedade dos ácidos graxos insaturados é alterada?
O ponto de fusão, que aumenta devido a quebra das ligações insaturadas.
Como a composição em ácidos graxos dos fosfolipídeos de membrana de uma bactéria são alterados a partir de uma redução de temperatura?
Em busca da manutenção de sua fluidez, que tende a diminuir com a redução de temperatura, a quantidade de ácidos graxos insaturados da membrana aumenta, pois eles apresentam menor ponto de fusão e vão garantir a conservação da fluidez da membrana.
Quais fatores alteram o ponto de fusão de um ácido graxos?
O número de carbonos na cadeia, quanto mais carbonos maior é o PF. E o número de insaturações presentes na molécula, quanto mais insaturações MENOR é o ponto de fusão.
O que são triagliceróis?
São compostos formados por uma reação de desidratação (esterificação) entre 3 moléculas de ácido graxo (acido carboxílico) e 1 glicerol (álcool), produzindo uma molécula com a presença de ésteres.
O que são triagliceróis?
São compostos formados por uma reação de desidratação (esterificação) entre 3 moléculas de ácido graxo (acido carboxílico) e 1 glicerol (álcool), produzindo uma molécula com a presença de ésteres.
Qual a função dos triagliceróis?
Responsáveis pelo armazenamento energético e isolamento térmico.
Qual a notação bioquímica para os ácidos graxos insaturados?
Número de carbonos seguido de dois pontos, número de saturações seguido de delta e números que indicam as posições dessa insaturações entre parênteses. EX: 18:3delta(9,12,15)
Significa que é uma cadeia de 18 carbonos, com 3 insaturações presentes nos carbonos 9, 12 e 15.
Porque o ômega 3 e o ômega 6 são ditos compostos essenciais?
Porque não são produzidos pelo corpo humano e devem ser ingeridos a partir da alimentação.
Qual ácido graxo possui maior ponto de fusão, o ácido palmítico ou o ácido oleico?
O ácido palmítico possui menor PF, pois além de ser saturado, apresenta apenas 16 carbonos, enquanto o ácido oleico apresenta 18 carbonos e uma insaturação no carbono 9.
Caracterize os glicerofosfolipídeos e suas funções.
São lipídeos de membrana nos quais dois ácidos graxos estão unidos por ligação éster com o primeiro e o segundo carbono do glicerol e um grupo fortemente polar ou carregado ( fosfato ) está unido por ligação fosfodiéster ao terceiro carbono. Molécula anfipática, forma micelas, possui papel fundamental na constituição de membranas biológicas.
Qual a composição dos esfingolipídeos? O que define suas funções? Cite 2 exemplos.
Formado pela esfingosina (cadeia longa de aminoálcool) ou um de seus derivados, por um ácido graxo de cadeia longa e por um grupo polar (cabeça) unido por ligação glicosídica (oligossacarídeo) ou ligação fosfodiéster (fosfocolina).
Suas cabeças definem suas funções, como é o caso da molécula que define o sistema ABO, cuja cabeça é um oligossacarídeo. Ou ainda a esfingomielina (responsável pela produção da bainha de mielina, que reveste os axônios) cuja cabeça é uma fosfocolina.
Qual o precursor estrutural dos esfingolipídeos?
As ceramidas (ácido graxo unido em ligação amida ao carbono 2 da esfingosina).
O que são fosfolipídeos? Exemplifique.
Moléculas anfipaticas cuja parte polar é um fosfato. EX: glicerofosfolipídeos e esfingomielinas.
O que são glicolipídeos?
Moléculas anfipaticas cuja parte polar é um carboidrato.
EX: Esfingolipídeos com a parte polar de oligossacarídeos.
Qual a composição dos esteróis e qual seu precursor? Cite 6 exemplos e suas funções.
Composto por 4 anéis fusionados ( três com 6C e um com 5C) e um grupo hidroxila. Seu precursor é o colesterol, componente estrutural das membranas.
Ácido biliar: detergente de gorduras
Beta estradiol: produção de estrógenos
Testosterona: caracteres secundários masculinos
Cortisol: hiperglicemiante
Predinisona: sintético, fármaco anti-inflamatório e imunosupressor
Aldosterona: regula a excreção de sal (potássio).
Cite 2 eicosanóides e suas funções.
Prostaglandina: aumenta sensibilidade a dor após pancada, participa no processo do início da febre quando circula de forma sistêmica.
Tromboxano: participa da coagulação sanguínea, induzindo a placa plaquetária.
Porque não se deve tomar AAS em caso de suspeita de dengue?
Dois eicosanóides que são inibidos pela aspirina são as prostaglandinas e os tromboxanos. O segundo participa do processo de coagulação sanguínea a partir da indução da formação da placa plaquetária. Somando-se a isso, o vírus da dengue pode levar a um quadro de plaquetopenia, e ainda pode-se apresentar na forma hemorrágica. Desse modo, a ingestão de AAS pode agravar a doença.