Leadership Flashcards
Leadership as a calling. How do I find meaning? Calling can come from inside, a desire — or outside, a signal. Are you living your calling? What story are you creating? Or are you just doing a purposeless job?
Source: UAM
Leadership is essential to keep the humanity in an organization. The search for a leader is essential to any business’s growth and success. Through leadership, a company can have a highly performing team.
Source: UAM
The team’s behavior is highly influenced and therefore highly reflective of the leader’s behavior. A leader must therefore be a positive influence and lead, in part, by example. One of the leader’s responsibilities is to organize and plan with the results of the company in mind, knowing what the goals are and what needs to be done to reach the company’s goal on time.
A leader must be an energetic and assertive communicator (verbally and non-verbally), who brings positive engagement to members of the team so they feel like they belong.
The same way leaders develop people, companies need to train their leaders.
2 main leadership styles: democratic (listens to the team’s opinions) or autocratic. If the leader is more autocratic, firmer, the team may be discouraged because they cannot express their individuality. But a leader must have a situational leadership style, that is, in certain moments he will act in a more autocratic way because it is beneficial, but at other times he can be more liberal because he already has a high performance team that he can trust, or he it will be democratic to hear everyone’s opinions, evaluate them and then make a decision.
Source: UAM
Communication:
7% words
38% voice
55% body language
Source: UAM
Develop the following skills to communicate in a more effective manner to have a more effective relationship:
— Understanding the other person
— Knowing to listen to the other without interrupting. Giving opportunity for them to express their opinions and feelings.
— Empathizing
— Knowing how to criticize, correct, discipline
— Being cordial
— Not speaking in an aggressive tone and not imposing your ideas without caring for theirs
— Complimenting
— Understanding how social groups work (family, job, etc.)
— Developing your critical skills to identify and evaluate them in others
— Understanding your role in society. All of us have a variety of roles (friend, significant other, manager). Understanding them makes it easier for us to act in a variety of situations.
Source: UAM
Negative behaviors: — Aggressiveness — Indifference — Arrogance — Exclusion of others
Source: UAM
There is growth and maturity in the team when there is: — Commitment — Responsibility — Good communication — Freedom to express needs, fears, ideas
Source: UAM
Liderança bem sucedida é alcançada pela escolha do estilo adequado. Contingente à prontidão dos liderados.
Source: UAM
Líder, pergunte-se ao se deparar com cada novo liderado se ele tem prontidão. Prontidão: Habilidade e disposição demonstrada pelas pessoas para realização para determinada tarefa.
Source: UAM
Teorias sobre a liderança:
— Habilidade inata: O líder possui característica marcante de personalidade que o qualificam para a função.
— Situacional: O lidero pode assumir diversos padroes de liderança de acordo com a situação, o problema e para cada um dos membros de sua equipe também.
Fonte: UAM
Aspectos da Liderança Moderna: — Disposição para tentar o que não foi tentado antes — Automotivação — Percepção do que é justo — Ações previamente definidas — Perseverança nas decisões — Fazer mais do que pelo que é pago — Personalidade positiva — Ter empatia nas relações — Domínio dos detalhes do trabalho — Disposição para a assumir as responsabilidades — Duplicação do saber — Convicção dos seus próprios princípios
Fonte: UAM
ENTREPRENEURSHIP
Definitions:
—Disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios.
—Iniciativa de implementar novos negócios, ou mudanças em e já existentes, com alterações que envolvam inovação e riscos.
—É a arte de fazer acontecer, com motivação e criatividade.
—São os estudos das características e comportamento do empreendedor.
—Fazer algo novo, diferente, mudar uma situação atual e buscar de forma incessante novas oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação sem deixar de lado a criação de valor.
—O ato de empreender está relacionado à identificação, à analise e à implementação de oportunidade de negócios, tem como foco a inovação e a criação de valor.
—Construir algo novo, que possui uma visão à frente, enxerga o futuro e se propõe a construí-lo. Alguém que tem motivação e total energia para propor mudanças. Agente de transformação. Não está satisfeito com o estado das cosias, deseja algo novo, construir algo novo. Aceita assumir os riscos e a possibildade de fracassar.
Os 3 P’s:
—Passion for what you are doing
—Problem that needs to be solved
—Purpose that drives you forward
Criatividade: Algo novo que é aceito como útil e satisfatório por um numero significativo de pessoas em algum ponto no tempo. Diz respeito a mudança e evolução da vida subjetiva.
7 results of entrepreneurial activity: —Wealth —Business —Innovation —Jobs —Value —Growth
Mission: Your mission missão establishes utility of your company for your market and clients, and to society. Identifying your mission is understanding what problem your company is solving.
TYPES OF ENTREPRENEURS
—Empreendedor de negócios: Aquele que identifica oportunidades no mercado. Planeja e constrói novas empresas.
—Intra-empreendedorismo: Dentro da empresa, uma visão manifestada à empresa. A ponte entre o gerente e o inventor.
—Empreendedor interno, que promove as mudanças dentro dessa organização em que trabalha. Ele reinventa a empresa e os negócios presentes naquele ambiente.
—O empreendedor comunitário/social: Aquele que promove mudanças, reúne recursos e constrói, em beneficio da comunidade. Pode ser voluntariado, empreendimento pensado para o terceiro setor. Defende uma missão social ao invés degeração de riqueza. É uma atitude de inconformismo e críticas diante das injustiças que ele conhece. Mas o que leva uma pessoa a abrir mão do lucro total para investir em soluções para os problemas sociais? O propósito. Eles encontram uma missão que ultrapassa a busca do sucesso financeiro e se reflete no beneficio do próximo.
Fonte: UAM
ÉTICA PESSOAL E ORGANIZACIONAL
Moral: conjunto de costumes, crenças, valores e normas e uma pessoa ou um grupo social que funciona como um guia para o trabalho que orienta sobre o bem e o mal, sobre o certo e o errado, de uma determinada ação.
Ética: O segmento da filosofia que se dedica a análise das razões que ocasionam, alteram ou orientam a maneira de agir do ser humano, geralmente tendo em conta seus valores morais. Uma reunião das normas de valor moral presentes nua pessoa, sociedade, ou grupo social. Ética parlamentar, ética médica são alguns exemplos.
A moral ordena, a ética aconselha. A moral responde à pergunta “o que devo fazer?” A ética pergunta “como devo viver?”
A ética é uma ciência prática e normativa que estuda a moral e determina o que é bom e a partir desse ponto de vista como se deve agir.
Ou seja, é a teoria ou a ciência do comportamento moral.
Na prática, agir eticamente é agir com os preceitos da moral instituída.
Legalidade: fazer aquilo que a lei autoriza, e nos limites dessa autorização.
Um líder só pode atuar nos exatos limites de uma lei. Já na moralidade, não pode um líder simplesmente decidir entre o legal e o ilegal, entre o que é justo e injusto, ele deve também tomar suas decisões distinguindo o que é o bem e o que é o mal, o honesto e o desonesto. Não é só obedecer a lei, mas também a moral e a ética.
Código de ética de uma empresa
· É um instrumento criado para guiar as suas ações e sua integração com o grupo.
· Cria um ambiente de cidadania entre os empregados de uma empresa.
· Melhora o relacionamento de todos os seres humanos, sejam eles clientes ou não.
· Dá aos funcionários um senso de justiça quando agirem na busca para atingirem as metas e os lucros da empresa.
Motivação:
· Para agirmos é preciso termos um motivo — desejo, necessidade e interesse que o comportamento orientado para um fim procura satisfazer.
· A motivação é um conjunto de forças que sustentam que regulam e orientam as ações de um organismo para determinados fins.
· Fatores que afetam a motivação:
o Fatores externos:
§ Condições que rodeiam o funcionário enquanto ele trabalha: salário, benefícios sociais, as politicas da empresa, os tipos de supervisão, o clima de relações entre a direção e os funcionários, regulamentos externos. Esses fatores são muito limitados para sua capacidade de influenciar poderosamente o comportamento dos empregados — quando esses fatores são ótimos, simplesmente evitam a insatisfação.
o Fatores internos:
§ Realização, reconhecimento da atividade, da responsabilidade, do crescimento. Referem-se ao conteúdo do cargo, das tarefas e deveres relacionados com a função em si. São os fatores motivacionais que produzem algum efeito duradouro de satisfação e do aumento da produtividade em níveis de excelência.
O termo motivação envolve sentimentos de realização, crescimento, reconhecimento profissional. Quando os fatores motivacionais são ótimos, eles elevam substancialmente a satisfação. Quando são precários, provocam a ausência dessa satisfação.
Fonte: UAM
Competência Comportamental
Competência é um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionadas que afetam parte considerável da atividade de uma pessoa que se relaciona com seu desempenho que pode ser medido segundo padrões pré-estabelecidos. Pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento.
Conhecimentos: Saber e técnica
Habilidades: Saber e Fazer
Atitude: Querer e fazer
Uma competência técnica é mental + racional. Decorre de estudos de conhecimento de aquisição, tecnologia. Importante, mas não é o suficiente.
Já a competência interpessoal é mental + emocional. Relacionamentos bem fundamentados, exercidos, implementados é a base do relacionamento humano. Mas, para que tudo tenha efetividade é preciso ter equilíbrio emocional. É a capacidade de:
· Criar motivações para si próprio
· Persistir no objetivo apesar dos percalços
· Controlar impulsos
· Saber aguardar para a satisfação de seus desejos
· Se manter em um bom estado de espírito
· Impedir que a ansiedade interfere na capacidade
· Ser empático e autoconfiante
Um gestor trabalha com e por meio de outras pessoas. Ele coordena suas atividades para alcançar os objetivos da empresa. Geralmente aloca recursos humanos e materiais, e gerencia as operações de um departamento ou de uma organização inteira.
A essência do trabalho do gestor é obter resultados por meio das pessoas que ele cordena.
As principais funções do gestor são: · Fixar objetivos (planejar) · Analisar · Conhecer e solucionar problemas · Organizar e alocar recursos financeiros tecnológicos ou recursos humanos · Comunicação · dirigir e motivar as pessoas · Negociar · Tomar decisão · Mensurar e avaliar (ou seja controlar)
Para liderar pessoas é preciso utilizar um conjunto de métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com o objetivo de orientar o comportamento humano e as relações humanas de forma a maximizar o potencial do capital humano no ambiente de trabalho.
Liderança significa O líder define a visão, mas só transforma intenções em ação/realidade quando ele obtém alinhamento das energias de pessoas com essa mesma visão.
Grandes líderes são raros, mas todos nós temos potencial para desenvolvermos liderança.
Um líder:
· Inspira/anima/motiva pessoas, ideias, e projetos. Não somente dá ordens.
· Desenvolve as pessoas. Motiva o desenvolvimento pessoal de dentro para fora.
· É alguém cujos seguidores fazem as coisas certas. Liderança não é popularidade.
· Sabe ouvir
· Cria expectativa e recompensa
· Gera progresso sem manipular
· Capacita e motiva para o uso da iniciativa e experiência
· Criam focos de comprometimento em torno de uma visão, foco, atenção e ação.
Liderança e poder estão relacionados mas a liderança é mais um processo de dar poder do que exercitar pessoalmente o poder.
Há muitos papéis de liderança, porque liderar é um fenômeno de situação, ou seja, depende do contexto e do momento. Líderes também tem papéis comuns. Há abundância de oportunidades de liderança, é necessário desenvolvê-las.
A liderança pode ser aprendida e desenvolvida. Algumas biografias sugerem herança genética, mas capacidades e competências podem sim ser aprendidas. Aprender não é fácil não há fórmulas ou receitas. Aprender e intensamente humano são ações intuitivas, tentativas e erros, vitórias e acertos.
Aquisições anteriores ajudam a educação. Aprendizagem mais significativa durante a vivência. A liderança eficaz garante que toda a organização esteja sintonizada com a direção maior. É a força central por detrás das organizações bem sucedidas. Há evidência de que os líderes têm mais capacidade de adaptação e autoconfiança que a média dos outros membros do grupo.
Vivemos um momento de mudança talvez nunca antes visto na história da humanidade. Os avanços tecnológicos mudam a forma como nos relacionamos, como consumimos, e consequentemente também como trabalhamos. Com isso, surge a necessidade de termos um novo perfil de liderança nas empresas. Ou seja, aquelas competências sempre tão comentadas em manuais de liderança passam a não ser mais suficientes para os novos tempos.
Novas competências surge como essenciais, mas uma delas é essencial nos dias atuais: a flexibilidade.
Exercer a liderança no período pelo qual estamos passando está sendo cada vez mais desafiador. Isso porque temos gerações muito diferentes ocupando espaços no mercado de trabalho. São muitas pautas em focos com a questão da diversidade das mulheres e da minoria em geral. Um novo cenário econômico, enfim, o mundo corporativo está cada vez mais complexo. Portanto, líderes que exercitam o poder por meio da autocracia sem ouvir seus liderados estão cada vez mais se fadados ao insucesso.
Mais do que nunca, o mercado clama por comportamento flexíveis e adaptáveis. Líderes que aprendem com os outros e que adaptam seus planos às mudanças das circunstâncias.
Pessoas que têm uma capacidade de mudar quando necessário e de se adaptarem rapidamente a novos cenários.
Dizem que grandes líderes compartilham uma capacidade maior de pensar fora da caixa. Em vez de reinventar continuamente as rodas, eles aprendem a fazer as coisas novas e inesperadas com as ferramentas que estão a sua mão, incentivando seu pessoal a agir da mesma forma.
Seis estilos principais de liderança:
Não há um melhor estilo de liderança, os líderes devem ser flexíveis e adaptáveis quando eles usam o estilo que se adapta a situação ou a sua organização.
Em alguns casos, um estilo democrático funciona melhor quando o tempo não é urgente e a informação pode ser compartilhada. No entanto, em outras situações como em crise por exemplo, um estilo de comando o mais energético pode ser mais apropriado para tomar decisões mais rapidamente e sair da Zona de Perigo.
Assim, os melhores líderes são flexíveis e as mudanças de um estilo para o outro é mais apropriada para a situação e para sua equipe.
Cada equipe encontra obstáculos. Sempre que se propõe a atingir uma meta, pois os líderes devem ajudar seus funcionários e suas organizações a vencerem esses desafios. A melhor maneira de qualquer líderes superá-los é recuar e observar o que está ou não funcionando. Essa é uma habilidade chamada Agilidade de aprendizado e é uma habilidade crítica para todos os líderes, pois não se pode esperar que eles saibam tudo.
Manter a mente aberta encontrar valor em cada indivíduo permite ao Líder que atue com flexibilidade, e ele pode perceber aspectos que passam despercebidos nos outros. Esta habilidade constrói uma equipe forte de indivíduos apaixonados e comprometidos com um objetivo comum da empresa. Os melhores líderes institucionalizam seu aprendizado em sua organização, treinando sua equipe para avaliar periodicamente o que estão fazendo.
A disciplina de aprendizagem é fundamental para o sucesso da liderança e os líderes bem-sucedidos adaptam o que aprendem para fazer as correções constantes no curso para alcançar os seus objetivos.
Adaptação de planos e de mudanças. O planejamento é uma parte essencial de qualquer empreendimento de sucesso da equipe. No entanto, nenhum plano é perfeito, e o líder deve ser flexível para adaptar o plano às novas circunstâncias. Nada permanece constante e hoje a mudança é mais rápida e frequente do que em quase todos os tempos do passado.
Os melhores líderes planejam o futuro e as contingências. Porém os planos devem ser adaptados quando as suposições de planejamento não são mais válidas.
Ter valores fundamentais permite que o líder permaneça resiliente, adaptável quando os mercados, empresas, ou quando a vida em geral está em fluxo.
As empresas passam por uma profunda crise de liderança e esta crise tem a ver com a necessidade de incutir nos líderes a necessidade de outras habilidades que não aquelas as quais foram treinados desde sempre.
Fonte: UAM
Competências Gerenciais
Competências são qualificações que uma pessoa deve ter para ocupar um cargo e desempenhá-lo de forma eficaz. As competências específicas que são necessárias para ocupar o cargo de um líder depende: do seu nível hierárquico (ou seja, o cargo que esse indivíduo ocupa em uma organização. A empresa determina o grau de poder deste indivíduo perante os demais. Ele pode tomar decisões estratégicas que visam o rumo da empresa. Suas decisões podem estar ligadas ao sucesso ou fracasso dessa empresa. É preciso técnica mas suas atitudes com os demais colaboradores também terá um grande impacto no sucesso ou no fracasso desta organização.
Quando pensamos nas tarefas dos gerentes, percebemos que esses são os responsáveis pelos comandos de seus departamentos. Pertence ao nível tático, ou seja, são os responsáveis por disseminar as estratégias do nível estratégico. Realizam a ponte com a parte operacional. Sem um gestor de comando com as operações, estas não acontecem de forma eficiente.
Já do tipo de organização, as organizações podem ser públicas ou privadas com ou sem fins lucrativos. Toda organização precisa de um gestor, precisa de um comando. Os conhecimentos incluem todas as técnicas e informações que o líder domina, que são necessárias para o desempenho do seu cargo.
Existem três tipos de habilidades gerenciais:
- Habilidade técnica:
- Habilidade humana:
- Habilidade conceitual:
relaciona-se com a atividade específica do gerente. São os métodos e os equipamentos necessários para realização das tarefas que estão dentro do campo de sua especialidade. Por exemplo: um diretor comercial. Conhecer os produtos e suas aplicações, os preços de vendas, os canais de comunicação, o perfil do cliente, o nicho do mercado, e as técnicas de venda ajudam para poder influenciar de forma positiva os números da empresa
estas abrangem a compreensão das pessoas as suas necessidades, os seus interesses e as suas atitudes. A capacidade que um gestor possui de entender, liderar e trabalhar com as pessoas de sua equipe e a expressão da habilidade humana do gerente garante que uma equipe funcione de forma eficiente. Um líder possui seguidores.
Já as habilidades conceituais envolvem a capacidade de compreender e liderar com complexibilidade total da organização e de usar o intelecto para: formular estratégias, analisar problemas, tomar decisões, ter criatividade, planejamento, raciocínio abstrato e entendimento do contexto.
As atitudes são competências que permitem as pessoas interpretar e julgar a realidade por si próprias. As atitudes formam a base das opiniões segundo as quais outras pessoas ou ideias e os objetos são vistos, interpretados e avaliados.
As atitudes estão na base das doutrinas administrativas e da cultura organizacional. Das muitas atitudes que influenciam o comportamento dos gerentes, as atitudes em relação às pessoas tem provavelmente o impacto mais forte
Há duas maneiras opostas de interpretar as pessoas: a teoria X diz que as pessoas são avessos ao trabalho e também à responsabilidade portanto não merecem confiança já a teoria Y é exatamente o contrário que a maioria das pessoas gostam de trabalhar, gostam de assumir responsabilidades e que portanto merecem sim confiança.
Supondo que você seja um gerente que julgue as pessoas acordo com as teorias X ou Y, de que maneira você irá provavelmente agir como chefe? Sua resposta com certeza será completamente diferente de um ou de outro. São opiniões diferentes mas que estejam alinhadas com uma outra teoria.
Suas concepções sobre a administração de pessoas são diferentes. As atitudes referem-se ainda a própria pessoa a outros aspectos do seu ambiente como o seu trabalho ou cargo que elas ocupam.
Há pessoas que encaram de maneira positiva a possibilidade de ocupar um cargo gerencial. Este tipo de atitude deve ser determinante na escolha de pessoas para ocuparem tais posições, porque sua probabilidade de sucesso é maior do que aqueles que não enxergam atrativos na carreira gerencial.
Estratégia é a definição de como os recursos serão alocados para atingir um determinado objetivo. Usada originalmente na área militar, essa palavra hoje bastante usada na área de negócios. A estratégia começa com uma visão de futuro para empresa. Implica a definição clara de seu campo de atuação, ou seja, na sua missão, na habilidade de previsão de possíveis ações empreendidas, ou seja os riscos os cenários, e no direcionamento ou seja nos planos e nos projetos que levará ao crescimento da organização
Competência é um agrupamento de conhecimentos de habilidades e de atitudes correlacionadas que afetam parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com seu desempenho, que podem ser medidos segundo padrões pré-estabelecidos e pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento… mas tudo isso será necessário com autocontrole, que é um equilíbrio e não supressão das emoções. Cada sentimento tem seu valor e significado.
Emoções sufocadas geram embotamento e frieza extremadas e renitentes, ou seja, patologias, altos e baixos o tempero a vida tudo isso precisa ser vivido de forma equilibrada. E o que é esse equilíbrio? É o equilíbrio emocional que a capacidade de criar motivações para si próprio e de persistir no objetivo apesar dos percalços ou seja de controlar impulsos de saber aguardar para a satisfação dos seus desejos de se manter em bom estado de espírito, impedir que a ansiedade interfere na capacidade de raciocinar, de ser empático é autoconfiante.
O gestor trabalha com e por meio de outras pessoas, coordenando as suas atividades para alcançar os objetivos da empresa. Geralmente alota recursos humanos e materiais e gerenciais e operações de um departamento ou de uma organização inteira. É com a essência do trabalho desse gestor empresa obtém resultado por meio das pessoas que ele comanda.
A liderança estratégica é essencial para qualquer corporação. Ela está totalmente focada no desenvolvimento da liderança empresarial e em segundo plano na figura do líder. É muito fácil concentrar a atenção na pessoa do líder, no seu carisma no seu jeito mas é insuficiente e por muitas vezes prejudicial tanto para a empresa quanto para sua equipe.
O gestor com pensamentos estratégico é um líder que entende o negócio como um todo possui uma visão holística e analisa compreende os objetivos da empresa e traça estratégias e planos de ação para atingir os objetivos sempre buscando alinhar os interesses de todos os envolvidos, sejam eles os sócios os investidores os clientes os parceiros fornecedores ou até mesmo os colaboradores e direcionando seus liderados ao alcance desses objetivos,
Ter consciência de que a motivação está dentro de cada um ter metas e objetivos. Quem não sabe para onde ir qualquer caminho serve. Faça coisas por você, tem orgulho de sua vida
Pense certo, pois somos o que pensamos! Alguns pensamentos que auxiliam a desenvolver a automotivação. · Eu vou conseguir · Reconheço e vivo de acordo com os meus valores · Conheço meu potencial e reconheço as minhas limitações · Superarei meus records · Defini meus objetivos · Qualificarei minhas alternativas · Conquistarei espaços gradativamente · Sempre saberei recomeçar · Sou merecedor disso · Administrarei o meu tempo · Administrarei minhas ansiedade · Saberei me perdoar · Escolherei quem me influenciará · Usarei marketing pessoal · Aprendi a dizer não
Fonte: UAM