Incontinência urinária Flashcards
Quais são as características da incontinência transitória ou reversível?
Início súbito, usualmente associada a condições clínicas agudas (ITU, uretrite, medicamentos, vaginite atrófica, distúrbio psíquico, impactação fecal) ou uso de drogas.
Qual o impacto do envelhecimento sobre a micção?
Mulheres: redução da pressão máxima de fechamento uretral (consequência da redução da vascularização e atrofia dos tecidos que revestem e envolvem a uretra, a bexiga e a vagina).
Homens: aumento da próstata
Em ambos: redução da contratilidade e capacidade vesical, declínio da habilidade para retardar a micção, aumento do volume residual e aparecimento de contrações vesicais não inibidas pelo detrusor.
Quais são as características da incontinência estabelecida?
Não causada por problemas agudos, persiste ao longo do tempo. Classificada em 5 tipos: urgência, esforço, transbordamento, funcional e mista.
Quais as causas da incontinência estabelecida?
Hiperatividade ou hipoatividade do detrusor, por flacidez da musculatura pélvica, por alterações da pressão uretral, por obstrução da saída vesical ou por distúrbios funcionais.
Quais as características da bexiga hiperativa ou de urgência?
Desejo súbito de urinar, com ou sem incontinência, usualmente acompanhada de frequência e noctúria.
Quais as características da incontinência urinária de esforço?
Perda de urina durante os aumentos da pressão abdominal, na ausência de contração ou hiperdistensão vesical. Pouco volume residual. Na mulher pode ser provocado por hipermotilidade uretral ou deficiência esfincteriana instrinseca.
O que é incontinência por transbordamento?
Provocada por um distúrbio neurológico que afeta a contratilidade vesical (detrusor hipoativo) ou por obstrução anatômica ou funcional da saída. É caracterizada pela perda frequente de urina, jato fraco, intermitência, frequencia e noctúria.
O que é incontinência funcional?
Sem comprometimento dos mecanismos controladores da micção. Relacionada à incapacidade do paciente atingir o toalete a tempo de evitar a perda da urina, seja por motivos de déficit cognitivo, limitações físicas, transtornos psíquicos, regressão, hostilidade, limitações ambientais.
O que é incontinência mista?
Coexistência de mais de um tipo de incontinência em um mesmo paciente.