Atitudes irrazoáveis Flashcards
Defina atitude irrazoaveis
O homem quando conforntado com a pergunta última pode adotar um conjunto de atitudes consideradas irrazoáveis ao não reconhecer as evidÊncias da pergunta última. Pelo que desvaloriza, reduz, nega ou evita a sua existÊncia.
Quem as nega, reduz á sua própria realidade acaba por perder a sua identidade. Perde assim também a sua capacidade de se relacionar com o passado ,identificando assim a vida como a mera reacção do instante. O homem acaba assim por se fechar em si mesmo perdendo a capacidade de comunicar com os restantes e de experienciar a liberdade como realização do seu desejo de infinito. .
Quais são as seis posições irrazoáveis?
Negação teórica das perguntas ; Substituição voluntarista das perguntas; Negação prática das perguntas ; Evasão estética ou sentimental; A negação desesperada ; A alienação
Desenvolva a negação teórica das perguntas
Neste caso as perguntas sobre o significado da vida são definidas como sem sentido. Essas perguntas por serem desnecessárias são abafadas.
Desenvolva a substituição voluntarista
No lugar daquelas perguntas coloca-se a energia da vontade , uma energia que faz agir com objectivo de afirmação de si próprio .Esta vivÊncia tem como principio s: vivÊncia no gosto pessoal , O sentimento útopico pelo qual a energia de vontade não é ativada por uma meta, mas sim por uma meta reconhecida mas sim pela meta que a vontade estipula ; O projeto social que esquece o conteúdo mais autÊntico e pessoal da existÊncia .
Fale sobre a negação prática das perguntas
Vê-se naqueles que esolhem não perder tempo a perguntar se Deus existe , preferindo viver como se este não fosse real. Evitam assim que perguntas lhes surgam e quando estas surgem traram-nas com indiferença. Esta atitude caracteriza-se por um medo de enfrentar o próprio ser , um medo de avivar o que há dentro do homem.
Evasão estética e sentimental
Acontece quando o homem ao observar a beleza e complexidade da realidade vÊ apenas um espetáculo não procurando respostas.
Explique o que é a negação desesperada
Negação da possibilidade de respostas depois das perguntas terem sido levadas a sério. É tanto mais viva esta atitude quanto mais se sente as perguntas. No entanto é a dificuldade da resposta que faz dizer que não é possivel.
O que entende por alienação?
As respostas Às perguntas está num projecto que se realizará no futuro e que portanto se realizará sem que o eu possa fazer experiÊncia dele.A vida tem um sentido objectivo , contribuir para o progresso.Ora isto gera um pequeno-grande problema.De facto as perguntas fundamentais constituem a minha pessoa.É impossivel encaminhar a resposta a essas perguntas para uma realização que diga respeito a uma coletividade, sem que isso dissolva a qualidade do homem e leve á sua alienação.O eu teria de ser destruido para que tal evolução acontece-se.
Quais são as três possiveis consequências das atitutes irrazoáveis?
A ruptura com o passado ; a solidão; Perda da liberdade;
Fala da rutura do passado
Quando o homem perde o sentido de viver a sua personalidade torna-se frágil e débil reduzindo a sua existÊncia a uma pura reacção do instante. Ao cortar as pontes com o passado o homem perde a riqueza da história e tradição. Ao retirar tais alicerces torna-se mais fácil manipula-lo visto desconhecer a direção do seu sentido religioso.
Reflete sobre a solidão
A falta de passado torna o homem incapaz de comunicar . Um homem sem passado é desinteressante para o outro homem e não tem nada de relevante para comunicar ao outro homem , não caminhando a seu lado. Esta solidão faz o homem perder a vontdade de viver.Esta solidão deriva do facto do homem perder a paixão e o gosto de viver.
Diga o que entende por perda de liberdade
A liberdade não é um estado de selvagaria absoluta. É sim um estado em que o homem é capaz de se cumprir a si mesmo, e de aderir ao ser. O homem percebe que é livre quando vive a satisfação do desejo. A liberdade é a realização do destino para que o homem é feito, portanto a experiência da verdade em si. Contudo a verdade do próprio eu é outro . Deus o único em que o homem pode fazer a experiÊncia da satisfação plena do seu desejo . Assim o homem só será verdadeiramente livre quando reconhecer a sua depêndencia não de poder , mas sim do desejo e houver a total adesão a Deus.