Jesus Cristo Flashcards
Como se avalia a pretensão de Jesus Cristo?
Para avaliar a pretensão de Jesus Cristo devo levar em conta os anúncios das suas primeiras testemunhas ;
O que são os evangelhos?
São documentos históricos criados pelos apostolos que se tratam de memórias de factos relacionados com Cristo .Foram criados pois os apostolos sentiram que devia ser comunicado a toda a humanidade que Deus se fez homem em Cristo.
Como se compreende a pretensão de Cristo?
Primeiro temos de compreender os evangelhos. Para comprender os evangelhos preciso de estar disposto a conhecer os factos históricos assumindo que são verídicos. Este facto consiste na pretensão de que Cristo é Deus. Temos de ter em atenção que apenas partilhando a vida cm uma pessoa , posso compreende-la e confiar nas suas palavras e ações. Sendo essa certeza e insegurança atingidos se o homem se mostrar portador de um espírito aberto e de uma inteligÊncia humana.
O que aconteceu com os contemporâneos de Cristo ?
A sua convivÊncia com cristo aproximou-os ao ponto de amizade. A sua convicção inicial de que Cristo é filho de Deus foi confirmada por esta convivÊncia.
Cristo é dono da realidade, é um homem inteligente e uma dialética imbatível , sendo capaz de se dirigir a qualquer homem e captar a sua humanidade. Era um homem poderoso e muito bom. A sua identidade gerou mistério em todos os que com ele se deparavam. Para entenderem quem ele era não chegou senão confiar nas suas palavras.
Porque é que não se deve discutir Jesus Cristo?
Jesus não é uma ideia, é um homem.Um homem não se pode discutir. Caso fosse provado que Jesus Cristo não era real o cristianismo perderia a credibilidade.
Como devo saber quem é Jesus Cristo?
Ir à fonte, os evangelhos , tomar consciência de que Jesus Cristo, é um facto que entra dentro da história do homem com a pretensão de ser a revelação do mistério.
Uma outra forma é recorrendo à Inteligência que reconhece os índicios e desperta a convicção inicial. A fé é um caso de certeza moral.
Quais são as três justificações para um homem se chamar Deus?
É louco, contudo se observarmos os evangelhos descritos por quem conheceu Jesus , verifica-se que tudo o que ele fez foi sensato , e nunca demonstrou nenhum sinal de irrazoabilidade ou loucura. Queria chamar a atenção e poder. Ele nunca nunca viveu rodeado de riqueza e poder . O que se verificou na sua pena de morte que na altura era mal vista.
Poderia ainda estar a dizer a verdade , sendo que nesse caso merece atenção de cada um de nós.
Como era a pedagogia de Jesus?
Jesus utilizava uma pedagogia para se auto-definir. Jesus não deu uma resposta completa mas foi antes dando evidências , usando uma pedagogia reveladora para que cada pessoa se pusesse na melhor posição . para o reconhecer.
Reflita sobre a primeira etapa da pedagogia .
Cristo começa a pedir que o sigam. Apesar de se perceber e entender a mensagem, o seu conteúdo não era percebido. Jesus pretendia que o homem tivesse a possibilidade de fazer uma experiência de si mesmo. , seguindo o que está na natureza.
Reflita sobre a segunda etapa da pedagogia .
Cristo pede aos que o seguem que se abandone a si mesmo, renunciado a tudo o que era seu. Jesus coloca-se assim no centro da liberdade e afetividade do homem. Cada acção deve ser realizada por sua , devendo o homem entregar-lhe a sua vida. Apena nele o homem pode encontrar o seu sentido de realização , podendo chocar com a mentalidade comum e ser ostracizado.
Reflita sobre a terceira etapa da pedagogia .
Jesus em terceiro lugar pede ao homem que testemunhe perante o seus seguimentos. Tal deve-se ao facto de que uma relação verdadeira deve ser divulgada na sociedade , de modo a permanecer saudável e sustentável , ao ter força para todos confrontar. É neste momento que Cristo se identifica com Deus.
Quais são os três aspecto com que Cristo se identifica com Deus?
Identifica-se com a origem da lei, algo divino. Jesus modifica aquilo com que para os fariseus representava o divino comunicado ao homem , identificando-se com a fonte de lei.
Atribui a si o poder de perdoar os pecados , poder esse detido por Deus .Dizendo ainda que o poder de perdoar os pecados é muito superior ao poder de curar uma doença.
Cristo identifica-se com o príncipe ético. É um homem que faz o bem sem dar conta dele , faz o bem porque se estabelece mesmo sem saber uma relação com ele. Jesus é descriminante entre o bem e o mal . Ele é o bem e não estar com ele é o mal. Viver bem significa servi-lo e segui-lo.
O que acontece na quarta etapa da pedagogia de Cristo?
Nos últimos dias da vida terrena Cristo declara-se efetivamente como Cristo de Deus.
Em que momentos há a declaração de ser filho de Deus?
Jesus decide ir a Jerusalém , apesar de andar fugindo dos fariseus de modo a não ser preso. No templo, decide confrontar os fariseus no dominio das escrituras. afirmando a sua natureza divina e negando o facto de Cristo ser filho de David.
Os judeus insitem em ser filhos de Abraâo aoq eu jesus responde: “Antes que abraão existe, eu sou”.
No sinédrio , o sacerdote pergunta-lhe se ele é filho de Deus, ao que eles responde” Tu o disseste” acrescentando inclusive, “ e hoje em diante vereiso Filho do Homem sentado à direita de Deus, e Vê-lo-eis a vir sobre as nuvens do céu” Perante tal afirmação e pretensão, foi acusado de blasfémia, sendo condenado à morte.