Licitações Flashcards
Tendo como referência as normas do direito administrativo, julgue o próximo item.
A garantia do princípio da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração pública e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável são objetivos da licitação.
Certo.
Art. 3º, Lei 8.666: A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
Com base no que dispõe a Lei n.º 8.666/1993 e suas alterações, julgue o item que se segue.
Dado o princípio da transparência dos atos administrativos, o conteúdo das propostas apresentadas na licitação deve ficar disponível à consulta pública até a data de sua abertura.
Errado.
Art. 3º, § 3o A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.
Julgue:
Em decorrência do princípio da economicidade, as compras devem ser subdivididas na quantidade de parcelas que forem necessárias para aproveitar as oportunidades do mercado.
Certo. Art. 15, IV, Lei 8.666: As compras, sempre que possível, deverão ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade.
Julgue:
O primeiro critério de desempate de licitação conduzida em igualdade de condições aos participantes é a exigência de os bens e serviços, objetos da licitação, serem produzidos no país.
Certo.
Critérios de desempate (Art. 3º, §2º):
1º Bens e serviços produzidos no País;
2º Produzidos ou prestados por EMPRESAS BRASILEIRAS;
3º Produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País;
4º Produzidos ou prestados por empresas que reservam cargos para pessoa com deficiência ou reabilitada pela Previdência, e que atendam às regras de acessibilidade.
Julgue:
A Lei Geral de Licitações e Contratos compreende, entre outros, os princípios licitatórios da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e da adjudicação compulsória ao vencedor.
Certo!
P. da adjudicação compulsória: a adm. pública, caso queira fechar o contrato, ficará obrigada/vinculada a contratar com o vencedor, ou seja, não pode escolher os demais colocados do certame.
Obs.: Ela não é obrigada a contratar!
É um princípio implícito.
Julgue a assertiva:
À luz do disposto na Lei n.º 8.666/1993 — Lei de Licitações e Contratos —, julgue o próximo item.
Em regra, a licitação será sigilosa, exceto quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.
Errado. É o contrário. A licitação é pública, porém o conteúdo das propostas é sigiloso até sua abertura. Art. 3º, §3º, Lei 8666.
Julgue:
Nas contratações públicas de bens e serviços, deve ser concedido tratamento diferenciado e favorecido a agricultores familiares e produtores rurais, desde que sejam pessoas jurídicas.
Errado.
É produtor ou agricultor rural, sendo pessoas físicas.
Também será dado tratamento diferenciado para ME e EPP, MicroEmpreendedor Individual (MEI).
Considerando a legislação pertinente a licitação e contratos administrativos, julgue o item subsequente.
A garantia da observância do princípio da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração pública e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável são objetivos da licitação.
Certo. Art. 3º, caput, Lei 8.666/93: “A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável (…)”.
Julgue o item:
É possível estabelecer margem de preferência adicional no caso de produtos manufaturados nacionais resultantes de desenvolvimento e inovação tecnológica realizados no país.
Certo. Art. 3º, §5º, I, Lei 8.666/93: Nos processos de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para:
i. produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras; e
ii. bens e serviços produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade…
Com relação à organização da administração pública e a licitações e contratos administrativos, julgue o item que se segue.
Em respeito ao princípio da vinculação ao instrumento convocatório, não é permitido à administração pública alterar edital de licitação já publicado.
Errado. O fato de a Administração encontrar-se vinculada ao instrumento convocatório não significa, sobremaneira, transformar o edital em algo imutável
Art. 21, §4º, Lei 8.666: “Qualquer modificação no edital exige divulgação pela mesma forma que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inquestionavelmente, a alteração não afetar a formulação das propostas”.
A respeito de finalidades e princípios norteadores da licitação, julgue o item a seguir.
Em razão do princípio da isonomia, é vedada qualquer diferenciação entre particulares para a contratação com a administração pública.
Errado. Art. 5º-A: “As normas de licitações e contratos devem privilegiar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte na forma da lei”.
A respeito de finalidades e princípios norteadores da licitação, julgue o item a seguir.
A legislação norteadora dos princípios da licitação veda toda e qualquer cláusula restritiva de participação no procedimento licitatório.
Errado. O que não se admite é o estabelecimento de circunstâncias IMPERTINENTES ou IRRELEVANTES para a contratação. Só que, em alguns casos, há a necessidade de se estabelecerem restrições que reduzem a competitividade.
Julgue o item seguinte, relativo a contratos administrativos.
O princípio da adjudicação obrigatória ao vencedor é a garantia de que a administração pública celebrará o contrato com o vencedor do certame.
A adjudicação gera mera expectativa de direito à contratação, mas não OBRIGA, não GARANTE que a administração vai fechar o contrato.
Julgue o item:
A ausência de recursos orçamentários que assegurem a quitação das obrigações decorrentes de determinada obra a ser executada no exercício financeiro corrente impede a realização do certame licitatório dessa obra, independentemente da modalidade de licitação escolhida pelo administrador público.
Certo. Para o STJ, o art. 7º, § 2º, inciso III, da Lei nº 8.666⁄93 não exige a efetiva disponibilidade dos recursos nos cofres públicos, mas apenas a necessidade da previsão dos recursos orçamentários.
Art. 7º, §2º, III: As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando: houver previsão de recursos ORÇAMENTÁRIOS que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executados no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma.
Julgue o item:
Obras e serviços somente poderão ser licitados se dispuserem de projeto básico aprovado por autoridade competente.
Certo. Art. 7º, §2º, I: As obras e os serviços somente podem ser licitados quando: houver projeto BÁSICO aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório.