LEI DOS CRIMES HEDIONDOS Flashcards
Em qual diploma legal há menção expressa ao termo “crimes hediondos”?
A terminologia “crime hediondo” foi introduzida pela CRFB, no art. 5º, inciso XLIII. De acordo com o dispositivo constitucional, tais crimes são inafiançáveis, insuscetíveis de graça – e de indulto - ou de anistia.
Por que a criação de uma lei de crime hediondos é considerada um mandado expresso de criminalização?
O constituinte originário determina a criação de lei, criminalizando os crimes hediondos. Assim, é possível concluir que a própria Constituição admite a restrição de certos direitos dos apenados por tais crimes como a impossibilidade de concessão de fiança, de graça, de indulto e de anistia.
Quais sistemas são utilizados para identificação dos crimes hediondos?
- Sistema legal;
- Sistema judicial;
- Sistema misto.
No que consiste o sistema legal?
- De acordo com esse sistema, a missão de catalogar determinado crime como hediondo é exclusiva do legislador.
- O etiquetamento de um crime, como hediondo, deve levar em conta a gravidade em abstrato do delito. Para esse sistema, o rol dos crimes hediondos é taxativo (numerus clausus).
Quais as vantagens e desvantagens da adoção do sistema legal no etiquetamento de crimes hediondos?
- Vantagem do sistema legal: segurança jurídica, pois somente aqueles que pratiquem as condutas definidas previamente como crimes hediondos poderão sofrer suas consequências.
- Desvantagem do sistema legal: a impossibilidade do juiz rotular um crime como hediondo diante das peculiaridades do caso concreto.
No que consiste o sistema judicial?
A aferição de determinado crime, como hediondo ou não, é realizada pelo magistrado à luz do caso concreto. Esse sistema sofre severas críticas, especialmente, pela insegurança jurídica; o acusado torna-se refém da ulterior manifestação judicial para que saiba se responderá ou não por um crime agravado pela hediondez.
No que consiste o sistema misto?
Há uma mescla entre os sistemas legal e judicial: a lei diz quais são os crimes hediondos em um rol exemplificativo que admite interpretação analógica para abranger outras condutas caracterizadas pela hediondez.
Qual o sistema adotado pelo Brasil?
O Brasil adotou o sistema legal. A Lei nº 8.072/90, que regulamentou o tema, trouxe um rol taxativo de crimes hediondos na esteira do sistema legal. Vale ressaltar que a lei não trouxe um conceito legal de crime hediondo.
Quais são os percentuais de pena a serem cumpridos para progressão de regime em caso de condenação por crime hediondo?
- Cumprimento de 40% (quarenta por cento) da pena para a progressão de regime em caso de apenado por crime hediondo ou equiparado, se primário;
- Cumprimento de 50% (cinquenta por cento) da pena para a progressão de regime:
a) Em caso de apenado por crime hediondo ou equiparado, com resultado morte, se for primário, vedado o livramento condicional.
b) Condenado por exercer o comando individual ou coletivo de organização criminosa, estruturada para a prática de crime hediondo ou equiparado.
- Cumprimento de 60% (sessenta por cento) da pena para progressão de regime, se o apenado for reincidente em crime hediondo ou equiparado (reincidência específica);
- Cumprimento de 70% (setenta por cento) da pena para progressão de regime, se o apenado for reincidente em crime hediondo ou equiparado, com resultado morte, se reincidente, vedado o livramento condicional.
É possível a saída temporária aos apenados por crimes hediondos?
Não é possível somente ao apenado por crime hediondo com resultado morte.
Obs.: O legislador omitiu-se no art. 122, § 2º da LEP em relação aos crimes equiparados a hediondos.
Em quais situações o homicídio será considerado crime hediondo?
- Homicídio quando praticado em atividade típica de grupo extermínio, ainda que cometido por um só agente;
a) Grupo de extermínio deve ser compreendido como a destruição com mortandade de pessoas, tendo como elemento essencial a IMPESSOALIDADE, ou seja, o agente mata outrem sem existir qualquer motivação pessoal, movido tão somente por questões ideológicas.
b) A Lei nº 8.072/90 não exige a pluralidade de vítimas, basta que seja praticado com a intenção de atingir um determinado grupo de vítimas. - Homicídio qualificado.
O homicídio qualificado-privilegiado é crime hediondo?
Considera-se homicídio qualificado-privilegiado, quando o agente o praticar impelido:
• Por motivo de relevante valor social ou moral
OU
• Sob domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima.
A pena poderá ser reduzida de 1/6 a 1/3.
Não. A lei dos crimes hediondos sequer menciona qualquer homicídio privilegiado em seu rol taxativo. Seria extremamente incoerente ter um delito calcado em motivo de relevante valor moral ou social como hediondo.
Obs.: A qualificadora, no entanto, deverá ter natureza objetiva.
Em que hipóteses o crime de homicídio em atividade de grupo de extermínio poderá adequar-se tipicamente ao genocídio?
O homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo extermínio, pode adequar-se tipicamente ao crime de genocídio, desde que tenha como intenção destruir, no todo ou em parte, grupo:
- Nacional;
- Étnico;
- Religioso;
- Racial.
Todavia, caso envolva outros aspectos sociais (prostituição, mendicância, homossexualidade, dentre outros) responderá por homicídio simples em atividade de grupo de extermínio.
Em que hipóteses a lesão corporal será considerada crime hediondo?
- Lesão corporal dolosa de natureza gravíssima e a lesão corporal seguida de morte, quando praticadas contra autoridade ou agente descrito nos art. 142 e 144 da CRFB (Forças Armadas e membros dos órgãos de Segurança Pública), integrantes do sistema prisional e da Força Nacional de Segurança Pública, no exercício da função ou em decorrência dela, ou contra seu cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até terceiro grau, em razão dessa condição;
Obs.: Todas as espécies de lesão corporal admitem a incidência da causa de aumento de pena, prevista no art. 129, § 12 do CP, no entanto, somente será considerada hedionda a lesão corporal gravíssima e a lesão corporal seguida de morte praticada nas condições do artigo referido.
Em quais situações o roubo poderá ser considerado crime hediondo?
- Roubo, nas seguintes situações:
- Circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima;
- Circunstanciado pelo emprego de arma de fogo ou pelo emprego de arma de fogo de uso proibido ou restrito;
- Qualificado, pelo resultado lesão corporal grave ou a morte.