Leucograma (série branca do Hemograma) Flashcards
O leucograma é a seção do hemograma que inclui a avaliação dos glóbulos brancos e compreende as contagens global e diferencial dos leucócitos. O valor de referência do total de leucócitos em adultos varia cerca de
4.000 a 11.000/mm3.
Os leucócitos são compostos por
linfócitos, neutrófilos, monócitos, eosinófilos e basófilos.
Os neutrófilos jovens são compostos, principalmente, por bastonetes (“bastões”). Em condições normais, os bastões podem estar presentes no sangue sem associação com alguma patologia, visto que são as formas jovens mais “próximas” dos polimorfonucleares (segmentados). A presença de um percentual maior de células jovens (desvio à esquerda) indica que pode haver um processo infeccioso em curso. A partir de quanto isso pode indicar anormalidade?
Bastonetes > 10% ou 500/mm3
Leucocitose e leucopenia designam, respectivamente, as contagens acima e abaixo dos limites de referência, e recebem diferentes denominações de acordo com o tipo de leucócito afetado, explicite esses termos para linfócitos, neutrófilos, monócitos, eosinófilos e basófilos.
Linfócitos → linfocitose - linfocitopenia;
Neutrófilos → neutrofilia - neutropenia;
Monócitos → monocitose - monocitopenia;
Eosinófilos → eosinofilia - eosinopenia;
Basófilos → basofilia - basofilopenia.
Desvio à esquerda corresponde ao aparecimento, no sangue periférico, de precursores granulocíticos (bastonetes, mielócitos e metamielócitos, mielócitos, mieloblastos), que normalmente se localizam na medula óssea. Classifique-o.
Desvio à esquerda escalonado → “respeita” o fluxo de produção sanguínea (ex.: quant. de PMN > quant. de bastões > quant. de metamielócitos…);
Desvio à esquerda não escalonado (não obedece a maturação esperada. Ex: quant. de mieloblastos > quantidade de PMN).