Isquemia , Lesão e Necrose Flashcards
Quais são as quatro fases do desenvolvimento da aterosclerose?
Trombose parcial X trombose completa
Qual o conceito de isquemia?
Isquemia:redução de aporte de oxigênio ao miocárdio menor de 20 minutos. O dano é reversível. No eletrocardiograma se observa principalmente comoalterações da onda T (invertidas ou positivas pontiagudas).
O que é lesão?
Lesão:persistência no tempo do défice de oxigênio (superior a 20 minutos). O dano é ainda reversível em grande parte. A principal alteração no eletrocardiograma são asvariações do segmento ST.
O que é necrose?
Necrose:persistência durante mais de 2 horas do défice de oxigênio. É irreversivel. Se caracteriza no ECG pelasondas Q patológicas.
Vetor da isquemia
Durante a isquemia a hipóxia altera a permeabilidade da membrana celular com atraso do início e prolongamento do processo de repolarização, aumentando a sístole elétrica. A** região isquêmica fica mais tempo eletricamente negativa e o vetor vai se dirigir sempre da área isquêmica (negativa) para a sadia (positiva). **
Como é a isquemia subendocárdica?
A região subendocárdica** é mais sensível à isquemia,** por isso é a primeira que sofre déficT de oxigênio.
O atraso na repolarização ao início da isquemia na região subendocárdica, provoca* ondas T hiperagudas, pontiagudas, acompanhadas de um aumento dointervalo QTC.*
Esta imagem de onda T pOntiaguda se observa ao início de uminfarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST(IAMCST). Embora o dano no IAMCST é transmural (subepicárdico), a região subendocárdica é a primeira que sofre isquemia, e, portanto as ondasT hiperagudas são o primeiro achado do ECG noIAMCST.
Isquemia subepicárdica e transmural
Toda onda T invertida é isquemia??
Há várias doenças que causam inversão da onda T no eletrocardiograma (ECG). **Entre as principais causas estão a doença arterial coronária (DAC) além de outras patologias de origem não isquêmica **(ex: sobrecarga de ventrículo esquerdo, tromboembolismo pulmonar).
De forma prática, como diferenciar se uma onda T invertida é de origem isquêmica ou não?
Onda T invertida no ECG sempre indica alteração cardíaca?
Vetor de lesão ou injúria
Alterações bioelétricas mais severas, mas ainda reversíveis. Alteração maior da permeabilidade celular retardando o influxo de potássio atrasando a despolarização gerando um vetor da área sadia para a área lesada.
Trombose parcial
necrose no eletro
Não gera potencial de ação, não produz vetor, não despolariza, não contrai!
Infarto com supra