Eritrograma (série vermelha do Hemograma) Flashcards
Eritrograma é a seção do hemograma que avalia a série vermelha, ou seja, as hemácias e o tecido eritroblástico da medula óssea que lhes dá origem. Tem como função identificar, quantificar e, desse modo, ajudar na investigação diagnóstica de alterações dessas células. Quais parâmetros são avaliados nessa série?
Contagem de hemácias (Hm);
Dosagem de hemoglobina (Hb);
Hematócrito (Ht);
Índices hematimétricos;
Contagem de reticulócitos;
Morfologia eritrocitária (por microscopia).
Indique os índices hematimétricos avaliados no eritrograma.
- Volume Corpuscular Médio (VCM);
- Hemoglobina Corpuscular Média (HCM),
- Concentração Hemoglobínica Corpuscular Média (CHCM);
- Amplitude de Distribuição das Hemácias (RDW);
Sobre a contagem de hemácias (Hm) e a dosagem de hemoglobina (Hb), quais condições patológicas principais são capazes de alterar seus resultados para acima e abaixo dos valores de referência (VR)?
Hm e Hb > VR → neoplasias mieloproliferativas;
Hm e Hb < VR → anemias.
alor médio de referência da dosagem de hemoglobina (Hb) no eritrograma
15,0 g/dL
O valor do hematócrito costuma ser ______________ que a dosagem da hemoglobina.
O valor do hematócrito costuma ser 3 vezes maior que a dosagem da hemoglobina.
Correlaciona-se melhor que a contagem de eritrócitos com a viscosidade sanguínea sendo, portanto, o parâmetro mais utilizado para avaliar alterações volêmicas. Seus valores são apresentados em porcentagem e também diferem em relação ao sexo. Tendo como referência 40 a 54% para homens e 36 a 48% para mulheres.
Hematócrito (Ht)
Apresenta os mesmos valores em ambos os sexos, com a referência variando entre 80 – 98 fL. Valores acima desse limite são denominados como macrocitose, e abaixo desse limite como microcitose.
Volume Corpuscular Médio (VCM)
Quando o computador recebe as medidas individuais do VCM de cada eritrócito, ele as organiza em forma de curva, a qual, nos sangues normais, é aproximadamente gaussiana (normal) e de abertura estreita. O VCM pode ser obtido da média aritmética dos valores contidos nesta curva. Nomeie a curva formada e indique o significado dela quando situa-se mais à esquerda ou à direita na abscissa.
A curva é denominada histograma e quando situa-se mais à esquerda ou à direita, na abscissa, denota micro ou macrocitose respectivamente.
Considera-se como valor de referência o intervalo de 11 a 15%. Valores mais altos indicam excessiva heterogeneidade volumétrica dos eritrócitos, situação denominada de anisocitose.
Amplitude de Distribuição dos Eritrócitos (RDW)
Expressa a quantidade média de hemoglobina que existe dentro de uma hemácia. É calculada pelo computador dividindo-se a dosagem de hemoglobina pelo número de eritrócitos. Apresenta valores de referência de 27 a 33 pg por eritrócito.
Hemoglobina Corpuscular Média (HCM)
Demonstra a concentração média de hemoglobina nos eritrócitos. É calculada pela média da quantidade de hemoglobina (HCM) dividida pelo volume médio dos eritrócitos (VCM). Apresenta valores de referência entre 31 e 36 g/dL.
Concentração Hemoglobínica Corpuscular Média (CHCM)
Condições com HCM e/ou CHCM aumentados são denominadas ______________, já quando diminuídos denominamos _____________.
Condições com HCM e/ou CHCM aumentados são denominadas hipercromia, já quando diminuídos denominamos hipocromia.
Apresentam como valores de referência 0,3 a 2,3/100 eritrócitos com contadores automáticos, no entanto, a contagem absoluta ou o índice de produção mais úteis. Resultados aumentados são denominados reticulocitose e podem ocorrer por aumento da produção de eritrócitos, mais pronunciado nas anemias hemolíticas ou durante a regeneração da medula óssea. Resultados diminuídos podem ser devido a condições em que a hematopoiese está inadequada ou ineficaz.
Contagem de reticulócitos
A avaliação da série vermelha inclui o __________________________________, porque muitas alterações fisiológicas de importância diagnóstica não são identificadas apenas pelas contagens e cálculos dos índices.
A avaliação da série vermelha inclui o exame microscópico do esfregaço sanguíneo, porque muitas alterações fisiológicas de importânica diagnóstica não são identificadas apenas pelas contagens e cálculos dos índices.