Língua Portuguesa Flashcards
Compreensão e Interpretação de textos
Interpretação de textos
É o entendimento relacionado ao conteúdo, os resultados que chegamos por meio da associação de idéias e, em razão disso, sobressai o texto. Interpretar e decodificar um texto por indução.
* Conclusões especifícas.
* É a habilidade de se chegar a conclusões específicas após a leitura de algum tipo de texto (verbal ou não verbal).
Compreensão de textos
Consiste na análise do que está explícito no texto, ou seja, na identificação da mensagem. É assimilar (uma devida coisa) intelectualmente, fazendo uso da capacidade de entender, atinar, perceber, compreender. Compreender um
texto é apreender de forma objetiva a mensagem transmitida por ele. Portanto, a compreensão textual envolve a decodificação da mensagem que é feita pelo leitor.
Identificando o tema de um texto
O tema é a ideia principal do texto. É com base nessa ideia principal que o texto será desenvolvido. Para que você consiga identificar o tema de um texto, é necessário relacionar as diferentes informações de forma a construir o seu sentido global, ou seja, você precisa
relacionar as múltiplas partes que compõem um todo significativo, que é o texto.
IDENTIFICAÇÃO DE EFEITOS DE IRONIA OU HUMOR EM TEXTOS VARIADOS
Argumentação e Persuasão
Argumentação: é útil na sustentação dos nossos pontos de vista;
Persuasão: visa a influenciar o ouvinte
ou leitor (público-alvo) por meio de técnicas emocionais e de retórica.
- Requero o entendimento das especificidades culturais e sociais reguladoras da comunicação. Assim, pode-se afirmar que as habilidades de argumentação e persuasão em língua portuguesa são significativos mecanismos para expressão de ideias, defesa de opiniões e alcance de objetivos de ordem profissional e pessoal.
Pontos importantes
- habilidades relevantes sobretudo em situações formais, como negociações comerciais, discursos políticos, discussões acadêmicas, ou mesmo nas interações informais do dia a dia, momentos nos quais um convencimento sutil pode ter
influência sobre as decisões. - seleção vocabular, o emprego apropriado de técnicas retóricas e a elaboração de argumentos fundamentados e irrefutáveis são elementares para a conquista da confiança e a aprovação do público-alvo/receptor. Ademais, compreender esse público e adequar a abordagem conforme seus valores, interesses e até mesmo crenças eleva de forma significativa o
êxito da argumentação e da persuasão.
Diferença argumentação e persuasão
Argumentação e persuasão operam de modos distintos, porém, ao passo que todo discurso argumentativo é, ao mesmo tempo, persuasivo, o oposto não se verifica, já que nem todo discurso persuasivo constitui-se também de uma argumentação. O objetivo fundamental da argumentação é convencer com base na lógica e na razão. À medida que o discurso argumentativo se sustentar meio de informações e dados factuais, a persuasão faz uso dessa argumentação aliada a outros elementos psicológicos,comportamentais e retóricos.
Comunicação Assertiva: linguagem simples, consiva e objetiva
É a habilidade de informar o que é necessário de modo efetivo, ou seja, é expressar-se de forma adequada
e completamente compreensível, com clareza, objetividade e coerência. Essa habilidade é fundamental para construir relacionamentos saudáveis e atingir objetivos determinados.
- Não confundir com comunicação passiva ou agressiva;
- A comunicação assertiva visa ao equilíbrio saudável entre expressar opiniões e respeitar os direitos e sentimentos dos outros.
Habilidades
- Prática;
- Compreensão de si mesmo e dos demais;
- Comunicar pensamentos de modo claro e objetivo;
- Fazer uso da linguagem corporal e tom de voz apropriados;
- Ser receptivo a críticas construtivas;
Características básicas da comunicação assertiva
- Objetividade;
- Adequação ao contexto;
- Respeito;
- Entendimento simplificado;
- Articulação;
- Planejamento;
- Embasamento.
Os 4C´s da comunicação assertiva
Trata-se de aspectos fundamentais para que a comunicação assertiva se efetive:
* Clareza;
* Consistência;
* Coerência;
* Confiança.
Organização Textual
Está relacionada ao emprego dado a linguagem para determinados propósitos comunicativos, como relatar, descrever, comparar, explicar, justificar, argumentar etc.
Tipos: narrativo, descritivo, expositivo e argumentativo.
- Constitui-se um aspecto crucial na escrita, que requer a estruturação das informações com coerência e lógica, para assegurar a clareza e o entendimento do leitor;
- Um texto organizado adequadamente
segue, em geral, parágrafos conectados e articulados entre si, além de uma hierarquia lógica que compreende introdução, desenvolvimento e conclusão.
Narração
Esse modo de organização textual tem o objetivo de relatar uma sequência de fatos ou mesmo de contar uma história.
Ex: prosas literárias, romances, crônicas e contos, pode ser encontrado também em reportagens jornálisticas, narrativas de experiências especiais e em certos tipos de redações acadêmicas.
Características:
Introdução (apresentar os personagens e do cenário);
Desenvolvimento (descreve os principais acontecimentos);
Desfecho (dá conclusão á narrativa).
Descrição
É um modo de organização que descreve características físicas, sensoriais ou emocionais de um objeto, pessoa, lugar ou experiência.
Ex: descrições de paisagens naturais, retratos de personagens
ou análises detalhadas de obras de arte.
Características: Segue uma ordem espacial, temporal ou de importância, para garantir
uma representação precisa e vívida do objeto descrito.