Lesão renal aguda (IRA) Flashcards
O que é lesão pré-renal?
É uma alteração funcional, reversível e sem representação histológica. Acontece quando ocorre uma hipoperfusão renal e / ou aumento da resistência vascular renal, levando a uma diminuição do ritmo de filtração glomerular com consequente acúmulo de resíduos nitrogenados. Os estados mais graves ou prolongados de hipoperfusão renal podem causar lesão isquêmica. Cerca de 55% dos casos de IRA.
O que é a lesão renal aguda?
É uma redução abrupta da filtração glomerular, levando ao acúmulo de resíduos nitrogenados (ureia e creatinina), distúrbios do equilíbrio ácido-base e alterações hidroeletrolíticas.
O que é nefroesclerose?
Presença aumentada de glomeruloesclerose, atrofia tubular, fibrose intestinal e hiperplasia fibrointimal (arteriosclerose).
O que é glomeruloesclerose?
Ocorre devido a lesão isquêmica dos nefrons decorrente da arteriosclerose e da hialinose das arteriolas.
O que é hialinose arteriolar?
Espessamento das arteríolas por deposição subendotelial de material eosonofílico homogêneo.
O que é hialinose?
Extravasamento de componentes plasmáticos através do endotélio + produção excessiva de matriz pelas células musculares lisas
O que é azotemia?
É uma alteração bioquímica que leva a uma elevação plasmática/sanguínea dos níveis de compostos nitrogenados (ureia, creatinina, ácido úrico, proteinas). Se deve a uma TFG insuficiente.
Quais são as causas de azotemias pré-renais?
ICC, hemorragias, desidratação aguda, excessiva alimentação de proteínas e nivel aumentado de cortisol.
Qual a causa de azotemia renal?
Decorrente de dano estrutural por fatores intrínsecos como: insuficiência renal, necrose tubular, glomerulonefrite que leva problemas na TFG.
O que é a azotemia pós renal?
Decorre de eventos subsequentes à formação de urina. Compreende o aumento desproporcional de ureia em relação à creatinina e também compreende obstruções do trato urinário.
Quais são as causas de IRA pós-renal?
Obstrução uretral, obstrução vesical, obstrução bilateral de ureteres, processo de difusão retrógrada da ureia.
Qual o quadro clínico de IRA?
- hematúria
- edema, hipertensão, uremia