Ligações Químicas Flashcards
Quando se fala em “mar de elétrons”, faz-se menção a qual tipo de ligação química?
Ligação Metálica.
Tem-se um gás nobre(Xenônio) cuja camada de valência possui 8é(5s2 5p6) em seu estado natural. Ligando-se esse gás nobre a dois átomos de Flúor, formando o composto estável Difluoreto de Xenônio(F2Xe), quantos elétrons na camada de valência o gás nobre passará a ter?
O Flúor precisa de 1 elétron pra completar o octeto. Existem 2 Flúors, logo, será necessário que o xenônio compartilhe 2é com eles. Logo, de 8é, o Xenônio passará a ter 10é na sua camada de valência.
As quantidades de prótons existentes nos átomos de sódio e de cloro presentes no NaCl permanecem inalteradas quando esses átomos formam os produtos Cl2 e NaOH?
Sim. Durante uma reação química, o núcleo dos átomos permanece inalterado. Ocorrem apenas mudanças na eletrosfera.
Como se calculam as CARGAS FORMAIS em uma ligação química?
Cálculo das cargas formais (CF): CF = V – ( NL + 1/2EC) V = número de elétrons de valência NL = número de elétrons não ligados EC = número de elétrons compartilhados (ligados) - NÃO CONTA AS DATIVAS. Ex.: CO2 O=C=O Calculando a carga formal do CARBONO: V=4 NL=0 EC=8 logo: CF= 4 - (0+ 1/2x8) ==> 4 - 4=0. Ex.2: H20 H-O-H(geometria angular por quê o Oxigênio fica com 4é desemparelhados) V=6 NL=4 EC=4 CF= 6 - (4 + 1/2x4)==> 6 - 6=0. A carga formal sendo ZERO, significa que todos os elementos completaram seu octeto sem que nenhuma dativa fosse necessária.
Na molécula de HNCO, qual seria o Nox do Carbono?
O carbono faz 4 ligações com os elementos que estão ao seu lado. Neste caso, ambos os elementos são mais eletronegativos que ele, logo, seu momento dielétrico é diferente de zero e seus elétrons compartilhados serão deslocados no sentido deles. Assim, o carbono perderá seus 4é pra eles, ficando com NOX +4.
Ordem de eletronegatividade decrescente:
F, O, N, Cl, Br, I, S, C, P, H…
Ligações covalentes são mais fracas que ligações do tipo eletrostáticas?
Sim. Ligação Eletrostática é o mesmo que Ligação Iônica, ou seja, as Covalentes são mais fracas que as Iônicas.
Ordene por força, as ligações INTRAmoleculares e INTERmoleculares:
INTRAmoleculares(iônica, covalente e metálica) > Lig. de hidrogênio > Dipolo-dipolo ou permanente > Dipolo-induzido ou Van der walls ou London ou temporário
Interações íons-dipolo podem ser consideradas Intermoleculares?
Não. Geralmente são confundidas com interações intermoleculares, mas não são. Neste caso, temos uma molécula e um íon interagindo. São interações muito mais fortes do que as interações intermoleculares. Este tipo de interação é extremamente comum, e ocorrem quando dissolvemos sal em água, ionização de ácidos, dissociação de bases… Quando essas ocorrem em meio aquoso, chamamos o processo de Solvatação.
Qual das moléculas a seguir possuem Maior P.E e P.F? CH3-CH2-CH3 ou CH3-CH2-CH2-CH3?
CH3-CH2-CH2-CH3 Pois quanto maior a molécula, maiores serão seus PE e PF. Assim como, se houvesse uma com a mesma fórmula molecular, mas uma linear e outra ramificada, a Linear teria MAIOR PE e PF.
As interações íon-dipolo são mais fortes que as Forças Intermoleculares?
Sim. Ou seja, também possuem maior PE e PF.
A água no estado gasoso é fluida?
Sim. Fluidos tem a capacidade de fluir, ou seja, “deformar”.
O resfriamento rápido da água, empregado no método da microscopia eletrônica criogênica, evita a formação de cristais e mantém a integridade celular?
Sim. O resfriamento rápido da água, empregado no método da microscopia eletrônica criogênica, evita a formação de cristais e mantém a integridade celular, pois a água não sofre dilatação significativa durante o processo.
Indique a interação intermolecular da molécula de HCCl3.
O Carbono é o átomo central. Ele fará uma ligação com cada Cloro. Cada Cloro é mais eletronegativo, logo, o momento dipolo é na direção de cada um dos cloros. Já o Hidrogênio é menos eletronegativo que o Carbono, com quem ele também fará uma ligação. Logo, o momento dipolo entre H-C aponta para o carbono. Por fim, nesse sentido, teremos um momento dipolo diferente de zero, uma vez que 3 momentos-dipolos apontam de C–>Cl3 e um momento-dipolo aponta de H–>C.
(Enem 2018) Alguns materiais sólidos são compostos por átomos que interagem entre si formando ligações que podem ser covalentes, iônicas ou metálicas. A figura apresenta a energia potencial de ligação em função da distância interatômica em um sólido cristalino. Analisando essa figura, observa-se que, na temperatura de zero kelvin, a distância de equilíbrio da ligação entre os átomos R0 corresponde ao valor mínimo de energia potencial. Acima dessa temperatura, a energia térmica fornecida aos átomos aumenta sua energia cinética e faz com que eles oscilem em torno de urna posição de equilíbrio média (círculos cheios), que é diferente para cada temperatura. A distância de ligação pode variar sobre toda a extensão das linhas horizontais, identificadas com o valor da temperatura, de T1 a T4 (temperaturas crescentes).
O deslocamento observado na distância média revela o fenômeno da:
Dilatação.
Quanto maior o valor da temperatura, maior o grau de agitação das espécies químicas, ocorrendo, assim, um distanciamento.
Pode-se verificar, a partir das figuras, que as distâncias interatômicas aumentam, ou seja, que ocorre dilatação.