LINDB Flashcards
Quando uma lei começa a vigorar?
Art. 1º Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país QUARENTA E CINCO DIAS depois de oficialmente publicada.
Quando admitida a obrigatoriedade da lei brasileira nos estados estrangeiros, em quanto tempo após a publicação ela produz efeitos?
Art. 1º […]
§1º Nos Estados, estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia TRÊS MESES depois de oficialmente publicada.
Se uma lei precisar ser corrigida após a sua publicação, mas antes de entrar em vigor (no período de vacatio legis), isso interfere no prazo para sua entrada em vigor?
Sim.
Art. 1º […]
§ 3º Se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto, destinada a correção, o prazo deste artigo e dos parágrafos anteriores COMEÇARÁ A CORRER DA NOVA PUBLICAÇÃO.
Caso haja um erro na redação de dispositivo de lei e seja necessária a sua correção antes de sua entrada em vigor, qual é o meio para realizar tal correção?
E após a entrada em vigor?
Antes da entrada em vigor, o meio é a republicação da lei, com o reinício do prazo para a entrada em vigor.
Após a entrada em vigor, só pode haver correções por nova lei.
Art. 1º […]
§ 3o Se, antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto, destinada a correção, o prazo deste artigo e dos parágrafos anteriores começará a correr da nova publicação.
§ 4o As correções a texto de lei já em vigor consideram-se lei nova.
Até quando a lei vigorará?
PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE OU DA PERMANÊNCIA DAS LEIS
Art. 2o Não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue.
Quais são as TRÊS situações em que a lei posterior revoga a anterior?
1) QUANDO EXPRESSAMENTE O DECLARE
2) QUANDO SEJA COM ELA INCOMPATÍVEL
3) QUANDO REGULE INTEIRAMENTE A MATÉRIA
Art. 2o […]
§ 1o A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior.
A lei nova que estabelece disposições gerais ou especiais a par das já existentes revoga a lei anterior?
Não.
Art. 2º […]
§ 2º A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior
A repristinação existe no Brasil?
Existe, mas há necessidade de disposição expressa nesse sentido.
Caso a Lei B revogue a Lei A e, posteriormente, a Lei C venha a revogar a Lei B, a Lei A só voltará a vigorar se a Lei C assim prever expressamente.
Art. 2º […]
§ 3o Salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência.
O desconhecimento da lei é desculpa para deixar de cumpri-la?
Não.
Art. 3o Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece.
Quais são os TRÊS instrumentos de que o juiz pode lançar mão para suprir omissão da lei?
1) ANALOGIA
2) COSTUMES
3) PRINCÍPIOS GERAIS DE DIREITO
Art. 4o Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.
Quais são os TRÊS institutos que devem ser respeitados e preservados apesar do efeito imediato e geral da lei que entra em vigor?
1) ATO JURÍDICO PERFEITO
2) DIREITO ADQUIRIDO
3) COISA JULGADA
Art. 6º A Lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada.
Segundo o art. 5º da LINDB, o juiz deverá atender a dois elementos ao aplicar a lei.
Quais são esses DOIS elementos?
1) FINS SOCIAIS A QUE SE DIRIGE A LEI
2) EXIGÊNCIAS DO BEM COMUM
Art. 5o Na aplicação da lei, o juiz atenderá aos fins sociais a que ela se dirige e às exigências do bem comum.
Qual é a definição de ato jurídico perfeito?
Reputa-se ato jurídico perfeito o já consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou
Art. 6º […]
§ 1º Reputa-se ato jurídico perfeito o já consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou.
Qual é a definição de direito adquirido?
Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, como aqueles cujo começo do exercício tenha termo pré-fixo, ou condição pré-estabelecida inalterável, a arbítrio de outrem.
Art. 6º […]
§ 2º Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, como aqueles cujo começo do exercício tenha termo pré-fixo, ou condição pré-estabelecida inalterável, a arbítrio de outrem.
A lei de qual país se aplica à determinação do começo e do fim da personalidade, do nome, da capacidade e dos direitos de família?
Art. 7º A lei do país em que DOMICILIADA a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família.
Caso um casamento entre domiciliados fora do Brasil seja aqui realizado, qual lei será aplicável, relativamente aos impedimentos e formalidades?
Realizando-se o casamento no Brasil, será aplicada a lei brasileira quanto aos impedimentos dirimentes e às formalidades da celebração.
Art. 7o […]
§ 1o Realizando-se o casamento no Brasil, será aplicada a lei brasileira quanto aos impedimentos dirimentes e às formalidades da celebração.
Há alguma previsão específica na LINDB quanto às autoridades aptas a celebrarem casamento de estrangeiros em território brasileiro?
Art. 7o […]
§ 2o O casamento de estrangeiros poderá celebrar-se perante autoridades diplomáticas ou consulares do país de ambos os nubentes.